Você se lembra do Lada Niva? Nova geração virá ainda mais bruta

Era para a nova geração ser um SUV derivado de carro como o Renault Duster, porém os planos mudaram e o Niva continuará sendo um jipinhp

lada 4 4 vision conceito frente
Terá tração 4x4 com reduzida (Foto: Lada | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/06/2023 às 14h02

O valente Lada Niva está prestes a completar 50 e ganhará uma nova geração. O novo modelo já estava sendo desenvolvido pela AutoVAZ em parceria com a Renault, utilizando a mesma plataforma CMF B – LS das novas gerações de Logan e Sandero — e que virá para o Brasil em um SUV compacto.

A Renault saiu da Rússia após o início do conflito com a Ucrânia começar, o que fez a AutoVAZ mudar os planos. A plataforma CMF – B LS é para carros com motor transversal e tração dianteira, ou seja, o o Niva deixaria de ser um jipinho para virar mais um SUV com aptidões limitadas no fora de estrada.

VEJA TAMBÉM:

O novo projeto da Lada que está em desenvolvimento mantém as origens, o site Auto.Ru diz que ele terá caixa de transferência com reduzida. O papel de SUV urbano ficará para um modelo derivado do sedã Vesta.

  • A Lada produz hoje o Niva em duas carrocerias: o Legend é baseado no modelo original de 1977 enquanto o Travel utiliza uma carroceria de desenho mais modernos, porém com a mesma plataforma antiga e medidas mais compactas.
  • O novo modelo irá substituir ambos, unificando a família Niva.
  • Segundo o CEO da AutoVAZ, Maxim Sokolov, o Lada Niva original irá completar o aniversário de 50 anos em 2027, portanto a nova geração só chegará após essa data.
  • A Lada também está desenvolvendo um sucessor para o o sedã compacto Granta, chamado Iskra, com a plataforma CMF B – LS da Renault.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
orceso 29 de junho de 2023

São tão bons. que não existem mais rodando em nossas ruas.

Avatar
Ruy 28 de junho de 2023

A Lada quanto esteve por aqui foi um sucesso absoluto de vendas. Houveram sim problemas de falta de peças mas porque os concessionária (por não terem experiência com veículos), não abasteciam seus estoques de peças que diga-se de passagem sobraram nos estoques da importadora.
Seus veículos eram compatíveis com os nossos da época e sempre mais completos por preço menor.
Sua qualidade era comprovada pois eram vendidos em mais de 150 países como Alemanha, Portugal, Espanha, Canadá…
Hoje seus veículos são mais atuais e com certeza fariam novamente sucesso por aqui pois com certeza se daria mais atenção ao fornecimento de peças aos concessionários.

Avatar
Hellbell 9 de abril de 2024

kkkkk

Avatar
Gueber Laudares de Oliveira 27 de junho de 2023

Hoje o mercado brasileiro é bem diferente daquela época, o que me faz crer que se não melhoraram substancialmente seus produtos, não irão obter resultados positivos, pois o passado os condenam.

Avatar
Gueber Laudares de Oliveira 27 de junho de 2023

A Lada só conseguiu entrar em nosso mercado devido a falta de veículos na época, ocasião do lançamento do carro popular.,

Avatar
Paulo henrique Guedes 26 de junho de 2023

A lada foi um fracasso aqui no Brasil seus carros não tinha peças de reposição foi uma verdadeira bomba.. Espero que agora não seja assim

Avatar
Deixe um comentário