GM pede autorização para colocar carros sem volante nas ruas

Junto à Start-up Cruise, General Motors quer começar a colocar primeiro carro sem volante nas ruas, como parte do seu serviço de táxi autônomo

carro sem volante gm cruise origin
Cruise já está trabalhando no Origin, que seria seu primeiro carro sem volante (Foto: Cruise | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 09/08/2022 às 12h15
Atualizado em 22/03/2023 às 11h52

A General Motors solicitou aos reguladores de segurança dos Estados Unidos uma permissão para que ela coloque carros autônomos e sem volantes para circular nas ruas. A petição foi apresentada pela montadora na última semana como mais um passo para desenvolver o seu projeto de Táxi autônomo da Cruise.

A GM detém 80% das ações da Cruise e ao lado da Start-up está desenvolvendo a tecnologia para modelos 100% autônomos. A Cruise ainda está trabalhando em um carro de seis lugares chamado Origin sem a presença do volante.

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De acordo com Prashanthi Raman, Vice-presidente da Start-up, o registro na Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias garantirá que a implantação da tecnologia não seja prejudicada pela burocracia, já que “a legislação e os regulamentos ainda não estão lá, e o nosso programa e tecnologia estão.”

Segundo a executiva os regulamentos de veículos autônomos se diferem de acordo com estados e cidades com regras e leis diferentes. Tudo isso contribui para que o processo leve um pouco mais de tempo para acontecer, ainda mais se considerar que eles são os pioneiros nesse sentido.

O objetivo da empresa é que o serviço funcione como uma espécie de compartilhamento de carona mas podendo se tornar ainda mais barato à medida que a frota dos carros autônomos e sem volante começarem a crescer.

Cruise e GM já têm serviço de táxi autônomo

A GM, através de sua parceira Cruise, recebeu sinal verde para cobrar pelo serviço de táxi autônomo na cidade de São Francisco. O serviço, que ainda não está em seu estágio final, precisa atender a alguns requisitos.

O horário de funcionamento é entre as 22h30 e as 5h30 e só pode operar onde o ponto de partida e o destino estejam dentro de uma área de 11 km em estradas que foram mapeadas para veículos autônomos.

Esse serviço autônomo já apresentou alguns contratempos desde que foi lançado, como por exemplo causar o fechamento de uma das ruas de São Francisco devido a um mau funcionamento.

Além disso, algumas colisões também já aconteceram durante o percurso e, mesmo que ninguém tenha se ferido gravemente, a Cruise afirma que os acidentes foram causados por outros motoristas.

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