Executivo da Jaguar confirma que a marca fará apenas SUVs

Em crise de identidade, com linha defasada e com aposta num futuro que já mudou, a marca promete uma revolução para os próximos anos

linha de suv jaguar f pace i pace e pace
Esses serão os carros remanescentes da marca (Fotos: Jaguar | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/03/2024 às 10h02

A Jaguar é uma marca muito tradicional na produção de esportivos e de sedãs — muitos com mecânica dos esportivos. Mas o mundo mudou e a marca também, um executivo confirmou que a partir do segundo semestre de 2024 ela só irá fazer SUVs.

Até junho, serão seifados os sedãs XE e XF junto do cupê F-Type. Restarão na linha da Jaguar os SUVs E-Pace, F-Pace e I-Pace, sendo esse último um elétrico.

jaguar xf seda e perua
O XF é um dos carros que irão sair de linha em breve, tanto o sedã quanto a perua

VEJA TAMBÉM:

Quem confirmou o fim dos sedãs e cupês foi Joe Eberhardt, presidente da Jaguar Land Rover (JLR) nos EUA em entrevista a revista Road And Track. Ele diz que a produção até a data deverá criar um suprimento de carros por até mais de um ano.

A situação da Jaguar hoje é periclitante, sua gama está parada no tempo e não existe previsão para lançamentos importantes em breve. O tradicional sedã topo de linha XJ deixou de ser produzido em 2019 e um sucessor elétrico estava pronto para ser lançado, com a versão final rodando em testes, mas foi cancelado.

A Jaguar já havia anunciado em 2021 que seria uma marca apenas de carros elétricos em 2025, usando a plataforma do I-Pace para toda a família. Porém não voltaram a tocar nesse assunto e o único elétrico da família está defasado.

jaguar f type conversivel 2021azul bluefire em estrada
F-Type pode ser o último esportivo da marca

Por outro lado, a irmã Land Rover vai de vento em popa. A moda dos SUVs, os novos modelos com desenho bem trabalhado e a imagem de referência em luxo do Range Rover estão sustentando a JLR.

Atualmente, a Jaguar prepara uma nova plataforma para carros elétricos, chamada de JEA. Ela promete carros com autonomia de 690 km e potência acima de 600 cv.

Essa mudança de chave na marca indica que ela irá fazer uma revolução, mudando toda a sua imagem. De certo modo, isso era necessário, pois a Jaguar estava apagada no mercado de luxo, porém existe o risco da mudança não pegar e a marca terminar de ir para o buraco.

O fato dos carros elétricos estarem decrescendo no mercado europeu e de marcas que prometeram ser 100% elétricos terem voltado atrás atenua isso. Enquanto a Jaguar não decide o que quer da vida, vamos apreciar o belo Mark 2 do Boris, que é um sedã com motor de esportivo e histórico nas pistas de corrida:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário