Classe G elétrico: Mercedes apresenta versão a bateria o SUV

Mercedes-Benz G580 with EQ Technology recebeu um motor para cada uma das rodas, que somam 580 cv para encarar off-road em gastar combustível

mercedes benz g580 eq classe g eletrico frente e lateral off road
Mercedes G580 EQ dispensa eixo cardã, diferenciais e até caixa de redução (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 20/05/2024 às 19h03

A Mercedes-Benz lançou a linha 2025 do Classe G. Para os menos atentos, ele é igual ao Classe G de 1979. Quadradão, dobradiças expostas, cara de mau e outros detalhes perenes desse 4×4 milionário.

VEJA TAMBÉM:

A grande novidade é que a linha 2025 conta com a inédita versão G580 with EQ Technology, um nome comprido que podemos simplificar como Class G elétrico. A acaba de ser revelada e praticamente não tem diferenças visuais em relação ao restante da linha.

O que muda basicamente é a grade frontal. Com acabamento fechado que é padrão na família elétrica EQ, é imperceptível quando visto de perfil.

Classe G elétrico tem quatro motores

O G580 tem como principal destaque seu conjunto formado por nada menos que quatro motores. É uma unidade elétrica para cada roda. Assim, todo gerenciamento de torque é feito de forma bem mais simples, sem eixo cardã, diferenciais, caixa de redução e demais engenhocas presentes nas versões a combustão, cada motor entra em ação quando é preciso.

mercedes benz g580 eq classe g eletrico frente e lateral
O que difere o G580 elétrico das demais versões é apenas a moldura no lugar da grade do radiador

O sistema demanda a tração de cada uma das rodas de forma independente. Claro que o G580 conta com uma sofisticada instrumentação que é capaz de identificar quais delas têm ou não aderência, qual precisa de mais ou menos força.

Tudo isso para garantir aplicação fora de estrada tão precisa como nos modelos com motores térmicos. A diferença é que não há uma gota de gasolina queimada.

Segundo a Mercedes-Benz, as baterias do G580 entregam o equivalente a 580 cv, uma potência expressiva diante dos 450 cv da versão G500.

Para dar conta dos motores, o G580 foi equipado com baterias que, segundo o padrão europeu (WLTP) permitem até 470 km de autonomia. No mercado europeu, o Classe G elétrico parte de 142 mil euros, no Velho Mundo. Por aqui, caso seja importado, não custaria menos que R$ 2 milhões.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário