Este é o Volkswagen Polo 1.0 MPI 2023, o modelo de entrada

Foi feito muito alarde para o lançamento do Volkswagen Polo 2023 com motor 170 TSI, mas na base da gama continua existindo o 1.0 MPI aspirado

volkswagen polo 1 0 mpi 2023 cinza frente parado em garagem
Modelo de entrada traz faróis full-LED e quatro airbags (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/10/2022 às 09h02
Atualizado em 05/10/2022 às 15h00

Com o fim do Gol iminente e a Volkswagen já confirmando o Polo Track para substituí-lo em 2023, é de se esperar que o novo Polo que estreia agora tenha perdido a versão de entrada. Mas não foi bem assim, o modelo 1.0 MPI, sem um nome para a versão, continua em produção e foi renovada junto dos irmãos mais caros.

Esse Polo de entrada parte de R$ 82.990, valor superior aos R$ 78,5 mil do 1.0 MPI 2022. Ele ganhou o estilo renovado dos irmãos TSI, já vindo de série com faróis full-LED, lanternas escurecidas e novo desenho na dianteira.

Preços do Polo 2023

Versão preço
MPI 1.0 R$ 82.990
TSI manual R$ 92.990
Comfortline 170 TSI automático R$ 102.990
Highline 170 TSI automático R$ 109.990

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No pacote de equipamentos do Polo 1.0 MPI 2023 foram incluídos os airbags laterais e portas USB do tipo C. O modelo perdeu o vidro elétrico na traseira. O corte de custos vai além, tanto os bancos dianteiros quanto o traseiro trazem encosto de cabeça integrado e sem regulagem. A exceção fica para o do passageiro central traseiro.

Confira a lista de equipamentos do Polo 1.0 MPI:

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo
  • Rádio Compostion Touch (com Bluetooth, MP3 e USB)
  • Porta USB C
  • Alarme
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Rodas de aço de aro 15
  • Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
  • Alerta de frenagem de emergência
  • Freio pós-colisão
  • Airbags laterais
  • Alerta de cinto de segurança

A central Composition Touch é mais simples que a VW Play oferecida como opcional no Comfortline e de série no Highline. Ela traz tela menor, não permite instalar aplicativos e nem receber atualizações remotas. Sua vantagem em relação a central mais cara é ter botões físicos para volume e atalhos, que facilitam a operação com o carro em movimento.

O aspecto do interior é de simplicidade, como é de praxe em todo Volkswagen de entrada. O painel e o volante usam acabamento monocromático cinza, sem ter algum tipo de quebra ou textura diferenciada — como a faixa de plástico pintado dos modelos mais caros. O toque de vivacidade fica nas discretas costuras laranja e detalhes claros dos bancos.

Motor 1.0 MPI não mudou no Polo 2023

A Volkswagen havia atualizado o motor 1.0 aspirado para atender ao Proconve L7 no início de 2022. Com esse face-lift do Polo, o propulsor da versão de entrada seguiu sem atualizações. Ele produz 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina, o torque é de 10,3 kgfm e 9,6 kgfm respectivamente.

O câmbio segue sendo a caixa MQ200 de cinco velocidades. Como o peso subiu pouco, foi de 1.058 para 1.070 kg, o desempenho do compacto não deve ter sido afetado. O dado que a Volkswagen divulga sobre o desempenho é a velocidade máxima de 173 km/h, a melhor da categoria.

Com esse acerto adotado na linha 2022 o Polo 1.0 MPI ficou mais econômico, fazendo quase 11 km/l no ciclo urbano do Inmetro com gasolina. Confira na tabela abaixo o consumo do modelo atual comparado com o anterior a essa atualização:

Versão Consumo urbano (km/l) Consumo rodoviário (km/l)
Polo 1.0 MPI 2023 9,6 (E) 14 (G) 10,9 (E) 15,4 (G)
Polo 1.0 MPI 2021 8,8 (E) 12,9 (G) 10 (E) 14,3 (G)

Como fica o Polo Track?

Polo Track vai substituir o Volkswagen Gol no Brasil
O Polo Track terá desenho diferenciado na dianteira (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Essa simplificada em detalhes como os bancos e a eliminação dos vidros elétricos na traseira podem indicar que o Polo Track será ainda mais simples que o 1.0 MPI. Itens como a central multimídia e os faróis full-LED deverão ser eliminados.

Segundo o Autos Segredos, a simplificação do Polo Track será mais profunda que o corte de equipamentos. O site apura que o carro terá um painel mais simples que o adotado pelos modelos mais caros.

O Polo Track irá substituir o Gol não apenas na gama da Volkswagen como também na fábrica de Taubaté (SP). Essa planta foi adequada em 2022 para poder produzir a plataforma MQB, fazer esse novo carro de entrada e outros modelos futuramente. O resto da linha Polo, incluindo o 1.0 MPI, seguirão feitos em São Bernardo do Campo (SP).

Andamos no Polo 170 TSI, confira as impressões:

Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo

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10 Comentários
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Airplane 7 de outubro de 2022

Precisa falar mais alguma coisa: “Novo Polo 2023 vende 7 mil em menos de 2 horas”, em 07/10/2022, no Notícias Automotivas, by Ricardo de Oliveira !

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Diogo Vezkios 6 de outubro de 2022

Não acredito que a versão 1.0 TSI manual não vem com conta-giros!

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Bob purpurina 5 de outubro de 2022

Arrasou! Lacrou! Bafooooo uiii

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Mario 5 de outubro de 2022

Ai Bicha…

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Fabio 5 de outubro de 2022

Formato de Gol, desenho de Gol, e preço de Polo. Parece mais delicado que a versão anterior. Pelo menos deve vir com o exclusivo engate traseiro.?

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Almeida 5 de outubro de 2022

Se não colocasse o nome seria novo gol!!!

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Airplane 5 de outubro de 2022

A versão 170 TSI manual é excelente para quem gosta de dirigir !
Vide “Aos órfãos do up! TSI: Polo TSI manual é bem melhor | Impressões” no Auto +

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Airplane 5 de outubro de 2022

Enquanto o Track não chega ele (o MPI) é a versão de entrada do Polo !

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Jo 5 de outubro de 2022

Para 78 mil achava ok. Com 83 mil acho mais interessante hb20 e 208. Mas é questão de gosto. Que é bem melhor que gol, não há dúvidas pra mim.

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Rodrigo 5 de outubro de 2022

E que os 2 citados são bem mais recheados (e /ou bem acabados) que ele também…

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