Hyundai cria insulfilme que reduz temperatura da cabine em até 22°C

A tecnologia criada pela montadora coreana está sendo testada em carros de clientes, caso seja validade poderá entrar no mercado

hyundai nano cooling film insulfilme
A película está em testes no Paquistão (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 24/04/2024 às 10h02

Para o carro no sol é um problema em qualquer parte do planeta. A cabine fica mais quente que o lado externo e haja ar-condicionado para refrigerar. A Hyundai desenvolveu um insulfilm que promete mitigar esse problema.

Ele é capaz de reduzir o aquecimento da cabine em até 22°C quando comparado com um carro sem qualquer tipo de insulfilm. Além disso, o Nano Cooling Film não escurece os vidros, respeitando as normas de países que proíbem vidros escuros.

VEJA TAMBÉM:

Para mostrar que seu insulfilm é eficaz, a Hyundai realizou testes em Laore, no Paquistão, onde as temperaturas podem atingir 50°C. Ela aplicou o insulfilm nos carros de 70 clientes locais.

Os dados coletados irão determinar a viabilidade dessa película ser oferecida no mercado ou equipar os carros novos da Hyundai. Testes em laboratórios foram executados antes dessa fase atual.

Segundo a Hyundai, o Nano Cooling Film pode ser escurecido para ser aplicado nas janelas laterais. Ele ser transparente foi prioridade para ser usado na dianteira e alguns mercados proíbem vidros escurecidos.

hyundai nano cooling film insulfilm aplicacao
A película é transparente, mas pode ser escurecida (Foto: Hyundai | Divulgação)

Como funciona o insulfilm da Hyundai

Essa película inovadora é composta por três camadas. A mais externa radia calor em ondas infravermelhas médias do interior do veículo para fora. Já as duas camadas internas refletem o calor externo.

A Hyundai destaca que a aplicação de um insulfilm assim ajuda no funcionamento de seus carros elétricos. Nesse tipo de veículo a climatização impacta diretamente na autonomia, reduzir seu uso otimiza a bateria para focar na propulsão do veículo.

Se tudo der certo, o acessório seria muito bem vindo no Brasil. O insulfilm costuma ser um dos primeiros acessórios instalados após a compra de um carro novo, com muitas concessionárias o oferendo como atrativo na hora da venda.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Klaus Röthig 25 de abril de 2024

Há de se lembrar que Insulfilm é uma marca registrada de películas solares. Embora aceitável no uso popular, é inadequado usar o termo como um genérico em matéria jornalística. Assim certamente não usariam Bom-Bril, Gilette, Chiclete etc. para referir-se aos produtos. Há tempos, inclusive, a Kawasaki alertou a Globo pelo uso indevido da marca Jet Ski para se referir a uma moto aquática que atropelou um turista.
Por que não simplesmente usam película solar, ou mesmo película para falar sobre o Nano Cooling Film by Hyundai?

Avatar
Andre Rocha 24 de abril de 2024

No mercado de insulfilm eu só acho que quem tá perdendo (e muita) grana é o pessoal da Essilor, fabricante das lentes Transitions. Imagina o quão bom seria ter um insulfilm que, durante o dia ele fica escurecido, permitindo melhor visibilidade (foa ajudar no calor interno) e, durante a noite, ter seu vidro transparente, não afetando a visibilidade da mesma forma que as atuais películas?
Eu pagaria o preço!

Avatar
Deixe um comentário