Golpe do posto de gasolina faz mais vítimas e frentista conta tudo

Uma motorista foi enganada na hora de abastecer e tomou prejuízo de R$ 2.600, na região metropolitana do Rio Grande do Sul

posto de combustível
Problemas no veículo são forjados (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 18/07/2023 às 11h33

O nosso querido Boris Feldman já cansou de alertar aqui no AutoPapo sobre a “empurroterapia” dos postos de combustível, onde os trabalhadores são instruídos a enganar os motoristas para vender mais sem necessidade. Uma rede de postos de combustível está sendo investigada pela Polícia Civil sob a acusação de estelionato, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS).

VEJA TAMBÉM:

Em uma reportagem da RBSTV, a cliente Débora Timm, de Canoas (RS), contou que foi lesada em R$ 2.600 reais com a venda de produtos extras e superfaturados. A motoristas que foi abastecer apenas R$ 50 reais, pagou R$ 149,90 por cada um dos quatro frascos de limpa bico injetor. Este produto custa na faixa dos R$ 25.

Como funciona o golpe do posto de gasolina?

Um ex-frentista revelou na reportagem como acontece o golpe do posto de gasolina. Ele afirma que os trabalhadores simulam problemas nos carros para empurrar produtos sem necessidade aos motoristas.

Ele anda com uma seringa com óleo queimado no bolso do jaleco. Quando ele abre o capô, naquele mesmo instante ele joga aquele óleo queimado em cima do motor quente onde jorra a fumaça. E na hora eles já dizem: ‘oh, não liga mais o carro, tá pegando fogo aqui, teu óleo tá vencido, vamos empurrar para a troca de óleo’. E aí tu leva lá pra dentro e eles colocam tudo o que podem, que é possível, e ainda cobram a mão de obra”, afirma o ex-funcionário.

O rapaz ainda fala que o perfil das vítimas geralmente são os idosos e mulheres com carros novos, pois julgam ser alguém que tenha o cartão de crédito com limite alto.

Não é apenas este caso isolado

Ainda na reportagem, um estudante de Agronomia que foi abastecer R$ 100 de gasolina em um posto da mesma rede, na BR-116, em Novo Hamburgo, acabou com um débito de R$ 629 no cartão. Ele conta que foi orientado a assinar uma ordem de serviço em branco e só depois os valores foram colocados, tornando-o assim válido e passando a autorizar tudo o que foi ponto sem que ele soubesse.

Ele tinha me dado a nota de serviço em branco pra eu assinar, dizendo que seria pra cadastro. Coloquei nome, CPF e então me passaram a perna, me pegaram desprevenido”, relata o estudante.

O golpe do posto ainda faz a manutenção incorretamente

No caso do estudante, ele aponta que o serviço completou o sistema de arrefecimento com aditivo, porém contrariando o manual do veículo, que orienta diluir o líquido em água.

Posicionamento do posto e da Ipiranga

A direção da rede de postos Valvic disse que vai apurar as denúncias e que já demitiu frentistas envolvidos na suposta fraude. Alega ainda que devolveu o dinheiro à consumidora que recebeu a nota fiscal de R$ 2.600.

A empresa declarou também que após denúncia revelada pela RBS TV, no ano passado, envolvendo postos de outro dono, criou código de conduta prevendo demissão para funcionários que enganarem os clientes.

Em nota, a Ipiranga diz que entrou em contato com os revendedores, e que os consumidores mencionados na reportagem serão ressarcidos. A empresa destacou ainda que não incentiva práticas ilegais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Alves da Silva 13 de agosto de 2023

Eu, particularmente não confio em ninguém. Entendo um pouco da mecânica do meu carro, e quando perguntam e, querem olhar as condições no motor, respondo logo. Tá tudo bem. É igual está numa oficina se necessário (raridade) estou sempre por perto observando. Até antes de sair caso não observo apertando as rodas, eu vou lá pego minha chave e confiro. Se forem abrir pra ver nível de óleo, estou sempre de olho em cima. Muito cuidado pq o ser humano é cruel. Não presto serviço pra ninguém, por causa da minha honestidade. É claro não agravando a todos os profissionais e prestadores de serviços.

Avatar
Gerson dos Santos 20 de julho de 2023

Não é exclusividade do RS.
aqui em Curitiba já chegou também.
Posto Shell, da Av. Erasto Gaertner (1º posto, lado esquerdo, sentido bairro, em frente à portaria do quartel).
Tentaram me aplicar esse golpe, no mês de março passado.
Agem sempre em dupla. Um atraiu minha atenção e outro abriu o capô, alegando ver o nível do óleo e retirou uma espécie de registro (borboleta), que fica no tubo metálico que sai motor do Kicks.
Depois, alegaram que o nível do óleo estava muito baixo e que deveria levá-lo até a plataforma elevatória.
Lá, chegaram a me oferecer até chocolate quente, “de graça”, para que eu me afastasse do local.
Ao final, efetuaram até a total troca de todo o líquido de arrefecimento e ainda colocaram vários frascos de aditivos, caríssimos.
Então, me apresentaram uma conta total de quase R$ 700,00.
Esperneei, xinguei e exigi a presença do gerente e falei pra ele que iria chamar a Polícia Federal e que eles não sabiam com quem estavam tratando, pois iriam se dar muito mal.
Ao final, acabei pagando somente o combustível e o óleo do motor.

Tem que ficar muito esperto e jamais tirar o olho, um minuto sequer do carro, quando alguém desconhecido for mexer, seja em posto ou oficina de conserto.

Avatar
Marcílio Lourenço de Araujo 18 de julho de 2023

Infelizmente, ainda temos que conviver com esse tipo nefasto de comportamento de alguns empresários, mesmo após a Lei 8.078/90, que implantou o Código de Defesa do Consumidor. Ainda tem comerciantes que preferem ludibriar os consumidores; em vez de conquistá-los…

Avatar
Deixe um comentário