Jovens não acham errado dirigir sob efeito de drogas, revela pesquisa

A parcela de idade que considerou a atitude menos problemática foi a entre 17 e 34 anos, com 1/5 dos pesquisados concordando

exame toxicológico passa ser obrigatório a cada dois anos
As drogas apontadas incluem heroína, ecstasy e cocaína (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/05/2024 às 10h02

Uma pesquisa realizada no Reino Unido apontou que os jovens consideram não haver problemas dirigir sob a influência de drogas classe A. Segundo o governo britânico, essa categoria engloba heroína, metanfetamina, cocaína, ecstasy e ácido lisérgico (LSD).

A pesquisa foi feita pela instituição de caridade IAM RoadSmart, que batalha pela segurança viária no Reino Unido. Os dados apontam que um quinto dos jovem entre 17 e 34 anos consideram ok dirigir após consumir drogas recreativas.

VEJA TAMBÉM:

O consumo de algumas dessas drogas, como a cocaína e o ecstasy, podem causar excesso de confiança e impulsividade. Ao volante de um carro, isso leva a direção perigosa em altas velocidades.

Segundo a revista Auto Express, dados do departamento de transporte britânico apontam que houve um aumento de 60% nos acidentes causados por motoristas sob o efeito de drogas entre 2014 e 2021.

No resultado total, somando todas as faixas etárias, apenas 13% considerou aceitável essa atitude. A pesquisa também indicou que 30% dos motoristas acreditam que não há problemas em dirigir após consumir remédios controlados.

Apesar de não haver restrições legais sobre dirigir sob o efeito de medicamentos, eles também oferecem riscos aos motoristas. Alguns causam redução na capacidade cognitiva, sonolência, fadiga e prejudicam as capacidades motoras.

Segundo o porta voz da IAM Roadsmart, eles estão cobrando ao governo britânico que reforcem a fiscalização e retirem a habilitação de motoristas que forem pegos dirigindo sob influência de drogas. Cobraram também uma reabilitação para motoristas que foram pegos usando entorpecentes.

No Brasil foi proibido dirigir sob influência de drogas. É considerado como infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 17 de maio de 2024

O mal do século: A erquerda psicopata drogada acabando com o mundo…. Pobre Reino Unido!

Avatar
Deixe um comentário