Golpe de WhatsApp promete Toyota Corolla: aprenda a identificar

Novo golpe é um falso sorteiro em comemoração ao aniversário de 60 anos da marca japonesa; entenda como funciona

golpe toyota 1 3
Empresa de segurança alerta os cuidados que devem ser tomados para previnir (Foto: ESET | Divulgação)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 24/02/2023 às 09h03

A ESET empresa especializada em detecção de ameaças, alerta sobre uma nova tentativa de golpe, compartilhada por meio de mensagens no Facebook e WhatsApp. Consiste em um falso sorteio de 600 carros, em comemoração ao 60º aniversário da Toyota.

Quando as vítimas acessam o site, encontram uma pesquisa de quatro perguntas, em seguida, passam por um suposto processo de verificação, posteriormente, uma dinâmica na qual devem escolher a opção que “esconde o presente”.

VEJA TAMBÉM:

Na segunda tentativa que o usuário tem para encontrar o presente, ele sempre escolherá uma opção que contenha o prêmio. Não importa qual seja a caixa, e o suposto presente é nada mais nada menos que um Toyota Corolla. Para receber o prêmio antes a pessoa precisa compartilhar o sorteio com cinco grupos de WhatsApp ou 20 contatos.

Quando a esmola é demais, o santo desconfia

Após compartilhar as informações do sorteio com os contatos e clicar no botão “Continuar”, o usuário é induzido a baixar um aplicativo. Ao clicar na opção “registro completo”, as pessoas são redirecionadas para outro site de precedência maliciosa.

O site para o qual o usuário é redirecionado pode variar dependendo do IP, mas no teste feito pela ESET, ele foi direcionado para um site que não tem nada a ver com a Toyota. Nesse site, as pessoas também são convidadas a participar de um jogo que promete um bônus de uma quantia em dinheiro para usar em um aplicativo financeiro e, no final do processo, são convidadas a baixar outro aplicativo.

Clicando em download, o usuário é direcionado para baixar o “Cryptomania Simulator”, um aplicativo que se apresenta como um simulador para introduzir suas finanças no mundo das criptomoedas.

A recomendação é não encaminhar, além de nunca clicar em links desconhecidos que chegam inesperadamente. Especialmente quando chegam com promessas de presentes, prêmios ou benefícios bons demais para ser verdade, como um carro, são oferecidos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
FELIPE 30 de abril de 2023

Para que um espertalhão sobreviva, é preciso existir um otário…

Avatar
Deixe um comentário