Óculos biópticos podem ser aprovados para processo de tirar habilitação

A proposta que passa pela Câmara dos Deputados se espelha em países que já permitem o uso destas lentes em sua legislação

oculos biopticos
O uso de óculos biópticos já é permitido em países como Estados Unidos, Holanda e Canadá (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 19/04/2024 às 13h02

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2902/21, que autoriza pessoas com deficiência visual a utilizarem tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VEJA TAMBÉM:

O texto em aprovação é do deputado Neto Carletto (PP-BA), que promoveu ajustes na redação original do deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Kataguiri ressalta que Estados Unidos, Holanda e Canadá já possuem normas que admitem o uso de óculos biópticos durante a condução.

Assim, um candidato com acuidade visual abaixo do padrão pode fazer uso das lentes biópticas para atender aos requisitos mínimos de aprovação”, aponta o deputado.

Óculos biópticos

Os sistemas biópticos combinam os óculos normais com um pequeno sistema telescópico. Enquanto a lente dos óculos fornece à pessoa com deficiência visual a visão geral do ambiente, o telescópio a auxilia na rápida localização de detalhes.

Tramitação

A proposta que permite o uso de tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, ainda precisa passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
SEbastião Dominguez Neto 22 de abril de 2024

Isso é de um absurdo tão grande, que nem deveria ser motivo de comentário… as telelupas, ou qualquer objeto ótico de amplificação, da mesma forma que aumenta a imagem, DIMINUI ENORMEMENTE o campo visual ao redor. Sem contar a dificuldade de movimentar a cabeça, quando em uso do auxílio óptico, já que ele provoca um salto de imagem. É perigoso o seu uso para CAMINHAR,,, imagine para dirigir,,,, para variar, o congresso querendo se sobrepor ao mínimo de razoabilidade que a ciÊncia pede.

Avatar
Deixe um comentário