Governo ‘recompra’ fábrica da Ford na Bahia e prepara chegada da BYD
Complexo industrial está sem atividades desde janeiro de 2021 e será repassado aos chineses da BYD, que produzirão carros elétrico e outros componentes
Complexo industrial está sem atividades desde janeiro de 2021 e será repassado aos chineses da BYD, que produzirão carros elétrico e outros componentes
A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Segundo comunicado da marca, “esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”. A Ford deixou de produzir carros no Brasil em janeiro de 2021.
VEJA TAMBÉM:
O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, que irá para as mãos dos chineses da BYD. No fim de junho, a montadora de carros elétricos, após longos meses de negociação, “bateu o martelo” e confirmou a sua instalação no local.
Serão investidos R$ 3 bilhões no local, e o complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos.
Hoje, a BYD vende carros elétricos e híbridos no Brasil. O mais recente lançamento foi o Dolphin, compacto com preço de R$ 149,8 mil, com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm. O desempenho é de carro compacto, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundo, e máxima de 160 km/h. A fábrica anunciou que já vendeu mais de 3.000 unidades do modelo e obrigou os concorrentes a se mexerem e baixarem os preços de seus carros elétricos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |