General Motors do Brasil completa 98 anos de operação

A General Motors do Brasil foi fundada em 1925 e hoje é uma das maiores montadoras da América Latina, tendo mais de 17 milhões de unidades produzidas

linha de montagem da chevrolet nova montana na fabrica de sao caetano do sul sao paulo sp
A Nova Montana é o grande lançamento da marca para esse ano (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/01/2023 às 11h03

Nessa quinta (26) a General Motors do Brasil completou 98 anos. A subsidiária sul-americana é a segunda maior da gigante do setor automotivo no mundo, ficando atrás apenas da matriz nos EUA.

Ao longo desses quase 100 anos a GM do Brasil produziu mais de  17 milhões de veículos, tendo produzido líderes de vendas como o Chevrolet Monza e o Onix. Hoje ela prepara terreno para lançar a Nova Montana, uma caminhonete intermediária que promete uma briga boa com a dupla Strada e Toro da Fiat.

general motors gm brasil sao caetano do sul sp 1936 carro numero 1000
A GM montava kits com carros desmontados até nacionalizar a produção nos anos 60 (Foto: Chevrolet | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

As operações da General Motors no Brasil começou no dia 26 de janeiro de 1925, montando carros no regime CKD no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Em 1930 foi fundada a fábrica de São Caetano do Sul (SP), que está na ativa até hoje e serve como sede da empresa.

Com o início dos incentivos para a nacionalização de automóveis, a General Motors parou de montar os kits importados de Chevrolet para produzir caminhões e caminhonetes. O primeiro carro de passeio foi o Opala, em 1968.

Nos anos 70, já com o mercado fechado, a GM inovou ao lançar o moderno Chevette seis meses antes desse modelo estrear na Europa como Opel Kadett. Nos anos 80 a Chevrolet lançou dois sucessos com projeto europeu: o Monza e o Kadett.

linha de montagem general motors gm em sao caetano do sul fazendo chevrolet tracker e opala
O primeiro carro de passeio nacional da marca foi o Opala, hoje ela produz carros focados em tecnologia e segurança (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A década seguinte foi a vez de trazer algumas revoluções para a linha, com o fim de poder enfrentar os importados. O mais importante foi o Corsa, o primeiro 1.0 com injeção eletrônica e que fez os concorrentes parecerem velhos da noite para o dia.

No segmento de carros grandes a GM trouxe o Omega, para substituir o Opala. Era uma alternativa nacional a carros premium importados. O veterano Monza foi sucedido pelo Vectra e o Kadett deu lugar ao Astra.

Hoje a Chevrolet traz uma linha atualizada e com grande foco na segurança e tecnologia. Com exceção da minivan Spin, todos os carros da marca trazem seis airbags. Em 2023 a marca irá focar nas caminhonetes, com a Nova Montana, a Silverado e uma versão nova da S10.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário