Fusca ‘especial’ surpreende Porsche em arrancada: o que ele tem?

O Porsche 911 moderno possui ainda algumas semelhanças com o Fusca mas não no desempenho. Mas e se o besouro tiver equipado com um motor elétrico?

fusca com motor eletrico da tesla
Graças ao motor de Tesla esse Fusca possui 456 cv (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/11/2021 às 17h03

O Fusca foi criado por Ferdinand Porsche, o mesmo engenheiro que mais tarde viria a fundar o famoso fabricante de esportivos Porsche. E o conceito do besouro de motor boxer na traseira refrigerado a ar foi reaproveitado pelo neto de Ferdinand na hora de criar o Porsche 911.

A Porsche aperfeiçoou esse conceito por muitos anos e o mantém no 911, mudando apenas a refrigeração do motor para líquida. Como será que um Fusca se compara com o 911 GT3 atual? Obviamente um Fusca original perderia, mas o canal CarWow levou um equipado com motor elétrico da Tesla para essa briga.

VEJA TAMBÉM:

O duelo entre Fusca e 911

O Porsche 911 GT3 não foi feito para arrancadas e sim para voltas rápidas em autódromos. Seu motor aspirado fica em desvantagem quando comparado ao torque instantâneo do motor elétrico do Fusca. Porém, o Porsche em questão possui melhor tração graças aos largos pneus esportivos.

O motor elétrico, assim como um à diesel, é bom na saída mas “morre” em altas velocidades, por isso que os carros elétricos possuem velocidade máxima baixa quando comparado a um equivalente à combustão. E justamente em velocidades mais altas que o motor do 911 GT3 brilha.

Na primeira puxada o Porsche vence por ter conseguido arrancar melhor, mas o Fusca o acompanhou de perto. Na segunda tentativa o Fusca arrancou melhor e o 911 não conseguiu passar. Na terceira tentativa o desempate deu a vitória para o besouro elétrico.

Uma arrancada com largada lançada e com distância maior comprovou o ponto fraco dos elétricos: em alta velocidade eles não são páreo para o motor à combustão. O VW até arrancou na frente mas em altas velocidades parou de acelerar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 16 de março de 2022

“…o ponto fraco dos elétricos: em alta velocidade eles não são páreo para o motor à combustão.”… Olha, posso ate estar escrevendo bobagem… mas adicionando um cambio e um motor elétrico central ao invés dos motores nos eixos… não resolveria o problema dos elétricos nesse quesito?

Avatar
Fernando Gimenez 15 de novembro de 2021

De: Fernando Gimenez de Colatina-ES A dinâmica tipo besouro faz com que seja bom corta-vento tanto dianteiro quanto traseiro.

Avatar
Deixe um comentário