Mercedes-Benz passa a ser a marca mais premiada em Pebble Beach

O 540K Special Roadster 1937 que pertenceu ao Xá do Afeganistão recebeu o prêmio de Best Of Show no mais importante evento de clássicos

mercedes benz 540k special roadster 1937 pebble beach concours delegance
Esse carro ficou escondido na embaixada do Afeganistão em Paris durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Pebble Beach Concours d’Elegance | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 21/08/2023 às 13h02
Atualizado em 21/08/2023 às 14h16

Pelo segundo ano consecutivo, um carro da Mercedes-Benz recebeu o consagrador troféu de Best Of Show no Pebble Beach Concours d’Elegance. Na edição de 2023 o premiado foi um 540K Special Roadster de 1937.

Além de ser um belíssimo automóvel, esse Mercedes-Benz da era pré-guerra é uma das três unidades sobreviventes dessa carroceria do 540K. Sua história também é fascinante.

VEJA TAMBÉM:

O primeiro proprietário do 540K Special Roadster premiado em Pebble Beach foi o Xá do Afeganistão. Durante a Segunda Guerra Mundial o carro ficou escondido na embaixada do país em Paris.

Ele só saiu do esconderijo em 1948, quando o Xá deu o carro para seu genro. O novo proprietário rodou com o Mercedes-Benz por alguns anos em Londres e vendeu o veículo.

poster pebble beach concours delegance 2023
Nesse ano foi celebrada a história das linhas S, SS, SSK da Mercedes-Benz (Foto: Pebble Beach Concours d’Elegance | Divulgação)

Hoje o 540K Special Roadster pertence à Patterson Collection, de Louisville no estado do Kentucky, nos EUA. Com essa premiação no Pebble Beach Concours d’Elegance, a Mercedes-Benz superou a Bugatti na quantidade de troféus Best Of Show.

No páreo para o premio estava outros carro da marca, um 710 SS Special Roadster 1930, além de um Alfa Romeo 8C 2300 Corto Figoni Cabriolet 1932 e um Delahaye 165 Figoni et Falaschi Cabriolet 1939.

A mecânica do Mercedes premiado no Pebble Beach Concours d’Elegance

A série 540 era parte da gama de luxo da Mercedes-Benz, ficando abaixo apenas dos suntuosos 770. Ela foi oferecida com três opções de entre-eixos, com o Roadster premiado em Pebble Beach sendo da opção mais curta.

O motor é um oito cilindros em linha, com 5.401 cm³ de deslocamento. O “K” no nome significa que o carro possui um compressor mecânico do tipo Roots, o que resulta em um potência de 180 cv.

O câmbio era de quatro marchas, opcionalmente existia uma caixa de cinco marchas com sincronizador nas três últimas relações. A velocidade máxima é de 180 km/h, um número impressionante para a época.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário