Jaguar e Land Rover irão vender carros com plataformas da Chery

A parceria será para tentar alavancar as vendas na China, mercado onde exigem modelos elétricos e híbridos plug-in de grande autonomia

land rover defender 90 d240 se explorer pack verde frente
O grupo britânico está atrasado em eletrificação (Foto: Land Rover | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/06/2024 às 15h02

A Jaguar Land Rover possui uma joint-venture com a Chery na China, para atender a esse mercado. Essa parceria está prestes a se tornar global, segundo o portal Car News China, a montadora britânica irá adotar plataformas chinesas em breve.

O portal afirma que o CEO da Chery, Yin Tongyao, confirmou os rumores da marca fornecer plataformas para a Jaguar Land Rover. Essas arquiteturas são modulares e próprias para carros elétricos e híbridos plug-in.

VEJA TAMBÉM:

As bases compartilhadas serão as M3X e E0X, que hoje são usadas pelos modelos Exlantix ET, Exlantix ES, Luxeed 7, Luxeed R7, Exeed RX e Chery Tiggo 9. Nenhum deles são oferecidos aqui ou estão nos planos da Omoda, são alguns dos modelos mais luxuosos do grupo chinês.

plataforma chery m3x carros hibridos
A plataforma M3X é usada em híbridos plug-in com mais de 1.000 km de autonomia (Foto: Chery | Divulgação)

A plataforma de carros elétricos da Chery que entra nesse acordo com a Jaguar Land Rover utiliza sistema elétrico de 800 volts. Já a arquitetura para carros híbridos permite mais de 1.000 km de autonomia combinada.

O portal afirma que esses carros com bases da Chery serão vendidos exclusivamente na China. O único veículo elétrico do grupo Jaguar Land Rover é o I Pace, que está datado.

Apesar dos planos de fazer apenas carros elétricos em um futuro próximo, a Jaguar Land Rover ainda não apresentou modelos novos. Essa lentidão junto dos problemas mecânicos são a causa para a quedas nas vendas do grupo em todo o mundo, principalmente na China.

A Jaguar Land Rover não é a única montadora que se uniu aos chineses para sair do atraso no segmento dos carros elétricos. A Volkswagen anunciou recentemente um compartilhamento com a Xpeng, a Renault trabalha em conjunto com a Geely, a Stellantis comprou a Leapmotors e a Toyota vende elétricos com plataformas da BYD no mercado chinês.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário