Fábrica da Stellantis produz veículos comerciais movidos a motor a hidrogênio, combustão e elétrico

Fábrica da Stellantis na França, é a primeira do mundo a produzir, no mesmo local, veículos com motor a combustão, elétrico e a hidrogênio

stellantis fabrica veiculos comerciais celula hidrogenio
Stellantis pretende vender, por ano, cerca de mil veículos com célula de hidrogênio (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 28/10/2022 às 13h15

A fábrica da Stellantis localizada em Hordain, na França, é a primeira do mundo a produzir veículos em massa veículos com propulsão a célula de combustível a hidrogênio, além dos já populares motores a combustão e elétrico. A planta em questão é responsável pela fabricação dos furgões da Peugeot, Citroën e Opel.

Durante uma visita às instalações o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou o início da fabricação de veículos com propulsão de célula de combustível a hidrogênio, e se mostrou orgulhoso pelo resultado alcançado.

VEJA TAMBÉM:

Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela gerência e funcionários da Hordain, que tornaram esta planta a primeira no mundo a combinar três tipos de energia, o que foi possibilitado pela flexibilidade do nosso sistema de fabricação.

A Stellantis conseguiu avançar para o próximo passo na história automotiva, em uma transição gerenciada em conjunto com nossos parceiros sociais em nossas 12 unidades industriais em sete regiões francesas, onde estamos orgulhosos de ter estabelecido raízes históricas.”

Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, o Grupo revelou sua ambição de vender 5 mil vans de médio porte movidas a hidrogênio por ano até 2024. Como pontapé inicial, o plano é que mil unidades sejam comercializadas por ano a partir de 2023.

Esses veículos movidos a hidrogênio serão montados na linha multienergia da planta, que já produz diariamente as versões com motor elétrico e a combustão do “K-Zero”. Utilizando uma plataforma reforçada a partir de uma carroceria avançada, os modelos movidos a hidrogênio seguirão as etapas usuais de pintura e montagem, na mesma linha de produção dos motores a combustão e dos veículos elétricos.

Aproximadamente 50 funcionários serão os responsáveis por instalar o tanque, as baterias adicionais e a célula de combustível em uma linha de produção na fábrica de Hordain. Essa industrialização é considerado pela Stellantis como um novo passo para a planta francesa que conta com 43% dos modelos para as marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Fiat e Toyota disponíveis em uma versão elétrica de emissão zero.

Esses modelos com célula de combustível a hidrogênio são destinados a trabalhadores que precisam fazer transportes de longas distâncias e precisam de maior alcance e menos tempo de carregamento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário