Fique esperto: Carro sujo renderá multas em Congonhas

Segundo um decreto municipal, quem rodar com um carro sujo em Congonhas poderá levar uma multa no valor de R$ 130 mais quatro pontos na CNH

porsche taycan 4s cross turismo azul traseira parado sujo de terra
Se não gastar lavando irá gastar com a multa (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/09/2022 às 19h02

Ter o carro sujo é um grande inconveniente, mas não atrapalha no funcionamento do veículo. A prefeitura de Congonhas, na região do Alto Paraopeba em Minas Gerais, decidiu que irá multar quem transitar pelas ruas da cidade o carro sujo.

Segundo o Decreto nº 6.094, de 10 de dezembro de 2014, é proibido o tráfego de veículos com potencial de causar danos a pessoas e vias públicas, através da sujeira provocada por deposição de resíduos de minério. Em épocas chuvosas, como o atual período do ano, aumenta a probabilidade dos carros ficarem sujos.

VEJA TAMBÉM:

A prefeitura autorizou a aplicação de multas no valor de R$130,00 e quatro pontos na CNH pela guarda municipal aos carros sujos de minério. Segundo o decreto, sujeira causada por esse elemento pode trazer impactos ao meio-ambiente e a saúde dos moradores.

A cidade de Congonhas ficas às margens da BR-040 em um trecho com alto volume de tráfego de caminhões que transportam minério. A rodovia fica suja com o material e isso acaba sujando também os carros que passam por lá. Em dias chuvosos a situação fica ainda pior.

O decreto também proíbe carros e caminhões vindos de mineradoras. Quem tiver planos de visitar a cidade dos profetas, pare em um posto antes de adentrar em Congonhas para checar se o veículo está sujo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Antonio de Castro e Silva Soares 8 de outubro de 2022

Este tipo de multa é 100% ILEGAL. Os carros que circulam no território nacional só podem ser multados por transgressão aos artigos do Código de Trânsito Brasileiro. Se cada município resolver aplicar multas aos veículos como bem quiserem e entenderem, logo veremos veículos, dependendo de onde estão trafegando, serem multados não apenas por estarem sujos, mas por exemplo, porque são pintados de vermelho, porque tem um pequeno risco na pintura, porque o carro não tem teto solar, porque os pneus tem ou não tem faixa branca, etc, etc… Já pode isso no Brasil?

Avatar
Eduardo 7 de outubro de 2022

No mínimo curioso. Se deixar o carro sujo, multa do dpto de trânsito. Se lavar, multa da Cia de água e saneamento.

Avatar
rfEU 1 de outubro de 2022

Isso aí tá com cara de armação. Vai ver o prefeito é dono dos lava jatos da cidade… só pode.

Avatar
Daniel 1 de outubro de 2022

Não sabem mais o que inventar pra tirar dinheiro do povo…

Avatar
José Everaldo 30 de setembro de 2022

Que absurdo! Como vão identificar se o carro está sujo de mineiro ou quaisquer outras coisas? Isso parece mais armadilha para alimentar a indústria da multa

Avatar
Deixe um comentário