Goodyear completa 100 anos de Brasil

Com três fábricas instaladas no país, marca oferece seis modelos distintos de pneus para atender as necessidades dos motoristas

pneus goodyear
Por AutoPapo
20 de fevereiro de 2019 15:54

A Goodyear chegou ao Brasil em 1919, quando inaugurou um armazém de pneus importados no Rio de Janeiro. Cem anos depois, a marca possui três unidades industriais em São Paulo e oferece pneus para automóveis, veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões brasileiros.

Entre os fatos marcantes da história da empresa estão a primeira fábrica no país, aberta em 1939, e o início da produção de pneus de avião, em 1943. Ainda em 1957 a Goodyear chegava à produção de 8 milhões de pneus por aqui.

Na década de 80, a fabricante lançou seu primeiro modelo radial de aço para veículos de passeiro no Brasil. O Grand Prix S apresentava menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade. Isso porque adotava a tecnologia de carcaça, capaz de flexionar mais que os pneus diagonais.

Outros modelos emblemáticos da Goodyer no Brasil foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade pelo desenho voltado para o escoamento de água e o Wrangler, com vendas iniciadas em 1985, voltado à prática off-road.


Em 2001, a empresa inaugurou, em Americana (SP), o principal Campo de Provas da Goodyear na América Latina, com 82.000 metros quadrados. No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus.

Na mesma época, uma linha de produção de materiais de recauchutados completa foi instalada no Brasil. Na unidade são fabricadas bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.

Atualmente, a marca oferece seis modelos voltados para diferentes tipo de atuação: o Wrangler, conhecido pela capacidade off-road. A linha Eagle, preparada para modelos esportivos. O EfficientGrip, elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos.

Ainda existe o modelo Assurance, que tem como foco a durabilidade e economia para carros compactos, a Direction, elaborado para aqueles que procuram conveniência e, por fim, a linha Cargo, pensada para motoristas que buscam total custo-benefício.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário