Honda recusou que moto sua fosse usada em Top Gun por segurança

As negociações da marca com o estúdio estavam avançadas, porém os japoneses priorizam a segurança até na ficção

tom cruise maverick top gun moto kawasaki
Já imaginou essa cena com uma VFR 750 branca? (Foto: Paramount Pictures | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/09/2023 às 14h02

O filme Top Gun, de 1986, virou um clássico de forma instantânea. O carisma do jovem Tom Cruise, as cenas de ação com caças F-14 Tomcat, a trilha sonora e a motocicleta Kawasaki GPZ900R vieram marcos dos anos 80. Porém, era para o protagonista pilotar uma Honda.

Segundo o portal CarBuzz, representantes da marca contaram sobre como a Honda recusou a participação em Top Gun. A montadora japonesa foi a primeira escolha do estúdio para fornecer a motor do protagonista.

VEJA TAMBÉM:

As negociações já estavam avançadas, a manete do freio foi acionada quando as cenas da moto foram descritas. Pete “Maverick” Mitchell iria pilotar sem usar capacete, o que vai contra os ideais de segurança da Honda. Por isso, a marca pulou fora e a Kawasaki entrou.

  • Na época, o estado da Califórnia, onde o filme se passa, permitia pilotar motocicletas sem capacetes. Ou seja, no filme não havia ilegalidades.
  • A Honda faz questão de sempre colocar modelos com capacete nas fotos de divulgação de suas motos, mesmo se forem estáticas.
  • Como a moto usada por Tom Cruise em Top Gun foi uma Kawasaki, na sequência lançada em 2022 foi usada a moderna Ninja H2. Com o protagonista pilotando mais uma vez sem capacete.
  • Essa preocupação da Honda com segurança não é apenas com motocicletas. Ela não permitia usar seus carros em jogos de corrida onde haviam perseguição policial.
  • Isso só mudou com o Need For Speed de 2015. Jogadores mais atentos devem lembrar que havia Civic e S2000 na série Underground, mas eles estavam ausentes no Most Wanted e Carbon, retornando apenas em Pro Street.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Carlos Basile 1 de outubro de 2023

A despeito das opiniões sobre a marca da moto, existe aí um perfil de nunca associar seu nome a algo que possa dar errado.
É a mesma coisa com o Yakult de 1 L. Já notaram que diversas marcas vendem Leite Fermentado em garrafas grandes, mas a Yakult não tem?
Perguntem-se qual é o motivo!

Avatar
Sérgio Ramos 1 de outubro de 2023

Eu sempre tive motos Honda, essa que eu estou agora já faz mais de 18 anos, se vc fazer manutenção todo ano, com certeza vc não vai ficar a pé. A marca já diz tudo “Honda” as asas da liberdade 😃

Avatar
Saulo Venâncio 29 de setembro de 2023

A Honda é tão ruim que inventou a história do capacete para encobrir que seus produtos no geral sempre tem defeitos catastróficos manifestados nos diversos grupos nas redes sociais como o #Honda_nunca_mais no Facebook e Instagram.

Avatar
Deixe um comentário