Mazda aposta que baterias pequenas e baixa autonomia é o futuro do elétrico

Mazda acredita que o futuro dos carros elétricos é mesmo ter pouca autonomia, já que eles foram criados para cumprir apenas os trajetos curtos do dia a dia

logo mazda aposta carro eletrico baixa autonomia pequena bateria
CEO da marca acredita que as pessoas ainda não entendera o propósito do elétrico (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 09/02/2023 às 17h03

Um dos grandes problemas dos carros elétricos atualmente está relacionado à baixa autonomia e pouca infraestrutura para carregamento, mas a a Mazda acredita que isso acontece porque as pessoas ainda não entenderam o propósito do veículo de zero emissões.

Isso porque de acordo com o CEO da marca nos Estados Unidos, Jeffrey Guyton, os modelos com baterias grandes e de alta autonomia estão com os dias contados.

Essa fala, inclusive, reflete bem o conceito do Mazda MX-30, um modelo elétrico moderno, mas que tem como um dos maiores obstáculos para as vendas a baixa autonomia – embora a marca tenha anunciado uma versão com extensores de autonomia.

VEJA TAMBÉM:

Mas para o executivo, o carro elétrico deve servir apenas para cumprir as suas viagens diárias – como de casa para o trabalho, buscar crianças na escola, etc. E quando as pessoas usam como parâmetro o alcance de um veículo a combustão, o propósito do zero emissões se perde.

Quando os motoristas entenderem isso [que o elétrico é para trajetos curtos], eles também entenderão que um carro elétrico com uma bateria pequena e um alcance menor do que o desejado será a solução ideal”.

Jeffrey ainda acredita que, com o tempo, à medida que o carro elétrico for se popularizando, o consumidor terá uma visão diferente a seu respeito e entenderão que utilizá-lo em viagens muito longas será algo totalmente desnecessário.

O lado bom desse pensamento do CEO da Mazda é que, com menor capacidade, as bateriam vão demorar menos para serem carregadas, e as estações de carregamento serão ainda mais acessíveis.

Além disso, os recursos para construir os componentes de um carro elétrico serão mais bem aproveitados. Afinal, com baterias menores, mais modelos poderão ser produzidos em uma velocidade maior, o que vai aumentar a velocidade do processo de eletrificação.

Mas, em contrapartida, os consumidores vão precisar ter mais de um carro em casa (seja ele a combustão ou um elétrico com autonomia considerável). Afinal, como serão feitas as viagens entre uma cidade e outra, por exemplo?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário