Fiat confirma Landtrek como sua nova picape e Peugeot ‘perde’ o modelo

Caminhonete média que estava praticamente confirmada pela Peugeot vai para as mãos da marca italiana, que tem maior expertise no segmento comercial

peugeot landtrek 2011pj101
Landtrek ainda com linhas da Peugeot - que virou carta fora do baralho (Fotos: Peugeot | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 01/12/2022 às 18h33
Atualizado em 02/12/2022 às 10h39

A Fiat confirmou nesta quinta-feira (1º) o lançamento de uma nova picape média no mercado brasileiro. Com lançamento marcado para os segundo semestre de 2023, a marca italiana não divulgou outras especificações, mas quem acompanha o AutoPapo sabe que se trata da Landtrek.

A Fiat Landtrek havia sido anunciada como um novo produto da Peugeot em 2019. Cogitou-se que as duas marcas operadas pela Stellantis venderia a picape, apostando em versões diferentes. Mas apurações do AutoPapo indicam que apenas a Fiat venderá a caminhonete – que deverá manter o nome.

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, a Fiat Landtrek está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no PoloAutomotivo em Betim (MG). Chamada também de anti-Hilux, o modelo, segundo apurações do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, terá o motor Blue HDI Peugeot 2.0 Turbo diesel. A potência é de 180 cv a 4.000 rpm e o torque de 40,8 kgfm a 2.000 rpm.

O modelo poderá ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades da Aisin, com opção de tração 4×4 com reduzida. A capacidade de carga será de 1.200 kg e o interior será refinado.

Por que a Fiat venderá a Landtrek – e a Peugeot foi descartada?

A Fiat tem larga experiência  com picapes – tem na linha hoje as best-sellers Strada e Toro – pode ser o diferencial que faltava para colocar a Landtrek como uma player competitiva entre as caminhonetes médias.

Em um segmento conservador em suas escolhas, encarar Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger requer a expertise adquirida pela Fiat com seus dois utilitários. Já a Peugeot teve dois fracassos ao tentar vender picapes no mercado brasileiro.

Peugeot 504

picape peugeot 504 pick up
Peugeot 504 foi a primeira picape da marca francesa no Brasil, mas vendeu pouco

O primeiro fracasso da Peugeot no segmento de picapes ocorreu logo após a abertura do mercado nacional aos produtos importados. Em 1994, a Peugeot 504 Pickup começou a desembarcar no país. A caminhonete tinha ótima capacidade de carga: suportava nada menos que 1,3 tonelada. Além do mais, vinha com um motor a 2.3 a diesel de 70 cv de potência (número que parece pífio atualmente, mas que estava coerente com o padrão dos veículos utilitários da época).

Apesar de ter adquirido boa fama pela sua robustez, o pós-venda da marca francesa na época,  em uma época na qual ela ainda era somente importadora. Relatos de falta de peças e de mão-de-obra especializada tornaram-se comuns.

Outro problema era o projeto ultrapassado: o sedan no qual a picape se baseava data de 1968! Em fim de carreira, a caminhonete acabou saindo de linha na Argentina em 1999, o que colocou fim às exportações ao Brasil.

Peugeot Hoggar

Peugeot Hoggar
Em 2010, a Peugeot apostou na picape Hoggar (Fotos: Peugeot | Divulgação)

Em 2010, a Peugeot resolveu entrar no segmento de picapes compactas com a Hoggar, uma variante do hatch 207. O modelo tinha como principal atrativo a caçamba de 1.151 litros de volume: o maior da categoria na época. Já a capacidade de carga, de 660 kg, estava na média da concorrência.

Porém, a picape teve vendas pífias, e a produção em Porto Real (RJ) foi encerrada precocemente, em 2012. Pesaram a má fama das gamas 206 e 207 no que diz respeito à robustez da suspensão (item essencial em veículos utilitários) e a ausência de uma variação com cabine estendida.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Iracema 13 de abril de 2023

A Peugeot faltou divulgar suas picapes na midia com uma ótima propaganda.
Poderia ter lançado a picape Hoggar com cabine estendida, com banco para 3 ocupantes, com câmbio de 6 velocidades,com tração integral, para carregar 1tonelada de carga em sua caçamba,seria ótima para o trabalho
A Peugeot está lançando uma picape média teria que sair com a marca Peugeot, não com logo da fiat tem que ter concorrência entre as marcas, mesmo sendo o mesmo grupo.

Avatar
josé netto 30 de janeiro de 2023

não me convenceu a explicação pelo fracasso das picapes peugeot….tentei comprar ambas …o maior problema era o preço….as ford courier com cabina simples estão até hoje rodando por aí…

Avatar
alecs 5 de janeiro de 2023

Ia bem uma versão com um motor + potente ,ou até ,uma versão híbrida ,fica aí a idéia !

Avatar
Deixe um comentário