Último dia para exames toxicológicos: Cocaína foi droga mais encontrada

A Toxicologia Pardini, uma das 15 credenciadas para realizar o exame no Brasil, detectou que 80% das amostras com substâncias tóxicas continham cocaína

exames toxicológicos
A coleta é feita de forma indolor e por meio dos pelos do condutor (Foto: Toxicologia Pardini | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 28/12/2023 às 09h02

Junto com o aviso de último dia para regularização dos exames toxicológicos, para condutores com CNH categorias C, D e E, a Toxicologia Pardini divulgou seus resultados dos últimos testes realizados pelo laboratório na categoria. Cerca de 80% dos resultados positivos dos testes de exames toxicológicos obrigatórios continham a presença de cocaína. A pesquisa considera dados coletados entre 2016 e 2023.

VEJA TAMBÉM:

A Toxicologia Pardini é uma das 15 credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a realizar o exame obrigatório desde 2021. Em sua rede de mais de 15 mil laboratórios, além da cocaína, opiáceos, maconha e anfetamina também foram substâncias destacadas nos relatórios.

Os resultados dos exames toxicológicos também apontaram que os usuários são, na grande maioria, homens entre 38 e 39 anos. Os estados com o maior índice de positividade são: São Paulo (63.200), Minas Gerais (30.900) e Paraná (22.700).

Fim da data limite dos exames toxicológicos

Dia 28 de dezembro é o prazo máximo para regularização do exame toxicológico, pelos condutores com CNH categorias C, D e E. O motorista irregular poderá pagar multa de R$1.467,35 e ainda receber pontos na CNH.

Para os condutores que optarem por realizar os exames em unidades da Pardini, o prazo de entrega do exame na rede é de até 15 dias corridos, a partir da coleta do exame. De acordo com a legislação do Contran, os prazos dos exames toxicológicos para exames de CNH são no máximo de 15 dias da coleta do exame.

Os dados da data de coleta e do resultado são encaminhados diretamente para o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), para que o condutor possa dar prosseguimento às demais etapas da sua habilitação no Detran.

  • Se o resultado for positivo, o condutor ficará com a habilitação suspensa por três meses e só após esse prazo poderá realizar novo teste.

O exame detecta substâncias psicoativas com base na análise de amostras de queratina em cabelos e pêlos do corpo, com alto nível de precisão e a janela de detecção é de 90 a 180 dias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 28 de dezembro de 2023

Meu primo é caminhoneiro e ele diz que o rebite da moda é a cocaína. Devia ter uma lei que quem reprovações no toxicológico nunca mais na vida ia poder dirigir nem calado, e nem bicicleta. Imprudência descabida!

Avatar
Deixe um comentário