IPVA à vista ou parcelado: qual a melhor forma de pagar?

De acordo com especialista em finanças, nem sempre optar pelo pagamento com desconto pode ser um bom negócio para o contribuinte

homem com lápis na mão usando calculadora representando calculo do ipva a vista ou parcelado
Planejamento financeiro é necessário para que os motoristas não se enrolem com o IPVA (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
04 de janeiro de 2021 13:40

Com a cobrança do Imposto sobre Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) prevista para começar na primeira semana de janeiro, os proprietários de veículos precisam escolher se quitarão o tributo à vista ou parcelado. Saiba qual a melhor opção para cada realidade.

LEIA MAIS

Pagar o IPVA à vista é um bom negócio para os contribuintes que têm a quantia guardada, já que a maior parte dos estados oferece desconto para quitação da cota única e o parcelamento só seria interessante se a Taxa Selic estivesse com rendimento superior a 2% ao ano.

“O desconto de 3% (no pagamento à vista do IPVA) pode parecer um valor baixo. Mas gosto de ter uma visão do ano inteiro: com pequenas atitudes a economia no final do ano pode ser gigante”, destacou Veridiana Lopes, especialista em planejamento financeiro pessoal e criadora do Economia Diária.

No entanto, na avaliação da profissional, o pagamento à vista só vale a pena se o contribuinte tiver dinheiro sobrando, isso considerando a reserva de emergência.

Empréstimo para quitar o IPVA à vista

Recorrer ao empréstimo pessoal para quitar a alíquota de uma só vez não costuma ser uma boa opção. É que enquanto uma dívida será paga, outra vai surgir. Por isso, é preciso levar em conta alguns aspectos importantes antes de solicitar um aporte como, por exemplo, as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras.

“É preciso comparar o valor pago em juros no empréstimo com o desconto no pagamento à vista do IPVA. Após fazer a análise, a pessoa terá mais clareza na hora de decidir. Mas, na maioria das vezes não vale a pena pegar um empréstimo apenas para essa finalidade”, orienta a analista.

11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 5 de janeiro de 2021

Os políticos Brasileiros sempre foram ladrões começou com Tome de Souza aumentou os imposto para manter a regalia da Corte. Isso nunca vai mudar.

Avatar
Roberto Pires 4 de janeiro de 2021

No RJ, transformada em cidade Calamitosa, como propriOtários de veículos somos assaltados todos anos pelo governo em 4% de IPVA + taxa de 212,37 para licenciar o veículo que pensa ser seu! Com direito apenas para trafegar em ruas esbucaradas, mal sinalizadas, sem segurança, sujeito a multas pela excesso de câmeras, e pagar o imposto se ainda quiser desfrutar de uso do carro.

Avatar
Liu Harris 4 de janeiro de 2021

No Paraná é um roubo o IPVA de moto é 3.5% em SP é 2% como pode? Isso porque o governo rato diz que governa pros mais pobres kkkk.

Avatar
Marilia Maia 4 de janeiro de 2021

Rio, 04/01/2021

Engraçado, a tabela do IPVA/2021, nem saiu, e já consta como débito da taxa de licenciamento, fala sério 😡

Avatar
Vanio Silva 4 de janeiro de 2021

Eu, sinceramente no meu caso se o meu Monza 1989 tivesse sido emplacado em outro Estado, com certeza não pagaria IPVA mais estou em Minas Gerais vou pagar 187,00 claro que vou dividir em três vezes 62,40reais. Fora que temos que pagar uma taxa chamada de Licenciamento, se a gente paga o IPVA, pra que existe essa taxa?

Avatar
Sueli Escanhoela Salvador 4 de janeiro de 2021

Inacreditável!!! Pra escrever isto eu posso me declarar técnica em economia e finanças agora…

Avatar
Hodercy Edson Roque 4 de janeiro de 2021

Vender o carro e andar de bicicleta ainda e economia.

Avatar
Marcos Dornelas 4 de janeiro de 2021

Como gostaria de explicar meu carro no Rio Grande do Sul, lá sim tem governo, não esse escrupulo,melhor nem comentar

Avatar
Alceu Locateli 4 de janeiro de 2021

Cara, fala serio. Pra falar isso ai, nem precisa de especialista.

Avatar
Belarmino 4 de janeiro de 2021

Certo

Avatar
David Vieira 4 de janeiro de 2021

Rsrs.
Aqui em SP não tem vantagem nenhuma pagar a vista, chega ser risório o desconto.
Já no RS eu li uma matéria e o desconto lá pode passar de 20%, tipo tem uns descontos como bom motorista, bom cidadão, etc, e ai no final da conta é uma boa vantagem pagar a vista.

Avatar
Deixe um comentário