Motoristas bêbados são obrigados a limpar necrotério em Taiwan

As autoridades de Kaohsiung esperam que as obras públicas em um local tão sombrio façam os infratores pensarem na segurança rodoviária

motoristas bebados limpam necroterio taiwan 4
Limpar gavetas de cadáveres foi uma das punições (Fotos: Divulgação)
Por AutoPapo
26 de janeiro de 2022 12:03

Cansadas de lidarem com motoristas bêbados, autoridades da cidade de Kaohsiung, em Taiwan, resolveram puní-los de uma maneira pouco usual, mas de muito impacto: eles foram obrigados a prestar serviços comunitários limpando o necrotério local como a sala de crematório e os freezers para conservação dos corpos.

VEJA TAMBÉM:

No mês passado, Kaohsiung foi abalada por um acidente de carro causado por um motorista bêbado, que deixou um pai de família morto e outras três pessoas feridas. O prefeito Chen Qimai anunciou que os condenados por dirigir embriagado ou por adiamento do processo devem realizar o serviço de trabalho social nas funerárias locais como punição.

Alguns dias atrás, o primeiro grupo de 11 motoristas bêbados passou pela punição. Um deles falou com a imprensa local: “Eu limpei a porta do freezer e percebi que poderia haver cadáveres humanos lá dentro”, disse uma das pessoas acusadas de dirigir embriagada . “Eu nunca estive perto da morte, e foi perturbador. Eu realmente preciso ter cuidado ao dirigir no futuro, e não devo beber e dirigir na estrada.”

O secretário de Assuntos Civis, Yan Qingzhi, disse que o governo da cidade implementa estritamente medidas de tolerância zero para dirigir embriagado.

As autoridades esperam que, por meio da implementação de serviços e experiências trabalhistas, como limpeza de funerárias, os moradores se mantenham vigilantes, respeitem a vida dos outros, acabem com a direção embriagada, melhorem a segurança rodoviária e respeitem os direitos e interesses dos transeuntes.

Lei Seca no Brasil

No Brasil, a lei 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca, alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passando a proibir a condução de veículo automotor, na via pública, estando o condutor com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

Antes, não havia previsão em lei do teor alcoólico necessário para a caracterização do crime, bastando que o motorista estivesse sob a influência de álcool.

Em dezembro de 2012, foi sancionada a lei 12.760, aprovada pelo Congresso Nacional, com nova alteração no CTB, que estabeleceu tolerância zero ao álcool e reforçou os instrumentos de fiscalização do cumprimento da Lei Seca: provas testemunhais, vídeos e fotografias passaram a ser aceitos como provas de que um motorista dirige sob efeito de álcool.

Quem dirige embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70, e o valor dobra se o motorista for flagrado novamente dentro de um ano. O condutor terá seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, além de ter o veículo recolhido, caso não se apresente condutor habilitado e em condições de dirigir.

Boris fala sobre as multas autossuspensivas:

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco Roberto Santangelo 26 de janeiro de 2022

São punições como essa que, além do impacto psicológico causado ao infrator, lhe fará pensar nas famílias destruídas e no sentimento de culpa por ter causado um dano como esse.

Avatar
Deixe um comentário