Marcello Gandini, criador do Lamborghini Miura, morre aos 85 anos

O famoso designer italiano foi responsável por muitos esportivos icônicos como também alguns carros populares que motorizaram a Europa

marcello gandini com lamborghini miura parado em rodovia alpina europeia
Ele criou o Miura, primeiro carro de rua com motor central (Foto: Lamborghini | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/03/2024 às 19h02

O genial designer italiano Marcello Gandini faleceu nessa quarta (13) aos 85 na cidade de Turim. Segundo o portal Carscoops, a imprensa local divulga apenas que ele sofreu uma morte súbita.

VEJA TAMBÉM:

Marcello Gandini foi responsável por criar alguns dos carros mais icônicos da indústria automotiva mundial: o Lamborghini Miura, a Alfa Romeo Montreal, o Renault 5, o Fiat X1/9, o primeiro BMW Série 5, Lancia Stratos, o primeiro VW Polo, o Bugatti EB110 e até mesmo o caminhão Renault Magnum.

Uma das criações mais icônicas de Gandini está na garagem do Boris:

O designer nasceu em 1938, na cidade de Turim, na Ttália. Sua carreira começou quando procurou Nuccio Bertone, chefe do estúdio Bertone, em 1963. Um de seus primeiros trabalho foi o Lamborghini Miura, que foi o primeiro superesportivo de motor central.

Ele também criou o as portas tipo tesoura, no conceito Alfa Romeo 33 Carabo. Elas foram usadas em carros de rua em outra criação de Marcello Gandini, o Lamborghini Countach. O italiano foi responsável por muitos carros icônicos dessa marca: Espada, Jarama, Urraco, Diablo e os conceitos Marzal, P147 Acosta e P140.

A belíssima Alfa Romeo Montreal, que faz parte da coleção de nosso publisher Boris Feldman, também foi desenhado por Marcello Gandini. O designer fez o conceito e depois a versão de produção, que manteve as persianas retráteis que cobrem parte dos faróis.

Marcello Gandini foi genial pois não trabalhou apenas com esportivos. Em seu portfólio existem carros urbanos bastante celebrados, como o Autobianchi A112, o Renault 5 (e sua versão Turbo de motor central), o Audi 50, o primeiro VW Polo, o sedã familiar Fiat 132 e o Citroën BX.

O veículo que mais diferente na lista de criações de Gandini é o caminhão Renault Magnum. Esse pesado inovou quando foi lançado em 1990 devido ao seu estilo e por ter a primeira cabine com o assoalho 100% plano. O modelo era tão inovador que durou até 2013.

Marcello Gandini ainda estava na ativa mesmo com 85 anos de idade. Ele trabalhava em um projeto com o museu do automóvel de Doha, no Qatar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
David Mazzuca 14 de março de 2024

Sei fui louco pelo Lamborghini Countach, desde o Filme Cannonball run (Quem não corre Voa – Br).

Avatar
Eduardo Melo 13 de março de 2024

Uma grande perda!
Tive o prazer em assistir “Lamborghini: O Homem por detrás da Lenda” que conta um pouco da história da criação do icônico Miura, que inclusive tive o prazer de encontrar uma miniatura Hotwheels e comprar para meu filho, e contar a história por trás do lindo carro.
Em quanto isso, os alemães da VW fazem o mesmo desenho dos carros dês de 2000 até hoje e tem gente que gosta…. Gosto não se discute, mas criatividade e ousadia sim, vide Hyundai!

Avatar
Deixe um comentário