Ram 1500 troca motor V8 por seis em linha biturbo e fica mais luxuosa

A picape grande recebeu uma renovação de meia vida com mudanças importantes, para se manter atual diante da Ford F-150 renovada

ram 1500 tungsten 2025 vermelha frente parada em floresta
Nova versão de topo se chama Tungsten (Fotos: Ram | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/11/2023 às 19h02

A linha 2025 da Ram 1500 foi lançada nos EUA com grandes novidades. O motor V8 5.7 Hemi saiu de cena e foi trocado pelo seis cilindros em linha 3.0 biturbo da família Hurricane.

As novidades não param por aí, o exterior recebeu um face-lift, o interior foi renovado e novas versões foram criadas. As mudanças chegaram em boa hora, pois a rival Ford F-150 também recebeu uma reestilização em 2023.

ram 1500 tungsten 2025 vermelha traseira parada
O desenho da carroceria ficou mais aerodinâmico, porém sem perder a imponência

VEJA TAMBÉM:

O motor Hurricane 3.0 biturbo supera o antigo V8 Hemi em todas as métricas: produz 426 cv e 63,5 kgfm, contra os 400 cv e 56,5 do veterano. Também será oferecida uma versão mais forte do seis em linha, batizada como HO, que rende 548 cv e 72 kgfm.

Esse motor estreou anteriormente no Jeep Wagoneer, um SUV grande feito sobre o chassi da Ram 1500. Ele é fruto de uma família modular de motores que inclui o 2.0 turbo de quatro cilindros que é usado pela Rampage nacional.

Também é oferecido o V6 3.6 Pentastar aspirado, com 309 cv. Ao contrário das concorrentes, a Ram 1500 não traz um motor turbo de menor deslocamento como alternativa de entrada.

A Ram 1500 ficou ainda mais luxuosa

O novo nome da versão topo de linha a Ram 1500 é Tungsten, em alusão ao metal tungstênio. Parece ser uma resposta à Ford F-150 Platinum. Será que a Chevrolet irá entrar nessa briga de metais com o ródio ou algum outro elemento?

Junto desse novo nome, a versão mais luxuosa da 1500 passou a contar com acabamento ainda mais refinado. Os bancos são forrados em couro Natura Plus e possuem massageador, o teto usa suede e no painel são usados detalhes em alumínio polido. Nos modelos Big Horn e Lone Star é utilizada madeira de verdade.

O sistema de som é chamado de “ultra premium”, traz assinatura da Klipsch e utiliza 23 alto-falantes espalhados pela cabine. No comando disso está a central multimídia Uconnect 5, com tela de 14,5 polegadas. Opcionalmente pode vir uma tela de 10,25 polegadas para o passageiro dianteiro, assim como no Jeep Grand Cherokee 4xe vendido no Brasil.

A Ram 1500 já oferecia painel digital, porém agora com o face-lift essa tela foi atualizada. Novos grafismos e funções foram adicionados.

Como fica o Brasil?

A Ram 1500 é vendida no Brasil tendo o motor V8 como apelo, com essa renovação fica incerto o futuro do modelo por aqui. O novo seis cilindros em linha oferece ainda mais desempenho e maior economia de combustível, ficando atrás apenas na falta do som borbulhante do Hemi.

Essas melhorias na cabine certamente irão parar nas grandalhonas 2500 e 3500, que manterão o motor Cummins turbodiesel. Quem está com o futuro incerto é a Ram Classic.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário