Lewis Hamilton troca Mercedes por Skyline GTR (R34)

Depois de uma temporada difícil, o heptacampeão inglês, Lewis Hamilton, grava vídeo literalmente fritando lendário Nissan Skyline GT-R R34

nismo nissan skyline r34 gtr z tune 2005 frente movimento cinza
O Nissan Skyline GT-R R34 é um dos mais famosos esportivos japoneses (Fotos: Nissan | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 24/11/2022 às 19h03

O piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, não teve uma boa temporada na Fórmula 1 em 2022. E para aliviar o estresse, o britânico resolveu fazer o que todo mundo faz: acelerar um supercarro.

A máquina em questão não é nenhum bólido da Estrela das Pontas, mas um mitológico Nissan Skyline GT-R (R34), raro esportivo japonês que se tornou um ícone da cultura pop, depois de figurar em games com “Gran Turismo” e filmes como “Velozes & Furiosos”. E Hamilton levou o “Godzilla” ao limite.

VEJA TAMBÉM:

O vídeo pulicado no perfil do piloto no Instagram, mostra diferentes momentos da pilotagem. Com action câmeras montadas em diferentes pontos da carroceria, o vídeo registra o rolê, com direito a power slide, fritada de pneus com fumaça entrando na cabine pelo trambulador.

O Skyline GT-R R34

O Nissan Skyline GT-R R34 é a quinta geração do esportivo japonês. Ele foi lançado em 1999 e ficou em linha por apenas três anos.

Com menos de 12 mil unidades fabricadas, o R34 se tornou uma lenda entre os esportivos japoneses. E não foi apenas pelo volume modesto, mas por ser um carro praticmente exclusivo para o mercado nipônico e demais praças de mão inglesa, como Reino Unido, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura.

nismo nissan skyline r34 gtr z tune 2005 traseira cinza
Aerofólio integrado e as lanternas redondas são elementos característicos do GT-R

O R34 foi equipado com dois motores, partindo da unidade seis cilindros em linha 2.6 biturbo. Ele também recebeu um bloco expandido com 2.8 litros de deslocamento. A potência declarada era de 280 cv, para atender ao limite imposto pela legislação japoensa.

No entanto, reza a lenda que ele entregava mais do que isso. Para todas as versões a transmissão é uma unidade Getrg 233 manual de seis marchas. A tração é integral.

nismo nissan skyline r34 gtr z tune 2005 motor
Motor seis cilindros de 280 cv do GT-R R34 é uma lenda entre os modelos nipônicos

Um dos destaques do R34 era a tela de LCD instalada na parte superior do painel. Algo revolucionário em 1999. Mas não se tratava de um acessório de entretenimento.

O display fornece dados em tempo real de potência, torque e demais leituras durante a condução (ou pilotagem). No vídeo do Hamilton dá para ver a telinha em ação.

nismo nissan skyline r34 gtr z tune 2005 interior
Tela de LCD traz informações de performance do esportivo

O mito em torno do R34 cresceu depois de 2002. O bólido saiu de linha sem um sucessor definido. A Nissan só apresentou a atual geração do Godzilla em 2007, mas sua produção só teve início em 2009. Tudo isso só fortaleceu a imagem do Skyline.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário