Fiat 500 Abarth ganha edição de aniversário antes de virar elétrico

O modelo especial celebra os 75 anos da divisão esportiva da Fiat, que começou como equipe de corridas antes de ser incorporada ao fabriante

abarth 695 75 anniversario frente parado
Serão 1.368 unidades, em alusão ao deslocamento do motor (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/02/2024 às 19h02

O Fiat 500 Abarth teve vida curta no Brasil, sendo vendido apenas em 2015 e 2016, mas na Europa ele segue em produção desde 2008. O hot hatch é feito para quem ainda prefere seu esportivo com motor a gasolina, já que a nova geração é apenas elétrica.

Uma nova edição especial foi apresentada para celebrar os 75 anos da Abarth. A empresa foi criada pelo Austríaco Carlo Abarth como uma equipe de corria e virou a preparadora oficial da Fiat a partir de 1971.

VEJA TAMBÉM:

O modelo comemorativo usa como base o Abarth 695, a versão mais extrema do 500 produzida atualmente, e se chama 75° Anniversario Edition. Serão produzidas 1.368 unidades, em alusão aos 1.368 cm³ do motor 1.4 Fire turbo do carro.

E falando no propulsor, ele rende 180 cv e 25,5 kgfm graças ao turbocompressor Garrett GT 1446. Trata-se da versão mais forte do 1.4 turbo da Fiat. Como referência, o 500 Abarth vendido no Brasil já era divertido com seus 167 cv e 23 kgfm.

Segundo a Fiat, o Abarth 695 75° Anniversario Edition acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge velocidade máxima de 225 km/h. O câmbio é manual de seis marchas. O foguetinho traz melhorias como o escapamento Record Monza com válvula ativa, amortecedores Koni FSD, freios Brembo com discos perfurados e pinças de alumínio.

A decoração desse Fiat 500 Abarth comemorativo conta com pintura preta, adesivos e rodas dourados, quatro ponteiras de escapamento e Alcantara no painel. Por dentro há bancos esportivos da Sabelt, pedaleira em alumínio e sistema de som Beats.

Essa edição especial poderá ser um dos últimos suspiros do 500 Abarth com motor a combustão. A Fiat já lançou uma versão esportiva do novo 500e e uma do 600 está a caminho.

Por incrível que pareça, os Abarth com motores a combustão terão o futuro garantido no Brasil, com os Pulse e Fastback produzidos em Betim (MG). Esperamos que a Fiat aumente a gama da divisão com novos modelos nos próximos anos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário