Felipe Massa brigará pelo ‘fax’ do título da F1 2008

Na acusação, Felipe Massa afirma que perdeu dezenas de milhões de euros em ganhos e bônus por conta do escândalo Crashgate

ferrari mangueira combustivel carro felipe massa gp singapura 2008
Piloto brasileiro ainda não superou o crashgate (Foto: Reprodução | Internet)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 18/08/2023 às 17h02

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) geralmente prefere deixar o passado para trás mesmo depois das circunstâncias mais duvidosas. No entanto, Felipe Massa sente que foi roubado do Campeonato Mundial de 2008 e agora está buscando indenização na justiça. Em abril desse ano o piloto já havia demonstrado sua intenção de entrar com uma ação judicial.

Os advogados de Massa apresentaram uma carta antes da reclamação à FIA, dirigida ao chefe da F1, Stefano Domenicali, e ao chefe da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Domenicali era o chefe de Massa em 2008 como chefe da equipe Ferrari F1. O documento de oito páginas afirma que Massa perdeu dezenas de milhões de euros em ganhos e bônus perdidos como resultado de perder o campeonato por conta do escândalo Crashgate.

VEJA TAMBÉM:

Felipe Massa injustiçado!

  • No geral, parece que o processo busca principalmente uma compensação pela perda do título, em vez de forçar a anulação do resultado oficial do campeonato.

“Simplificando, o Sr. Massa é o legítimo Campeão de Pilotos de 2008, e a F1 e a FIA deliberadamente ignoraram a má conduta que o tirou desse título”, diz a carta da empresa Enyo Law, com sede em Londres.

  • Ele acusa que Massa “foi vítima de uma conspiração cometida por indivíduos do mais alto nível da F1, juntamente com a FIA e a Administração da Fórmula 1”.

Escândalo na F1

  • O escândalo “Crashgate” no centro da questão ocorreu no Grande Prêmio de Cingapura de 2008. A corrida viu Nelson Piquet Jr. instruído a bater intencionalmente para trazer um safety car para ajudar na estratégia de Fernando Alonso.
  • O incidente comprometeu a corrida de Massa, com o piloto da Ferrari terminando em 13º e fora dos pontos. Massa acabou perdendo o título de 2008 de forma devastadora na última corrida no Brasil.
  • Ele foi informado de que havia vencido ao cruzar a linha, apenas por um passe de última hora para dar a Lewis Hamilton a vitória por um único ponto.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Avalia Carros 18 de agosto de 2023

Sir Lewis Hamilton foi roubado descaradamente na última corrida do ano de 2021 e deram o título a Max Verstappen e ficou tudo por isso mesmo. E ali não era um título qualquer, aquele título faria de Hamilton o maior campeão da Fórmula 1 de todos os tempos ultrapassando o também heptacampeão Shoemaker.

Avatar
Deixe um comentário