Honda NSX de Ayrton Senna está a venda por mais de R$ 3 milhões

O esportivo japonês teve auxílio do piloto brasileiro durante o desenvolvimento, que ajudou principalmente no acerto de suspensão e direção

honda nsx vermelho com ayrton senna fazendo burnout
O carro era de uso pessoal do piloto em sua casa de Portugal (Foto: Ayrton Senna | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/04/2024 às 17h02

Não é todo dia que o carro pessoal de um dos maiores pilotos que já viveu está a venda. Quem tiver muito dinheiro na conta pode levar o Honda NSX que foi de Ayrton Senna.

A relação do tricampeão com o esportivo japonês é bastante especial, pois ele ajudou no acerto final do carro antes dele chegar no mercado. Ayrton Senna mantinha o NSX vermelho em sua casa em Portugal. Ele também tinha um preto que ficava no Brasil.

honda nsx vermelho com ayrton senna ao lado
(Foto: AutoTrader | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

O esportivo japonês está anunciado no Auto Trader por £500 mil, cerca de R$ 3.229 milhões em conversão direta. O carro é o mesmo que estrela as famosas fotos de Ayrton Senna lavando o NSX com uma mangueira e queimando os pneus em um estrada.

O NSX foi lançado em 1990 como mostruário de tecnologia da montadora japonesa. Ele oferecia desempenho comparável ao de uma Ferrari por um preço menor e com a confiabilidade de qualquer outro carro da Honda.

Os japoneses não queriam saber apenas de tecnologia no carro como também oferecer uma boa experiência de pilotagem. A participação da Ayrton Senna no projeto ajudou a refinar o acerto de suspensão e direção. Ele pilou protótipos do NSX em Suzuka e Nurburgring.

shutterstock honda nsx vermelho que pertenceu a ayrton senna em evento no autodromo de imola
O atual proprietário leve o NSX para eventos, o carro não é um bibelô de garagem (Foto: Shutterstock)

O resultado final foi um esportivo bastante leve, com 1.370 kg na versão básica e podendo ter um peso ainda menor em modelos especiais. O NSX introduziu inovações no mercado como a direção com assistência elétrica, freio com ABS de quatro canais e acelerador eletrônico (na linha 1995).

O motor V6 3.0 tinha comando duplo com o variador VTEC, rendendo 274 cv. Esse motor girava com suavidade até 8 mil rpm e manteve esse comportamento quando ficou mais potente na versão 3.2.

O Honda NSX foi tão revolucionário quando saiu em 1990 que seguiu em produção até 2005 com poucas mudanças. Seu maior trunfo era o acerto de chassi, que começou com as sugestões de Senna.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário