Inadimplência no IPVA cresceu em 13% em todo país

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking dos estados com o pagamento mais atrasado do imposto

ipva 2023 carta portal
Quem parcela costuma não quitar a divida (Imagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Lucas Silvério
Publicado em 28/08/2023 às 15h32
Atualizado em 29/08/2023 às 15h00

O pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um problema para muitos proprietários que não têm o dinheiro nos primeiros meses do ano. Um levantamento feito pela Zapay revelou um crescimento de 13% no número de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior.

VEJA TAMBÉM:

A pesquisa ainda revela que, apesar desse aumento, a maioria dos motoristas ainda paga o imposto em dia, o problema maior é para quem costuma parcelar. O estudo levou em consideração o número de pagantes e detalhou a situação de cada estado considerando o percentual de inadimplentes e quitados.

  • Entre os estados brasileiros, São Paulo lidera a inadimplência no IPVA 2023 com índice de 32%, enquanto 68% dos contribuintes estão em dia com o imposto. Vale ressaltar que São Paulo também possui a maior frota do país, com mais de 32 milhões de veículos, segundo dados do IBGE.
  • Minas Gerais ocupa a segunda posição na inadimplência do IPVA 2023, sendo o único estado em que o índice de inadimplência (64%) supera o número de pagamentos em dia (36%).
  • O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar nos pagamentos de IPVA de 2023, com um índice de inadimplência de 31% e 69% dos contribuintes com pagamento em dia.

No que diz respeito aos meses com maior incidência de inadimplência do IPVA 2023, destacam-se março, com um share de 47%, e abril, com 37%. Por outro lado, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram a menor incidência de inadimplência em 2023, com um share de 13% e 23%, respectivamente.

Essa baixa pode ser atribuída ao fato de que nesses meses acontece o pagamento da cota única com desconto, o que estimula os contribuintes a quitarem o imposto de forma integral”, afirma Rafael Rodrigues, Gerente de Produtos Digitais da Zapay

O parcelamento em até 12x dos débitos veiculares pode trazer o fôlego necessário para que os motoristas consigam quitar esses débitos e transitarem com tranquilidade, sem o risco de terem o carro apreendido ou receberem uma multa, por exemplo”, reforça o especialista da empresa.

Estar com o IPVA em dia é importante, uma vez que tira o veículo e o condutor de situações de juros, multas e apreensão do veículo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário