Proposta acaba com taxa de licenciamento anual de veículo

O projeto de lei apresentado no Senado Federal justifica o fim da taxa de licenciamento com a emissão do documento sendo digital atualmente

crlv papel moeda certificado registro licenciamento veiculo shutterstock 1888683439
O senador justifica que não necessidade de pagar agora que o documento é digital (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Senado
Publicado em 27/02/2023 às 16h04

Projeto de lei apresentado pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG) isenta o contribuinte do pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo.

Por meio do PL 365/2023, o senador propõe a supressão da cobrança dessa taxa, tendo em vista a substituição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), antes emitido em meio físico, pela versão digital (CRLV-e).

VEJA TAMBÉM:

Como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, poderá fazer a cópia, em papel, do documento digital do carro com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito, que agora se chama Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran]. Assim, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades mesmo na ausência de um celular

Para o parlamentar, o CRLV-e tornou “desarrazoada” a cobrança da taxa de licenciamento anual, e seu valor seria incompatível com o serviço prestado ao proprietário de veículo automotor.

“Além de descabida, a cobrança da taxa ainda pesa no orçamento familiar num momento crítico, em que as dificuldades financeiras atingem muitas famílias brasileiras”, afirmou.

Entenda o motivo da taxa de licenciamento ainda existir

O principal argumento do senado para esse PL é o fato do documento ser digital, fazendo que a taxa de licenciamento seja desnecessária. O AutoPapo já explicou a justificativa do governo para a manutenção desse tributo e vamos resumir aqui.

Segundo a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, o dinheiro captado é usado em melhorias periódicas no sistema do Departamento Estadual de Transito (Detran) para garantir a segurança e a autenticidade dos dados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 27 de fevereiro de 2023

“Segundo a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, o dinheiro captado é usado em melhorias periódicas no sistema do Departamento Estadual de Transito (Detran) para garantir a segurança e a autenticidade dos dados.”

Mas se você fizer o login no site do SENATRAN com sua conta no site do governo (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/) você tem as informações da sua CNH e do seu veículo, dispensando TOTALMENTE a desculpa d mantenimento do DETRAN

Avatar
Deixe um comentário