Raríssima versão do 911 vai a leilão por quase R$ 6 milhões

Tiragem final do Porsche 911 3.6 S, da geração 964, foi produzida após o fim da linha e teve apenas 17 exemplares

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Esse 964 pode parecer mais um Porsche, mas pertence a uma das tiragens mais exclusivas do 911 (Fotos: Broad Arrrow | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 20/02/2024 às 08h02

Um Porsche 911 refrigerado a ar se tornou um carro raro, independentemente da geração: 901, 930, 964 ou 993. Inclusive, um 993 Carrera (de entrada) não sai por menos de US$ 200 (R$ 990 mil). Mas esse valor por se sextuplicar se o 911 em questão for um Turbo 3.6 S de final de tiragem.

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É o que espera a casa de leilões Broad Arrow, que irá levar para certame uma das 17 unidades do 964 Turbo 3.6 S “Leichtbau” que foram montadas após o fim da linha de sua geração. A empresa quer arrematar nada menos que US$ 1,2 milhão, quem em uma conversão direta chega a cerca de R$ 5,9 milhões, no Concurso de Elegância de Amelia Island, nos Estados Unidos, que acontece no final de fevereiro.

O Porsche 911 Turbo 3.6 S

O 964 Turbo 3.6 S é uma raridade por si só. A versão ficou em linha por apenas um ano e basicamente introduziria os parâmetros do 993 que viria a seguir, em 1994. Seu principal diferencial em relação ao Turbo (convencional) eram os coletores de ar nos para-lamas traseiros, assim como o maior deslocamento do motor que tinha 3.3 litros no Turbo.

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Coletores de ar nos para-lamas é uma das assinaturas dos Turbo S, presente em todas as gerações a partir do 964

No entanto, em dezembro de 1993, cerca de 90 chassis da versão não tinham sido montadas. A Porsche resolveu finalizar os carros e enviou para a divisão Porsche Exclusive Manufaktur, responsável por projetos especiais e fora de série.

A maioria deles foi feita na derivação “Flachbau”, com nariz chato e faróis escamoteáveis, inspirados no 935 de corridas. Mas somente 17 foram montados com visual tradicional “Leichbau”, com para-lamas elevados em relação ao capô.

Seu motor boxer turbo 3.6 teve a potência elevada para 380 cv, ante os 360 cv do Turbo (padrão) e transmissão com relações ajustadas para otimizar a cavalaria extra. A suspensão também foi modificada e deixou a altura 40 mm mais baixa e os freios receberam um conjunto de pista.

porsche 911 964 turbo 36 s preto 1994 traseira
Traseira alargada, ponteiras duplas, aerofólio Whale Tail deixam claro que não se trata de um 911 qualquer

A unidade em leilão completou 30 anos de sua produção e rodou menos de 35 mil km. A unidade ainda se destaca por ser uma dos 10 exemplares totalmente monocromáticos com carroceria, interior e teto em preto.

O Porsche 911 Turbo 3.6 S está em estado de conservação impecável, sem detalhes. E se tudo isso não é o suficiente para valer seus R$ 6 milhões, saiba que ele ainda conta com kit de reparo de pneus, um pequeno estojo de ferramentas e um toca-ficas Sony. Agora ele ficou barato!

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