Fim dos SUVs? Kia prevê que a moda dos utilitários esportivos está com os dias contados

De acordo com designer da Kia, público quer ver mais desenvolvimento e tecnologia nos carros, e, por isso, os SUVs estão com dias contados

kia sportage 2023 verde visto de lado
Kia acredita que um novo segmento deve se tornar mais atraente para o público (Foto: Kia | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 26/06/2023 às 11h02

Atualmente, as montadoras estão oferecendo cada vez menos modelos hatch e sedan em sua gama de veículos, e estão focando cada vez mais nos SUVs, para atender a demanda do mercado. No entanto, Karim Habib, chefe de design da Kia, essa tendência está em declínio, e a empresa já estuda qual carroceria pode substituir os utilitários esportivos.

De acordo com o designer da Kia, as montadoras precisam repensar os modelos tradicionais, pois p público quer ver o desenvolvimento e o progresso tecnológico nos carros. De acordo com Habib, existem maneiras de aproveitar mais o espaço do que em um SUV, e usou como exemplo o Carnival – modelo que recebeu características de crossover, mas segue como uma minivan.

VEJA TAMBÉM:

A Kia informa que, agora, as montadoras terão inúmeras possibilidades para reinventar uma carroceria que atenda aos pedidos dos clientes – ainda mais considerando as possibilidades oferecidas pelos modelos elétricos, uma vez que carros com essa propulsão não demandam túneis de transmissão e espaços desenvolvidos no capô.

A queda de popularidade nos SUVs foi notada por uma pesquisa realizada pela Automotive News. De acordo com os resultados levantados no primeiro trimestre deste anos, nos Estados Unidos, a demanda por esse tipo de veículo se manteve no mesmo nível. Foi a primeira vez, em um período de 20 anos, em que a procura não cresceu. Nesse mesmo cenário, as vendas de veículos de passeio cresceram em 2%.

Os especialistas apontam como uma das possibilidades para esse ‘congelamento’ no crescimento do mercado de SUVs seja o problema no fornecimento de componentes. Desde 2020 o setor automotivo tem sofrido com a falta de chips semicondutores, e modelos muito tecnológicos e sofisticados acabaram ficando com uma fila de espera de meses. Isso pode ter obrigado o consumidor a voltar a atenção para modelos populares.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário