Nova fábrica da Ford irá produzir baterias de ferro-lítio

A nova planta iniciará sua produção em 2026 e pretende viabilizar e alimentar o veículos elétricos da marca em sua próxima geração

Logo da Ford - Nova fábrica da Ford
Ford e seus parceiros em tecnologia de baterias já somam um investimento de US$ 17,6 bilhões na produção de veículos elétricos e baterias nos EUA desde 2019 (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 14/02/2023 às 14h03

Serão US$ 3,5 bilhões (mais de R$ 18 bilhões) investidos na nova fábrica da Ford focada na produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). A planta, denominada de BlueOval Battery Park Michigan, será instalada em Marshall, Michigan, nos Estados Unidos.

A fábrica será uma subsidiária da marca e iniciará sua produção em 2026, sob o plano da Ford de produzir 600.000 veículos elétricos por ano até o final deste ano e 2 milhões globalmente até o final de 2026, uma parte do seu plano Ford+.

VEJATAMBÉM:

Segundo o presidente executivo da Ford, Bill Ford:

“Estamos comprometidos em liderar a revolução dos veículos elétricos e isso significa investir em tecnologia e empregos que nos manterão na vanguarda dessa transformação global na indústria. Também estou orgulhoso por termos escolhido nosso estado natal, Michigan, para este importante centro de produção de baterias”, afirma.

A introdução de baterias LFP permitirá à Ford aumentar a produção de veículos elétricos e oferecer mais opções aos clientes, ajudando também a sua divisão de veículos elétricos, Model e, a atingir a meta de uma margem EBIT de 8% até 2026.

As baterias LFP, além de serem mais baratas de produzir que as de níquel-cobalto-manganês (NCM), também permitirão reduzir os custos logísticos e tarifários com a sua localização nos EUA.

O presidente e CEO da marca, Jim Farley, também falou sobre a nova fábrica da Ford:

“A linha de veículos elétricos da Ford gerou uma demanda enorme. Para atender o maior número possível de clientes, somos a primeira montadora a se comprometer a fabricar baterias NCM e LFP nos Estados Unidos. Estamos cumprindo os nossos compromissos com a expansão da produção de baterias LFP e NCM e milhares (e em breve milhões) de clientes começarão a colher os benefícios dos veículos elétricos Ford com tecnologias de bateria duráveis e de ponta, que se tornarão mais acessíveis ao longo do tempo” pontuou.

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3 Comentários
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Diego 15 de fevereiro de 2023

A Ford, e as demais montadoras, precisam fabricar carros pra hoje, e não para o futuro. A Tesla só se tornou realmente grande quando a tecnologia elétrica se tornou minimamente viável. No futuro realmente poderá ser viável o motor a hidrogênio (que também é elétrico), e eu acredito nisso. Cada tecnologia no seu tempo.

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luiz 14 de fevereiro de 2023

a ford sendo mal dirigida, pois o futuro nao vai ser o carro eletrico, ate a tesla ja divulgou que vai ser motor a hidrogenio, vai ser a falencia da ford.

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Marco Moreira 15 de fevereiro de 2023

O Hidrogenio ainda não é competitivo. Por que ele não tem bom rendimento, pq ele desperdiça muita energia pelo calor da combustão. Um carro eletrico 80% vira movimento, contra 40% do Hidrogênio.. É claro que em veiculos grandes como aviões, trens e navios o Hidrogênio tem vantagem. Pq ele consegue grande potência com pouco peso e o Hidrogênio também é forte no aquecimento industrial, como caldeiras. Então o Hidrogenio será usado em coisas grandes. Em coisas pequenas como carros e caminhoes a bateria eletrica é muito superior. E duvido que o Musk tenha dito isto. Ele odeia Hidrogênio. Quem falou que acreditava no Hidrogênio foi o presidente da Toyota.

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