Projeto que tira obrigatoriedade de autoescola avança no Senado

O projeto de lei de 2019 proposto pela senadora Kátia Abreu, com intenção de tirar a obrigatoriedade de aulas em autoescola, avança mais um passo

carros de autoescola baliza tirar cnh
As aulas em autoescolas se tornariam opcional (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
11 de maio de 2022 11:12
Atualizado em 12 de maio de 2022

O Projeto de Lei 6485/2019 da senadora Katia Abreu (PDT/TO), que desobriga a necessidade de aulas em autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) teve sua primeira movimentação desde 2020. Nessa semana o PL foi distribuído à Comissão de Constituição e Justiça.

Caso a proposta seja aprovada, as pessoas que pretendem tirar a CNH poderão contratar instrutores particulares e fazerem a quantidade de aulas que achar necessário. Além disso, os departamentos de trânsito deverão criar normas mais exigentes para os exames de habilitação.

VEJA TAMBÉM:

Entenda o projeto que tira a obrigatoriedade da autoescola

A senadora justifica o seu projeto alegando o alto custo para a obtenção de uma CNH, apontando as aulas em autoescola como um dos motivos:

O custo de obtenção da CNH (taxas e obrigatoriedade de frequentar autoescola) não pode ter caráter confiscatório. Ou seja,  que impeça o exercício da liberdade de ir e vir ou da liberdade de profissão. Nesse sentido, vale observar que, no caso da liberdade de profissão, tal limitação alcança inclusive aqueles que atuam ou pretendem atuar em sistemas de transporte por aplicativos”

Ela também argumenta dizendo que 52 milhões de cidadãos com mais de 18 anos recebem até um salário mínimo, o que torna inviável custear uma habilitação nos moldes atuais. Por isso, foi incluído no projeto de lei a gratuidade das taxas necessárias para o processo de tirar a CNH.

O projeto também prevê o credenciamento de instrutores independentes, que precisam ter mais de 25 anos de idade e três anos de habilitação. Outro detalhe incluído é um direcionamento mais preciso da verba arrecadada por multas de trânsito, que devem ser direcionada para bancar a gratuidade dos exames para tirar a CNH.

Provas continuariam sendo exigidas

As provas teóricas e práticas continuariam sendo exigências. Se o projeto vingar, a preparação para elas poderá ser feita individualmente ou com a ajuda de instrutores independentes, uma atividade que passaria a ser autorizada. Esses instrutores precisariam se credenciar junto ao Detran do seu estado, ser maiores de 25 anos e possuir pelo menos três anos de habilitação na categoria que ensinam.

O projeto também determina que os Departamentos de Trânsito (Detran) estaduais criem normas para tornar os exames mais rigorosos.

Projeto similar também foi apresentado na Câmara do Deputados

O deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), apresentou o PL 5558/2019, que liberaria a escolha por instrutores particulares sem vínculo a autoescolas. As aulas terão que ser precedidas de autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O instrutor terá que ser credenciado junto ao Detran e comprovar capacidade técnica para atuação, conforme as normas estabelecidas.

Conforme o projeto, o carro utilizado pelo instrutor não vinculado para formação de condutores deverá usar uma faixa branca removível, de 20 centímetros de largura, com a inscrição “AUTOESCOLA” na cor preta.

Esta é a mesma regra que deve ser adotada pelos veículos eventualmente utilizados pelos CFCs. A exigência consta no Código de Trânsito Brasileiro.

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51 Comentários
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Ivo Aparecido Andrade de Paula 24 de maio de 2022

Acho um retrocesso. Senadora, vc deve procurar é aprimorar e melhorar é não banalizar e defender esta tese. Veja os índices de acidentes no Brasil. Vc não acompanha os números? Não é desta maneira que ganha uma categoria para conseguir votos .vidas não importa a vc e outros que compactua com esta ideia. Não sou dono de auto escola. Acho isso um absurdo. ( PDT/ TO ) estamos de olho.

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Karen 21 de maio de 2022

Desculpa senadora, mas a senhora está tomando o que durante o dia para fazer um projeto de lei sem cabimento? Vamos por partes, ok? Se o aluno reclama da auto escola porque tem que pagar “reprovas”, é porque ele não tem capacidade de dirigir e por isso não coloca a vida de outros em risco. Quando ele for capaz, ele passa e pronto. Outra coisa, quem ganha salário mínimo não consegue tirar a CNH, só se economizar. Se ele economizar, não terá dinheiro para os gatos dele (seja qual for), imagina então comprar um carro. Outra coisa que a senhora não pensa, nas pessoas que trabalham na auto escola? Elas tem famílias que precisa sustentar. E mesmo que não tenha, a pessoa tem que sobreviver. A auto escola tem gastos, contas, responsabilidades. A senhora não pensou nisso? A situação no Brasil é um lixo. Nós não vivemos e sim sobrevivemos. Tenha um pouco mais de senso e pense na quantidade de pessoas desempregadas, pois esse projeto é insano!!! Faça algo que seja útil a nós brasileiros, ajude na educação, aumento do salário mínimo, diminua os impostos, ajuda a tirar ladrão do governo, ajude empresas a crescerem para poderem empregar mais, facilite os estudos em universidades, cursos de custo favorável para quem quer se especializar. Aumente o salário da polícia militar que arrisca suas vidas por nós e pela senhora também! Não estamos pedindo nada de graça, apenas dignidade para a população brasileira. Mas pensando aqui, como sou ingênua não é? Que político ajuda o povo? Não me refiro ao atual presidente, mas como dizem, o resto é resto.

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Tiago 24 de maio de 2022

Perfeito sua colocação

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Cid Monteiro 20 de maio de 2022

Valor das taxas do DETRAN, HOJE, TODAS AS TAXAS, R$395,00
O porque uns dizem que a auto-escola é cara.

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claudia 19 de maio de 2022

Amiga senadora, seu ponto de vista em que um salário mínimo não é possível concluir processo de habilitação em uma auto escola, faça proposta de aumento do salário mínimo, porq convenhamos, se a pessoa não tem condições de tirar cnh, como vai adquirir um veículo próprio, ou a senadora vai custear os veículos para aquisição da população??????????
Mal informada a senhora, e pelo projeto, mais rigorosidade??? Mais retestes? Mais taxas? Me poupe, nos poupe e se poupe senadora, vai procurar algo para benefício da população, sua consciência é zero, os carros em treinamento a senadora vai criar seguro para aprendizado???????

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WANDERLEY GASPARIN 17 de maio de 2022

Deixa ver se entendi. Tirar a obrigatoriedade das aulas em autoescola, porém, tornar os exames mais rigorosos. Tirar a obrigatoriedade das ulas em autoescola, porém, podendo ser feitas por instrutores autônomos. Primeira colocação aluno sem a carga horária e exame mais exigente, índice de reprovação aumentará, tendo mais despesas com reteste. Caso aluno seja aprovado, será colocado no trânsito com menos preparação. Na segunda colocação. Aluno não necessita fazer aula na autoescola, mas está liberado fazer com instrutor particular. Esse profissional irá cobrar quanto por aula efetiva? Não vejo economia ao usuário. Ou seja, um projeto demagogo e politiqueiro. Só isso. Concluindo. Onde fica a SEGURANÇA NO TRÂNSITO E PRESERVAÇÃO DA VIDA. Um dos alicerces do Sistema Trânsito.

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Nádia Nascimento 18 de maio de 2022

O que existe na realidade de muitas cidades menores é que somos obrigados a pagar por aulas teóricas e as auto escolas não dão a aula, apenas um livro e, precisamos estudar em casa ou pela internet. E na maioria dos casos se você não tem aulas com outra pessoa fora a auto escola, vai ter que pagar aula extra. Nos Estados Unidos, na Europa e na maioria dos países não existe auto escola obrigatória e nem por isso quem tira sua CNH é despreparado. Para tirar carteira na minha cidade é cerca de 3 mil reais um absurdo ainda mais pra quem está desempregado.
SOU SUPER A FAVOR JÁ PASSOU DA HORA.

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Fenelon Neto 16 de maio de 2022

Vamos lá…
Quem deixa o processo de habilitação burocrático, Detran ou autoescola?
Se fizermos uma pesquisa, veremos que os candidatos reclamam do valor que algumas autoescolas cobram pelas aulas. Mas, aulas para quem vai tirar sua CNH é importante, principalmente as aulas práticas.
A maioria dos candidatos reclamam das reprovações em exames que são avaliados pelos Detrans.
Então, a solução recai sobre o Detran e não culpar autoescola.
Estamos fartos de ver acidentes de trânsito em todo território nacional… Isso com uma obrigatoriedade de aulas, imaginem sem a obrigatoriedade.
Não falta argumentos para destacar a importância da autoescola no processo para adquirir a CNH, só mencionei os mais importantes.

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andrei faconi 13 de maio de 2022

Certo, é para reduzir os custos? Mas e em relação ao preço dos carros, da gasolina, serão diminuídos? Hoje é exigido um carro de no máximo 8 anos de uso para as auto escolas, duplo comando, 20 aulas obrigatórias e profissional credenciado, tudo isso gera um custo e não há como baratear todo este processo, não haverá descontos para a gasolina, e profissional não irá trabalhar de graça, quando for somar o custo total, verão que ainda é bem mais barato tirar a habilitação numa auto escola, pelo menos aqui no BRASIL, mas se um dia, eu acredito, que se os preços dos carros tiverem o mesmo preço que na América, auto escola será um empreendimento obsoleto, pois na América, você trabalha uma semana para comprar um bom carro usado, e aqui no Brasil, trabalha quase uma vida inteira par adquirir um, não se enganem, o preço dos automóveis e da gasolina não irão ser alterados.

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pedro 13 de maio de 2022

AONDE EU MORO NÃO TEM AUTO ESCOLA EU PRECISO IR PARA OUTRA CIDADE CERCA DE 30 KM PARA TIRAR A CNH E O CUSTO FICA CADA VEZ MAIS CARO , POR ISSO EU CONCORDA COM ESSA MUDANÇA

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Maria 12 de maio de 2022

Insustentável esse projeto, vi nos comentários que a maioria não reclama das auto escolas e sim do exame final. Observem que o projeto fala exatamente em exigir mais do aluno na hora do exame. Reflitam, com a auto escola já está difícil passar no exame, imagina sem a auto escola e com um exame mais rigoroso. Sobre os custos, as taxas e exames médicos somam uma parcela bem alta para o consumidor. Sobre as aulas, não podem ser realizadas em qualquer veículo, o mesmo precisa de adequações e tornará inviável para o consumidor preparar um carro só pra ele, o custo será ainda maior, o aluno ficará com as despesas de adequação do veículo, aquisição de veículos, desgaste e combustível e irá precisar contratar um instrutor particular para ensinar da mesma forma.
As auto escolas não são as vilans, estão tentando sobreviver como qualquer outro ramo diante dessa crise que passamos, acabar com as auto escolas e sentenciar uma grande classe trabalhadora desse ramo a entrar no índice de desempregados, é anular a profissão de muitos no qual depende do seu trabalho para levar o pão de cada dia para suas casas.
Pensem nisso, sem contar o risco que estaremos correndo no trânsito com pessoas aprendendo a dirigir sem um profissional capacitado, muitos alunos trocam o freio pelo acelerador, passa direto nas placas de pare etc…. E sobre o nervosismo do aluno, isso faz parte das condições adversas do condutor no qual precisamos aprender a nos controlar o nosso emocional, não só no exame final más em todos os momentos que estamos na direção.
Tirar a CNH não é apenas aprender a conduzir um veículo, e sim conhecer e respeitar todas as regras no trânsito, é usar a direção defensiva, fazendo isso com certeza vc irá conseguir passar no exame final com êxito. Se é difícil executar o exame final após as aulas na auto escola, imagina sem as auto escolas.

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Wesley 20 de maio de 2022

Falou tudo meu caro Deus no comando amém

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Robson Ricardo Isame 12 de maio de 2022

Não mexe no que está quieto , só vai aumentar mais o desemprego , ela vai dar emprego aos instrutores ……?

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Deise 12 de maio de 2022

Eu preferia que volta e a época que vc tirava carteira dirigindo seu próprio carro sem nescessário a auto escola .porque tem muita gente que tira carteira e se quer dirigi porque tem medo e muitos que já ficou reprovado tem seu carro mas pelo nervosismo fica reprovado.carteira não dirigi carro quem dirigi e o condutor .e meu caso .eu acho que uma volta durante o dia e outra a noite e um fiscal do Detran avalia .como se fosse auto escola .

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Leonardo magelo 12 de maio de 2022

Quem aplica uma lei como essa não tem noção de como é o trânsito hoje em dia se com veículo adaptado identificado ainda acontecem acidentes quanto mais deixarmos as pessoas aprenderem por conta própria como era antigamente essa lei vai estimular as pessoas praticarem por conta própria sem a presença de um profissional e de um veículo devidamente identificado e adaptado com isso podendo ocorre graves acidente

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Fabiana 12 de maio de 2022

Eu fiz minha prova dia 08 de abril , passei de primeira olha eu nunca tinha dirigindo aprendi na auto escola ,nao foi fácil no dia da prova fiquei muito nervosa mais graças a deus passei ,respirei fundo eu so pensava se eu reprovar vou ter que pagar reteste que é caríssimo ,mais eu passei na prova teórica é prática de primeira ,dediquei muito eu acho que nao seria legal tirar as aulas .

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Regina de souza cordeiro 12 de maio de 2022

Eu concordo mesmo porque j é a 6 veis que eu vou fazer o reteste e me reprovaram por bobeir ecesso de velocidade e joquei pra 3 e cheguei as 40 por hora e me reprovaram .e so dinheiro que rola,e magine pagar 375,00 pra fazer o reteste

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Marcia 12 de maio de 2022

Quem te reprova e vc mesmo e o detran nao a auto escola.

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Vera 12 de maio de 2022

Quero muito que avance pra melhora e e tb que os alunos no ensino médio já tirem a CNH, assim como é nos Estados Unidos…Meu Deus a auto escola que estou fazendo só me enrola…só Jesus mesmo pra socorrer

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OLIVER 12 de maio de 2022

Auto Escola, hoje em dia tem muita enrolação, se fosse curso poderia ser feito no DETRAN, ou algum órgão especializado

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OLIVER 12 de maio de 2022

Concordo com o fim das auto Escola, porém podiam fazer com que existisse curso para ser motorista, já que quase todas as profissões, ou a grande maioria pede CNH.

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Alaide Prat 12 de maio de 2022

Concordo com vc WHITE, não só em São Paulo, mas em todos os estados brasileiro, principalmente em Minas Gerais. O índice de reprovação aqui é muito alto e a causa é o nervosismo na hora do exame final, para ser mais exata, a presença do examinador. Por isso acho que se não tivesse a presença do examinador, haveria menos reprovação e o aluno mais tarde poderia ver no quê ele foi reprovado, através das câmeras. Obrigada

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Olga 12 de maio de 2022

O aluno faria a prova sozinho, sem examinador no trânsito com ele? Que ideia absurda. Vc quer ver mais acidente de trânsito? Sou examinadora e servidora efetiva do DETRAN. O aluno fica ansioso e muito nervoso na hora da prova, mas isso não é um fato isolado. Já vi aluno que nunca tinha passado a 3a marcha no veículo! E vc acha certo ele ser aprovado pra cometer erros num trânsito louco? O aluno não olha o retrovisor, não dá seta pra sair nem pra parar! Isso é básico. Sem esses cuidados, significa um acidente feio! Pensem nisso. Não é o examinador nem o DETRAN QUE REPROVAM O CANDIDATO. Ele mesmo faz isso.

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Sávio 20 de maio de 2022

Kkkk tua ta de sacanagem, se tem medo de dirigir na frente de um examinador imagina quando estiver na rua com milhares de carro, cada comentario mesmo.

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White 12 de maio de 2022

Acho que a auto escola tinha que ser uma opção e não obrigação como as coisa aqui no Brasil não funciona sem enrolação de ambas as partes
Os testes de de carro e moto teria que ser monitoramento por câmera em lugares preparado por não confiar nos monitores que acompanha o percurso evitando até mesmo reprovar por motivos monetária como tem acontecido algumas vezes nos testes aqui em São Paulo quero deixa aqui a minha indignação com provas feitas pra gerar dinheiro 💰 e prejuízo pro bolso de quem quer obter uma CNH de forma honesta
Tinha que acabar mesmo com as auto escolas e deixa com monitor particular se precisar e exame práticos monitoramento por câmera pra que o próprio aluno poder ver se e verdade mesmo por que ele foi reprovado

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Alaide Prat 12 de maio de 2022

Concordo com vc WHITE, não só em São Paulo, mas em todos os estados brasileiro, principalmente em Minas Gerais. O índice de reprovação aqui é muito alto e a causa é o nervosismo na hora do exame final, para ser mais exata, a presença do examinador. Por isso acho que se não tivesse a presença do examinador, haveria menos reprovação e o aluno mais tarde poderia ver no quê ele foi reprovado, através das câmeras. Obrigada

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Oscar 12 de maio de 2022

Então , tirar a obrigação, de um futuro condutor sem que aprenda manusear um carro ??? quem que já conseguiu dirigir um carro sem uma pessoa ensinasse alguém?? , Não me diga que já nasceu sabendo , que e mentira e mesmo assim , e , mesmo pra aqueles que já tem habilitação já e perigoso , e cometem várias infração de trânsito mesmo sabendo que existem lei no trânsito , e mais ,me diga !!! O que e CTB. Só aquele que fez um curso de trânsito vai saber !!!

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Rafael 12 de maio de 2022

Pois e meu amigo Oscar.. concordo e a mesma coisa de vc pegar uma pessoa qualquer e colocar ele pra fazer uma operação do coração…sem nuNca ter operado ninguém..oi estudado para aquilo….

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Rafael Kleber Guerino 12 de maio de 2022

E simples senhora Senadora Kátia….e só vcs palamentares …tomarem vergonha na cara….e dar um salário justos pra nós brasileiros…. Porque vcs não fazem uma lei pra diminuírem o valor dos salários de vcs??? E de um salário justos pra nós …porque vcs não diminuem os impostos e os tributos que pagamos em cima de tudo que compramos???? E uma vergonha essa lei…. Se com 20 aulas …nossos alunos já sofrem pressão psicológica…. E com o indisse de reprova alta ..imagina se tirar as aulas práticas…. E deixar qualquer Zé Mané dar aula … Vcs deveriam valorizar mais a nossa profissão… Pois aqui ninguém sai de casa… Pra brincar de dirigir não…somos responsáveis por vidas no trânsito!!!

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João Batista Schulz 12 de maio de 2022

Acho que você não entendeu meu posicionamento. Dar aula prática e muito diferente da teórica e vice versa. Não ciitei conhecimento, mas sim o dia-a-dia. Sou instrutor teórico e se tivesse que dar aula prática, teria que reaprender muitas coisas, pois a dinâmica muda . Regras, portarias, imposições, etc. Que já faz prática e teórica, tá tranquilo. E sim, falo por mim e por milhares que conheço na mesma situação, o “generalizar” saiu por conta de vocês…

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Julia 12 de maio de 2022

Ola a todos, a maioria das pessoas não investem na CNH e sim para outras coisas, bebidas, festas, bares, celulares, mas não preocupam o que mais mata no Brasil, acidentes. Isso a maioria não fala sobre mortes no trânsito, nosso país sem cultura alguma, educação, por isso e fácil falar em mudanças, alunos que não sabem de nada e nem querem. E um absurdo.

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Ana Maria s nunes 12 de maio de 2022

Tem que regulamentar nossos direitos de intrutor também. Sou instrutora do trânsito. Gostaria muito que meu curso fosse conjugado na minha CNH assim como o do mop. Nossa função de professores do trânsito tem grande responsabilidades. No entanto não somos reconhecidas como tais … É nosso salário kkklkkkl não é 1/3 do valor do processo que o aluno paga kkkkkk

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Marcos Jose Donizeti Cassemiro 12 de maio de 2022

Senhora senadora, antes de montar um projeto com tamanha irresponsabilidade, deveria ir pra uma sala de aula ou pra uma aula prática pra ver o sistema como funciona. Sou professor de legislação dou meu sangue pra que meus alunos sejam aprovados, porém aqui em Minas é muito difícil o nível da prova teórica. As aulas são aplicadas a risca e uso todo material didático possível pra ajudar meus alunos, detalhe sou Licenciado em pedagogia,nas aulas práticas os alunos, nao generalizando, chegam ao final do curso com muita dificuldade e pouca habilidade…as reprovado acontecem por falta de conhecimento,habilidade, nervosismo e pressão piscologica e com necessidades de realizarais aulas práticas.
Seguindo a risca e trabalhando com seriedade já temos tantos motoristas impérios, imprudentes e negligentes, para e pense como ficará o trânsito se for facilitar e desobrigar o futuro condutor a frequentar um curso para tal? Estamos tratando e falando de trânsito onde 90% dos acidentes é por falha humana.

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Loreci Barros de oliveira 12 de maio de 2022

Na verdade vc não a prende muito na platica as aula é só na mesmas ruas .beleza passa o exame vai sai pro trânsito dai o perigo ….entao na verdade pra que aulas e mais aulas

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José Roberto 12 de maio de 2022

Acho dificil um instrutor conseguir cobrar 100,00 que as autoescolas cobram e dar conta de pagar combustível, manutenção, seguro de veiculo, seguro de vida, INSS!!!

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SULAMITa 12 de maio de 2022

Eu não acredito que esse protetor vá se aplicada. Porque muitos políticos são donos de alto escola , aqui no Brasil é só pra tira dinheiro da população

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Jheneson 12 de maio de 2022

Tinha que tirar essas biometria tá demorando muito para tirar a CNH muita enrolação

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Allan 12 de maio de 2022

Filho, tendo biometria ou você indo apenas assinar vai demorar pra mesmo tempo.
A não ser que esteja tentando burlar o sistema .
Com tantas coisas a melhorar a biometria está lá pra não haver fraude, gasta 2 minutos para bater a digital, creio que isso não atrasa ninguém

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DENIVAN MAI 12 de maio de 2022

Obrigatoriedade de um ensino de qualidade, respeitando carga horaria mínima, e após um exame bem avaliado para ver as condições do Aluno são essenciais para garantir o mínimo de segurança viária, sem obrigatoriedade o CFC se torna insustentável, instrutores ficam a mercê da sorte e economia instável, sem garantia de seus direitos como exemplo FGTS, INSS, FÉRIAS, DECIMO TERCEIRO, VALE TRANSPORTE, VALE ALIMENTAÇÃO, E MULTA RECISÓRIA, além de ter que arcar com despesas altas do veículo, sem uma Boa regulamentação e fiscalização o nosso trânsito ficara ainda mais perigoso, projeto INSUSTENTÁVEL.

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Flávio 12 de maio de 2022

A verdade é que quase metade dos valores pagos para obtenção da habilitação hoje são taxas do DETRAN. Tirar a obrigatoriedade das autoescola, além de deixar milhares de profícuo aos desempregados, certamente deixará o trânsito ainda mais inseguro. Além do mais, com os altos custos de combustível e manutenção de um veículo, seria muito difícil para um instrutor conseguir se manter em sua profissão prestando serviços particulares.

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Jeferson 12 de maio de 2022

Na vdd o custo maior da CNH no Brasil fica por conta das taxas do Governo, isso sim tem que ser revisto, se isso acontecer so vai aumentar o numero de desempregados,pois manter um carro hj em dia nao esta facil

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White 12 de maio de 2022

Não acredito que o custo seria só do governo o mas

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Luizcarlos Amadeu da silva 12 de maio de 2022

Eu concordo que não seja obrigatório auto escola e se a pessoa quiser contrato e um instrutor particular apoio totalmente essa esse projeto da senadora eu sou Luiz aqui de Recife há tempo que eu tô querendo tirar a carteira e até agora não consegui obrigado pela atencao

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Genaldo santos 12 de maio de 2022

Espero pacientemente que esse projeto seja logo confirmado aceito eu já não aguento mas pagar reprova em MG em Uberaba já foi em torno de 6 mil e agora esse ano reprova do exame estarem 820 reais vou ter que desistir infelizmente mim em tudo perde se ponto

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Alaide Prat 12 de maio de 2022

Acho que o exame prático deveria ser feito através de câmeras. Pois o aluno muitas vezes dirige direitinho, é um bom condutor. Mas quando vai fazer a prova prática, se depara com os examinadores e o nervosismo não deixa que ele seja aprovado. Vamos lutar para que o exame prático em MG, seja feito com câmeras e não examinadores presentes. Obrigada

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Iago 12 de maio de 2022

Concordo plenamente com o instrutor a gente dirigir direitinho agora quanto chega o examinador parece que as coisas piora
Acho um seguinte as autos deveria ser apenas pra facilitar o dentran e o aluno

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João Batista Schulz 11 de maio de 2022

A pergunta é: As aulas Teóricas Também? A Grande Maioria dos Instrutores são práticos e não têm didática para a preparação da prova…. fazer prova para passar e não ter o conhecimento e a noção dos riscos da direção ficaria aberto a aumentar os acidentes.

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Marcos 12 de maio de 2022

Fale por vc João… Aq no MS todos são bem preparados e atualizados …

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Allan 12 de maio de 2022

Exato, não pode generalizar

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Rodrigo 12 de maio de 2022

Amigo vc está totalmente sem noção no seu comentário,vou te fazer uma pergunta e se o carro perder o controle que vai segurar?
Se vc não sabe um carro de auto escola possui dois freios e duas embreagens justamente pra isso.

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João Batista Schulz 12 de maio de 2022

Rodrigo, em algum momento eu disse isso? Que as aulas práticas deveriam ser cortadas? Muito Pelo contrário. Eu sei que o carro possui freio e Embreagem para instrutor, SOU INSTRUTOR TEÓRICO E PRÁTICO HA 20 ANOS… Não sou novatinho e te peço: aprenda a interpretar meu texto. Não mate a classe de vergonha. A minha perguntá é: A parte teórica entraria nessa questão também? Se precisar, eu desenho prá Você….

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