Faixa azul reduziu acidentes e o trânsito na cidade de São Paulo

Faixa azul indicada para os motociclistas já passou por um período de testes de 8 meses na cidade de São Paulo e teve resultados positivos

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Teste foi feito na avenida 23 de Maio, na capital paulista (Foto: CET | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 04/10/2022 às 10h02

Com pouco mais de 8 meses de teste, a prefeitura de São Paulo divulgou alguns números sobre o teste da faixa azul, local indicado para o uso de motociclistas.

De acordo com os dados apresentados, a iniciativa foi positiva e está cumprindo o seu papel: reduzir o número de acidentes e diminuir o trânsito local. Segundo a prefeitura, 86% dos motociclistas que passam pela 23 de maio e utilizam a faixa gostaram do projeto, diante de 14% que não a utiliza.

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O período de teste da faixa azul foi entre janeiro e agosto e, nesse recorte de tempo, foram registrados 33 acidentes, sendo 3 deles graves. Fora da Faixa Azul registrou-se 37 acidentes, no entanto, é importante frisar que existem 6x mais usuários no local indicado para os motociclistas.

As ocorrências de acidentes foram mais frequentes nos horários de pico, especificamente entre 8h e 10h e 15h e 21h. De acordo com a prefeitura de São Paulo, boa parte deles aconteceram por falta de sinalização dos motoristas ao mudar de faixa.

O trânsito na avenida 23 de maio também teve uma queda: 6,6% quando comparado a 2019, periodo que antecedeu a pandemia e a instalação do projeto.

A Faixa Azul em SP

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou a Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

O projeto piloto tem por objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.

A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas. Haverá uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego lento, as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.

O uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.

A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto número de trânsito de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

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2 Comentários
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Alfredo 4 de outubro de 2022

Eu nao sei de quem foi a ideia maravilhosa dentro da CET , que inventou de por faixa para bicicleta ocupando o espaço na via dos veiculos …essa pessoa e um incompetente ! já nao existia espaço suficiente para os carros e motos , para andar minimamente distanciados uns dos outros …com essas faixas EXCLUSIVAS DE BICICLETAS , onde o dia todo fica 99% SEM USO . isso sem contar que o esperto que inventou isso fez faixa de bicicleta em rua LADEIRA …

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Fabiano 6 de outubro de 2022

Projeto piloto do Haddad

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