Furto de veículos cresceu 13% no Brasil; SUVs são os mais cobiçados no mercado ilegal

Mercado ilegal segue as tendências do público consumidor e, por isso, os utilitários esportivos e as picapes têm chamado cada vez mais atenção

Furto veículos cresce no Brasil
Picapes e SUVs têm se tornado cada vez mais visados entre os ladrões de automóveis (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 13/12/2022 às 17h02

Os registros de roubos e furtos de veículos voltaram a crescer no Brasil, com o número de ocorrências aumentando em 13,69% no terceiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período em 2021.

De acordo com dados levantados pelo grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização, o aumento de furtos foram contabilizados entre as categorias automóvel (+26,68%), carga (+22,91%) e caminhão (+10,46%). Apresentaram queda nos índices os segmentos utilitário (-12,90%) e motocicleta (-2,86%).

VEJA TAMBÉM:

Entre os estados mais perigosos, Minas Gerais puxa a fila com uma alta de 114,55%, seguido do Rio Grande do Sul (45,66%), São Paulo (28,04%) e Rio de Janeiro (+26,82%).

Antigamente, os furtos de veículos eram mais comuns em carros populares, mais baratos e compactos. No entanto, essa tendência muda de acordo com o gosto do consumidor.

Agora, como o público está procurando cada vez mais por SUVs e picapes e, consequentemente, as montadoras têm oferecido mais modelos nesse segmento, a atenção dos ladrões também está voltada para esse lado.

À medida que mais veículos como esses começam a circular nas ruas, a demanda por peças de reposição aumentam de forma proporcional. Isso gera, consequentemente, uma maior demanda por desmanches ilegais para suprir o mercado paralelo. De acordo com a Tracker essas foram as categorias mais visadas, com crescimento de 45,05% nos roubos e furtos de SUVs e 34,93% nas pick-ups.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário