Hyundai cria mini SUV comandado por ‘controle adaptativo de emoções’

Tecnologia é capaz de alterar a iluminação, a temperatura, a música e até o cheiro a bordo, de acordo com as emoções do motorista

Por AutoPapo 14/12/20 às 20h35
hyundai mini suv para criancas com controle adaptativo de emocoes
pacientes do Hospital Infantil SJD Barcelona, ​​na Espanha, já usam o veículo (Hyundai | Divulgação)

Um novo mini SUV com propulsão elétrica não parece uma novidade tão grande assim, certo? Mas um protótipo da Hyundai com essas características traz um diferencial que, pelo menos até o momento, é único. O veículo é equipado com um ‘controle adaptativo de emoções’: trata-se de uma tecnologia baseada em inteligência artificial. O “detalhe” é que o modelo foi desenvolvido para crianças em tratamento médico.

Para mostrar como o ‘controle adaptativo de emoções’ funciona, a Hyundai veiculou um vídeo no YouTube, com a tecnologia sendo usada por pacientes do Hospital Infantil SJD Barcelona, ​​na Espanha.

Assista ao vídeo com a tecnologia em ação:

O sistema é capaz de alterar, por exemplo, a iluminação, a temperatura, a música e até o cheiro de acordo com as expressões faciais e as frequências cardíaca e respiratória dos ocupantes. De acordo com a Hyundai, o mecanismo consegue fazer com que os jovens sintam-se mais preparados emocionalmente para iniciar o tratamento.

VEJA TAMBÉM:

Como o ‘controle adaptativo de emoções’ da Hyundai funciona?

O equipamento interage com a jovem ‘motorista’ por meio de cinco tecnologias principais. A primeira delas é o sistema de reconhecimento de emoção facial, que usa uma câmera na frente do assento para identificar expressões em tempo real. A segunda, um cinto de exercícios respiratórios, envolve o corpo e exerce uma pressão suave com bolsas de ar, que ajuda a aliviar a ansiedade e permite uma respiração mais estável.

Enquanto isso, o acelerômetro mede a frequência cardíaca e a frequência respiratória. A iluminação adaptativa pode alternar as cores verde, amarela ou vermelha, de acordo com o estado emocional da criança. O sistema  pulveriza diferentes fragrâncias, em sincronismo com a respiração. O veículo até sopra bolhas para celebrar o progresso no tratamento.

Além de fornecer suporte emocional para os jovens pacientes, a Hyundai espera que a tecnologia também auxilie o trabalho da equipe médica do hospital, informando-os sobre o estado emocional dos jovens pacientes. O veículo foi doado ao Hospital Infantil SJD Barcelona.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário