Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do Grupo Caoa

Empresário se tornou um dos grande nomes do setor automobilístico no Brasil; ele tinha 77 anos e passava por tratamento de saúde

Por AutoPapo 14/08/21 às 10h49
carlos alberto de oliveira andrade fundador do grupo caoa
Carlos Alberto de Oliveira Andrade atuava no setor automobilístico desde 1979 (Foto: Grupo Caoa | Divulgação )

Morreu neste sábado (14) o executivo Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e presidente do conselho do Grupo Caoa. Ele tinha 77 anos e faleceu em São Paulo (SP) durante o sono. De acordo com nota emitida pela empresa, o administrador “estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde”.

VEJA TAMBÉM:

Carlos Alberto de Oliveira Andrade era um dos maiores empresários do setor automobilístico do país. Atualmente, o Grupo Caoa representa as marcas Chery, Subaru e a gama de veículos importados da Hyundai. O conglomerado também é o maior concessionário Ford da América Latina. Ainda segundo a nota oficial, “a empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos”.

Trajetória de Carlos Alberto de Oliveira Andrade

Médico por formação, Carlos Alberto de Oliveira Andrade começou a atuar no mercado automobilístico em 1979, quando adquiriu uma concessionária Ford em Campina Grande (PB). O negócio teve motivação inusitada: a autorizada estava com dificuldades financeiras, e o então cirurgião corria o risco de não receber um veículo Landau que havia comprado.

A trajetória do empresário inclui também uma passagem com a Renault. Entre 1992 e 1998, o Grupo Caoa foi importador da marca no Brasil. A parceria chegou ao fim quando a matriz decidiu encampar as operações brasileiras e construir uma fábrica própria em São José dos Pinhais (PR).

A última grande empreitada de Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi a de assumir as operações locais da Chery, em 2017. Rebatizada de Caoa Chery, a empresa reposicionou a gama de produtos e investiu na expansão da rede assistencial. No ano passado, a marca anunciou crescimento de 35% no mercado nacional.

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Carlos de Lima 14 de agosto de 2021

Uma triste notícia, que esse visionário e empreendedor descanse em paz.

Avatar
Deixe um comentário