Nova suspeita de fraude pode suspender produção da Toyota Hilux

Irregularidade na certificação de motores obriga Toyota a suspender remessas para 10 modelos inclusive Hilux e SW4

fraude toyota
Fábrica de motores diesel no Japão forneceu quase 1 milhão de motores com irregularidades (Fotos: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 29/01/2024 às 13h03
Atualizado em 30/01/2024 às 12h35

A Toyota acaba de se envolver em outro escândalo. A marca japonesa foi obrigada a suspender a remessa de motores diesel por irregularidades na certificação dos blocos produzidos pela Toyota Industries, no Japão.

VEJA TAMBÉM:

E a suspensão pode afetar o abastecimento de motores para modelos como a picape Hilux e SUV SW4, que são montados na Argentina e vendidos por aqui. A irregularidade foi descoberta em um teste de potência de três modelos de motores diesel.

Hilux na mira

Por conta da irregularidade, SW4, Hilux, Land Cruiser e modelos Lexus deverão ter entregas suspensas. Segundo a Toyota, cerca de 820 mil de motores produzidos na fábrica de Hekinan, no Japão, podem ter sido distribuídos com irregularidades em 2023.

fraude toyota
Além da Hilux, modelos como SW4 e Land Cruiser estão na mira da investigação

“Houve falta de comunicação com a Toyota Motor e coordenação insuficiente sobre processos e procedimentos de teste que deveriam ter sido seguidos”, disse o presidente da Toyota Industries, Koichi Ito, em entrevista coletiva.

Apesar da suspensão, aparentemente no mercado japonês, não há indícios de que outras plantas terão paralisação da produção dos modelos diesel. Atualmente, a Toyota tem 16 fábricas de motores ao redor do mundo.

Fraudes da Toyota em escala

O novo caso de irregularidades da Toyota chega pouco depois do escândalo envolvendo os testes de colisões da Daihatsu, uma das marcas do grupo.

A gigante japonesa é acusada de burlar os testes utilizando equipamentos de segurança diferentes daqueles que equipam os carros de produção. A irregularidade foi encontrada em 88 mil carros testados, inclusive modelos Mazda, Subaru e até mesmo o Yaris Cross, que será produzido no Brasil.

A fraude obrigou a Toyota a suspender a produção de modelos vendidos no mercado asiático. Será que o novo trambique da Toyota pode evoluir para um Toyotagate (como aconteceu com a Volkswagen) e comprometer as vendas da Hilux por aqui?

Resposta da Toyota

A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.

Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil.

Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.

Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.

Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário