Projeto que tira obrigatoriedade de autoescola avança no Senado

O projeto de lei de 2019 proposto pela senadora Kátia Abreu, com intenção de tirar a obrigatoriedade de aulas em autoescola, avança mais um passo

carros de autoescola baliza tirar cnh
As aulas em autoescolas se tornariam opcional (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/05/2022 às 11h12
Atualizado em 28/06/2023 às 15h19

O Projeto de Lei 6485/2019 da senadora Katia Abreu (PDT/TO), que desobriga a necessidade de aulas em autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) teve sua primeira movimentação desde 2020. Nessa semana o PL foi distribuído à Comissão de Constituição e Justiça.

Caso a proposta seja aprovada, as pessoas que pretendem tirar a CNH poderão contratar instrutores particulares e fazerem a quantidade de aulas que achar necessário. Além disso, os departamentos de trânsito deverão criar normas mais exigentes para os exames de habilitação.

VEJA TAMBÉM:

Entenda o projeto que tira a obrigatoriedade da autoescola

A senadora justifica o seu projeto alegando o alto custo para a obtenção de uma CNH, apontando as aulas em autoescola como um dos motivos:

O custo de obtenção da CNH (taxas e obrigatoriedade de frequentar autoescola) não pode ter caráter confiscatório. Ou seja,  que impeça o exercício da liberdade de ir e vir ou da liberdade de profissão. Nesse sentido, vale observar que, no caso da liberdade de profissão, tal limitação alcança inclusive aqueles que atuam ou pretendem atuar em sistemas de transporte por aplicativos”

Ela também argumenta dizendo que 52 milhões de cidadãos com mais de 18 anos recebem até um salário mínimo, o que torna inviável custear uma habilitação nos moldes atuais. Por isso, foi incluído no projeto de lei a gratuidade das taxas necessárias para o processo de tirar a CNH.

O projeto também prevê o credenciamento de instrutores independentes, que precisam ter mais de 25 anos de idade e três anos de habilitação. Outro detalhe incluído é um direcionamento mais preciso da verba arrecadada por multas de trânsito, que devem ser direcionada para bancar a gratuidade dos exames para tirar a CNH.

Provas continuariam sendo exigidas

As provas teóricas e práticas continuariam sendo exigências. Se o projeto vingar, a preparação para elas poderá ser feita individualmente ou com a ajuda de instrutores independentes, uma atividade que passaria a ser autorizada. Esses instrutores precisariam se credenciar junto ao Detran do seu estado, ser maiores de 25 anos e possuir pelo menos três anos de habilitação na categoria que ensinam.

O projeto também determina que os Departamentos de Trânsito (Detran) estaduais criem normas para tornar os exames mais rigorosos.

Projeto similar também foi apresentado na Câmara do Deputados

O deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), apresentou o PL 5558/2019, que liberaria a escolha por instrutores particulares sem vínculo a autoescolas. As aulas terão que ser precedidas de autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O instrutor terá que ser credenciado junto ao Detran e comprovar capacidade técnica para atuação, conforme as normas estabelecidas.

Conforme o projeto, o carro utilizado pelo instrutor não vinculado para formação de condutores deverá usar uma faixa branca removível, de 20 centímetros de largura, com a inscrição “AUTOESCOLA” na cor preta.

Esta é a mesma regra que deve ser adotada pelos veículos eventualmente utilizados pelos CFCs. A exigência consta no Código de Trânsito Brasileiro.

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118 Comentários
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Marco Antônio Júnior 13 de março de 2023

Os únicos que estão preparados pra palpitar no que deve mudar são os instrutores com mais de 10 anos de experiência,pois já se tornaram pedagogos e psicólogos…no mais são só palpites grotescos…digo por ter aprendido sozinho e sou instrutor há 30 anos!

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Marco Antônio 13 de março de 2023

Os únicos que estão preparados pra palpitar no que deve mudar são os instrutores com mais de 10 anos de experiência,pois já se tornaram pedagogos e psicólogos…no mais são só palpites grotescos…digo por ter aprendido sozinho e sou instrutor há 30 anos!

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Ataide 18 de janeiro de 2023

Eu concordo os preços estão um abisurdo tá tudo muito caro tem muita gente que sabe dirigir e não tem carteira pôr isso dono de auto escola todos ficando rico roubando da gente

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Arlan 6 de novembro de 2022

Que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível, sou trabalhador ganho 1 salário mínimo, tenho uma minha família pra dar de comer, aq na minha cidade a CNH Gusta 3,000$ tenho a maior vontade de tirar mais como possui a CNH com esse valor, isso foi como eu vi em um comentário aí é uma máfia auto escola, os donos estão ficando cada vez mais ricos.

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Amadeu lisboa neves filho 7 de setembro de 2022

Sou instrutor teórico, na minha opinião este projeto não dá certo, o índice de acidente so vai almenta, usar uma carro comum para dar aula sem o comando auxiliar para, não dá certo,colocar uma pessoa sem experiência no volante w não ter controle sobre ele E apavorante,e colocar o comando ficará mais de R$5000,00 tem que mexer co sistema de freio e embreagem isto acaba com o carro de sua da familha, e compra outro carro só pra isto, terá que gasta mais de R$80.000,00 o investimento e auto E o retorno e caro,tem que diminuir o vale do combustível para auto escola, e as taxas cobradas, em vez de acaba com a profissão, desta forma qual quer cidadão pode dar aula A fraude so vai aumenta, um pai pode dar aula para o filho, só cadastra, no Detran, quem garante que o filho vai ser um contador confiante, eu faço um trabalho sério no teórico, vejo alunos que são consumidores de bebida alcóolica e entorpecentes, agredidos o trabalho psicológico que faço com estes alunos e muito bom,trás resultados,não concordo com este projeto, isto é locura, tem outras formas de diminuir o valor da habilitação e não é por este caminho,dou aula 10horas por dia,talvez até ganharia mais trabalhando como instrutor teórico particular,mais penso na segurança, na qualidade de um bom condutor de trânsito,hoje eu vejo condutores horrível dirigindo, imagino se este projeto for aprovado vai ser impossível dirigir no trânsito brasileiro,e uma pena, que alguém queira destruir todo este trabalho e profissão de ibstrutor

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Junior 23 de novembro de 2022

Mano entendo que vc tem medo de perder seu emprego, mais dizer que é melhor do jeito que tá é demais… Quero tirar CNH mais no valor que tá é impossível

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Hugo Porto 8 de dezembro de 2022

Na sua visão não vai dar certo, porque você está considerando soluções brutas para os novos problemas. Considerando que esse serviço seja descentralizado em micro-empresários, com certeza acontecerá uberização e surgirá aplicativos de logística. Em outras palavras, soluções que fazem o meio de campo entre instrutores e alunos.

As próprias empresas desses aplicativos podem sanar a questão de segurança do comando auxiliar, criando parcerias com o mercado de aluguel de carros, barateando esse custo e incluindo-o no pacote de contratação do instrutor.

Sobre a questão de qualificação do instrutor, certamente o credenciamento no Detran não pode ser apenas um cadastro, como você disse. Provavelmente, haverá uma linha de qualificação e testes para credenciamento.

Esse projeto visa abrir o mercado de auto-escola, causando seu desenvolvimento. Desenvolvimento para profissionais do ramo, para novos ramos dentro desse mercado e para o consumidor. Certamente mudança geram novos problemas. Nosso trabalho é nos adaptar e resolver os novos problemas. Avanço é assim mesmo.

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Francy 27 de dezembro de 2022

Mas no caso otrutor tem que ter o carro adquafo pra oferecer o serviço

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Wesley Marcos Oliveira 5 de fevereiro de 2023

Sou proprietário de auto escola e prefiro q acabe com o vínculo entre auto escola e estado será melhor até para as empresas, o número de exigência do estado imposto salário de instrutor e Extremamente absurdo e nunca faltará candidato para esses profissionais pq pai não vai ficar 10 , 20 hrs dentro do próprio carro tentando ensinar se é difícil até para os profissionais, imagine

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Wallace Acacio 3 de setembro de 2022

“PARABÉNS” pela “GRANDE” observação! Diminui o valor á ser pago e os donos de funerária aumentam seus lucros,com a multiplicação do número de vítimas fatais envolvidas no trânsito. Não basta sermos o quinto país em números de vítimas no planeta?

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Marcelo Henrique ferreira Mendes 24 de agosto de 2022

Tem que acabar mesmo com a obrigatoriedade da alto escola é um absurdo o que eles cobram eu fui trocar minha carteira de D ora E e mim cobraram quase 3 mil e bao tenho como pagar e agora como eu faço eu já tinha um trabalho em vista mais vou perder

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Marcelo Henrique ferreira Mendes 24 de agosto de 2022

Tem que acabar mesmo com a obrigatoriedade da alto escola é um absurdo o que eles cobram eu fui trocar minha carteira de D ora E e mim cobraram quase 3 mil e bao tenho como oagar e agira

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Fabio 19 de agosto de 2022

Absolutamente irresponsável esse projeto, se com aprendizagem obrigatória já vemos esses absurdos, imagina fechar a Deus dará

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Will 31 de agosto de 2022

Tem que acabar mesmo com essa máfia, aulas desorganizadas, falta de informação e mais N problemas. Autoescola é totalmente irrelevante para o aprendizado. Sem contar o custo ABSURDO

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Carlos Cesar Hainzenreder Webber 22 de setembro de 2022

Concordo plenamente não precisamos dê auto escola pois quando tirei a minha não precisa de auto escola pois nossos pais nos ensinava qual quer pessoa pode encinar e fácil criaram uma máquina de Fazer dinheiro parece o pesso dos alimentos bolacha era 500g. Depois 450 G 400 G etc a ganância das pessoas e empresas e o instituto lula permite ou ganha bola por isso alguém SEMPRE ganha temos que pagar tudo estacionamento etc para que tudo isso

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Cristina de Freitas Harder 18 de agosto de 2022

Me deixa assustada e indignada uma pessoa pública que tem o dever de cuidar da população, sobretudo,da educação ( haja vista que o Brasil para o conhecimento de todos é o quarto que mais se mata em todo mundo), sim é inacreditável alguém ousar fazer um projeto de lei para aumentar de forma expressiva e irresponsável O número de mortes em nosso país! Gostaria de convidar essas mesmas pessoas que redigiram o projeto a assistirem minhas aulas e de tantos outros colegas de trabalho que dedicam seu tempo e conhecimento a conscientizar pessoas, sobretudo,os jovens quanto o trânsito se faz a partir de condutas defensivas de maneira a evitar acidentes e construir a partir daí um trânsito mais seguro, menos agressivo, mais consistente, diminuindo assim significativamente o número de mortes anuais no Brasil.
Com muita tristeza percebo que esta senhora não tem nenhum conhecimento na área e portanto, não se importa com vidas e sim com interesse político que permeia seu cargo público! Peço encarecidamente que estude os números avassaladores de morte por trânsito em nosso país e para seu conhecimento 90% dos acidentes são por falta de conhecimento nas áreas de legislação e direção defensiva, onde o objetivo é mostrar e ensinar maneiras a evitar acidentes. Se essa tragédia acontecer será responsável senhora Kátia uma das responsáveis por centenas ou milhares de mortes que acontecerão ainda mais em nosso país. Chega de projetos que destroem a educação que já é lastimável. Faça um estudo sério de tráfego, recolha números de vidas que os cursos teóricos salvaram e por favor reveja seu projeto que envergonha a todos nós do trânsito seguro e põe em risco tanta gente inocente!

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Jônatas 25 de agosto de 2022

Eu tirei minha primeira habilitação sem a necessidade de uma auto escola, tenho mais de trinta anos de habilitado e nunca matei ou atropelei ninguém! Muito infeliz esse seu comentário.

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Dene Menezes 27 de agosto de 2022

Faço de suas palavras as minhas!.
Um crime!

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Amadeu lisboa neves filho 7 de setembro de 2022

Concordo plenamente,vejo que tem alguns comentário que concorda com o projeto, por que estas pessoas querem facilidade para tira habilitação, mais temos que pensa na segurança, tem outras formas de abaixa o custo da habilitação e só o governo ajuda com o custo, diminui o custo do combustível para a auto escola,diminui a taxas cobradas, por que não mexe ai, um ibstrutor ganha hoje 9,80 por aula, se for particular isto vai chega a mais de 100,00 por aula aluno,por que mesmo no particular,Vera que paga combustivel, e as taxas do Detran terá que faze os exames médicos, vcs acha que vai diminuir o valor da habilitação eu acho que não vai,no povo tem que abri o olho,o governo não fax nada de graça, e o povo continua acreditando em milagre de governo

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Gabriel Rocha 20 de novembro de 2022

As autoescolas não serão excluídas. Se a pessoa não se acha capaz de aprender sem elas, ela ainda poderá aprender da forma atual, mas muitas pessoas não precisam, realmente. Inclusive as avaliações são a única coisa apta a definir se uma pessoa sabe ou não dirigir. Eu por exemplo, só peguei aula de carro. As de moto peguei apenas 3 pra entender como seria avaliado e a teórica estudei por conta, pois os instrutores nem sabiam tirar dúvidas

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Francy 27 de dezembro de 2022

Quem dá aula são os instrutores, só ter o carro adequado e câmeras dentro do pra ser fiscalizado e não roubar os alunos também e tá tudo certo, acaba com a máfia da auto escola que a única coisa que faz é imbolsar o dinheiro dos alunos e atrasar a vida de quem quer fazer as coisas certas

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Marcos 14 de março de 2023

Sou instrutor de Trânsito e concordo plenamente com a mudança,mas fazendo uma observação de que além da faixa indicando ser um veículo de treinamento (instrução) o duplo comando de freio e embreagem deve ser indispensável por que além da falta de habilidade e conhecimento da maioria dos alunos o fator PSICOLÓGICO deve ser levado em conta,muitas pessoas ficam extremamente nervosas com situações novas e o trânsito te oferece uma situação nova a cada instante,o barulho de uma Cirene um grande volume de pedestres dependendo do local em fim diversas situações podem alterar o estado PSICOLÓGICO do aluno então pensar na segurança do trânsito e de todos os usuários da VIA na segurança do aluno e do instrutor é de extrema importância,mas sou totalmente a favor do fim da obrigatoriedade da auto escola isso não significaria a extinção da profissão INSTRUTOR DE TRÂNSITO pelo contrário Eu acho que valorizaria mais está classe.

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Adriano bezerra da costa 17 de agosto de 2022

Por essa senadora não faz um projeto de lei de tira todas taxas do Detran, já que pagamos muitos impostos, ela acha melhor desemprega muitos pais de família, pense numa representante do povo, esse tipo do gente que termos que tirar do congresso não tem um projeto pra ajudar o povo..

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Dene Menezes 27 de agosto de 2022

Creio que será a solução . O alto custo em tirar um CNH não é taxado pelas CFCs e sim as taxas impostas pelo Detran .

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Ozias 11 de agosto de 2022

Então, tenho 63 anos, tenho carro, já tirei permissão que foi cassada porque o policial queria propina, e como não colaborei me multou os pneus, sem sinto ,e foi cassada a permissão. Agora que instrutor derige melhor que eu ? Nunca tive uma ocorrência. Porque não pago novo exame apenas? Sou obrigado a pagar auto estima dvooa e ser roubado!

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Val Almeida 6 de agosto de 2022

Projeto pra extinguir a taxa de reprova ninguém faz né.
Tira está taxa de reprova e com certeza o índice e estas exigências descabiveis nas avaliações do DETRAN,vão diminuir drasticamente e aí sim facilitará o acesso a habilitação a TDS

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Rose Bortolotte 25 de agosto de 2022

Desde que vc não use o carro de uma auto esca para fazer o seu exame ótimo!
Pq ninguém é palhaço de dar na mão de um aluno reprovado um carro com menos de 8 anos de uso como manda o Detran de graça
Teria que todos os estados fornecerem a frota

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Val Almeida 28 de agosto de 2022

Pois é,tem TD uma estrutura nas auto escolas.
O projeto pede a desobrigatoriedade de se realizar aulas teóricas nas auto escolas,agora imagina como seria para fazer as aulas práticas ?
Os carros seriam oferecidos gratuitamente pelo Detran,ou eles passariam a receber por mais este serviço?

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Amadeu lisboa neves filho 7 de setembro de 2022

Concordo com vc plenamente, só instrutor de alto escola, por que paga 190,00 da de prova teórica e 350,00 da pratica, e mais pra que tanta taxa cobrada pelo detran, O governo poderia abaixa as taxas diminuir o combustível para a auto escola, meu amigo hoje um ibstrutor ganha 9,80 por aula são 10 aulas por dia, das 7horas da manhã as 10horas da noite, chega no final do dia o instrutor esta muido de tanto cansaço, se mudar para aulas particular, os valores da aula vai passa para mais de 100,00 por que inclui combustivel, alimentação,fora a instalação do comando de segurança em um carro particular, para dar segurança para uma pessoa que não sabe dirigir, auto escola que trabalho teve que contrata psicólogo por que muitas alunas tem medo de dirige por que o pai o marido pego para ensina e só gritava, com estas pessoas,Elas pegaram medo de dirigir, mais elas precisam da habilitação para trabalha,ai vem uma senadora, que não sabe de nada sobre a profissão coloca um projeto loco deste, e as pessoas que querem facilidade para tira habilitação por que perderam várias vezes sua habilitação por dirigi drogadas, bêbadas pessoas violentas no transito, e concorda com este projeto, teve um amigo ai, que falo que o policial paro ele em uma blitz, e muilto ele por que o carro estava com o pneu careca e ele estava sem cinto, e ele perdeu a provisória, ele com 63anos com provisória,estranho será que o policial estava errado,fala sério, meu amigo sinceridade tenho medo do futuro do nosso país

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Val Almeida 6 de agosto de 2022

O que precisa melhorar são algumas exigências descabiveis feitas pelo Detran na hora da prova.
Exigem coisas que nunca mais vamos fazer no trânsito.Isro ninguém faz projeto pra mudar,por que?

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Val Almeida 6 de agosto de 2022

As reprovas vão aumentar muito já que o projeto prevê ainda mais rigor nas avaliações,na minha opinião isto é só uma forma de dar mais dinheiro ao DETRAN.Por que de melhor algumas avaliações absurdas do DETRAN ninguém faz projeto pra tirar?

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Angelo 18 de julho de 2022

Oque ninguém prestou atenção é o seguinte, ram o emprego o dinheiro gasto do instrutor para dar dinheiro ainda mais para o Detran vai ter que pagar mais taxa para o Detran gastar dinheiro com seu carro para fazer as modificações para o aluno e só benefíciar apenas o Detran porque então o Detran não arca com as provas para o aluno ir tirar sua habilitação sozinho.
Ou tirar o custo das aulas praticas e dar ajuda de custo.

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Sara Marques 14 de julho de 2022

Concordo plenamente, sou instrutora desde 2005, a carga horária chega até 12 horas trabalhadas, e muito mau remuneradas, quem ganha dinheiro é as Auto Escolas e os Detrans.

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Sara Marques 14 de julho de 2022

Concordo plenamente, sou instrutora desde 2005, a carga horária chega até 12 horas trabalhadas e mal remuneradas, quem ganha dinheiro é as Auto Escolas e os Detrans.

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irenilda de paula feitosa 12 de julho de 2022

Espero que seja aprovada
Paguei auto escola . Fiquei doente quando fiquei boa voltei as aulas chegandola falaram que tinha vencido o tempo. Que tinha que começar tudo de novo . Fiquei arrasada não tinha como pagar novamente a auto escola

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Val Almeida 28 de agosto de 2022

Angelo,vc falou TD.Muito bem observado.
Se quisessem realmente melhorar alguma coisa,teria que acabar com as taxas de reprova e reavaliar algumas exigências feitas para ser aprovado no exame do DETRAN.

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Amadeu lisboa neves filho 7 de setembro de 2022

Olá amiga mais vc nao apresentou o atestado médico ao Detran, eles aceita e devolve o tempo para vc continua, falto informação para vc, vai no Detran E leva o atestado médico

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Francisco Borges reis 5 de julho de 2022

Tomará que seja logo aprovado esse projeto. Como comentaram antes, esses cartéis acabam com sonhos por custarem valores em euro. Lembrando que quem é contra, basta lembrar que quem mais causa acidentes são os de boa posição financeira, autoescolas top ,que por brechas nas leis civis assumem riscos por saberem da impunidade enquanto o pobre dirige com cuidado por não ter condições de pagar prejuízos a terceiros. Sei tudo sobre legislação de trânsito, mas não consigo continuar o processo por ter que passar pela autoescola para ter o certificado para fazer a prova dessa legislação. Legislação aqui em Belém do Pará custa 780,00, mais 180,00 pra prova. Depois 240, pra prova prática tendo o certificado de 20 aulas direção por 2.400,00 sendo que já sei dirigir há anos.

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Rodrigo 27 de junho de 2022

Projeto integralmente apoiado por mim, meus amigos e familiares! É um absurdo como se desenvolveu o ritual para a obtenção da CNH! as auto escolas e o detran se transformaram em máquinas burocráticas terceirizadas, como ocorre com os cartórios no país! Tirei minha carta de habilitação na Inglaterra, estudei sozinho para a prova prática através de livros e video aulas, fui aprovado de primeira e logo depois contratei com uma professora (portuguesa) habilitada para dar aulas práticas. Esta professora me acompanhou no dia da prova juntamente com a avaliadora e fui aprovado de primeira também! Detalhe, os custos para mim foram muito mais baratos e lá o aluno pode escolher se contrata uma auto escola para auxiliar ou não! Gente, vamos pensar no CNH como um vestibular, quem quer pagar cursinho pré-vestibular, que pague, mas obrigar a todos é um absurdo! Além de cansativo, isso favorece os cartéis de venda de habilitação e suborno nas provas.
Tomara que o projeto seja aprovado o quanto antes! Mantenham as auto escolas com melhor qualidade mas dêm opções menos burocráticas que barateiem os custos. Quem tem medo deste projeto são as auto escolas que lucram muito com a forma atual.

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Roberto 2 de setembro de 2022

É uma irresponsabilidade tamanha esse projeto da senadora, pois somos o quarto país que mais mata no trânsito no mundo e como você mesmo disse tirou carteia em um país onde as leis funcionam e tal. Ainda não estamos preparados para tal feito, porque só se tem o devido interesse sobre carteira quando o individuo pretende tirar a mesma. Sou instrutor de auto escola e trabalho tanto na ministração de aulas de legislação quanto de direção veicular e percebo aqui os candidatos mesmo nos desdobrando para prestar um ensino de excelência o candidato não se empenha e o indice de reprovação é absurdo, pensando nisso vai virar um trânsito mortal se esse projeto for aprovado.

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Fabio Faria 20 de junho de 2022

Vendo esses comentários , me deparo que é uma questão aonde apenas vimos o que mais me convém… são alguns comentários individualistas… ora, conhecimento tem que ser adquirido , avaliado , não tem outra alternativa … isso se consegui e ESTUDANDO…. sempre estou me reciclando. Não podemos pensar em Transito ou como se Obter uma CHN desfragmentando… vamos abaixar o custo, para minimizar … beleza … mas em contra partida toda essa logística em conhecimento , experiência e orientação prestada de um instrutor Qualificado .. Não faz diferença … tem alguns comentários aqui sensatos … falando de estar ou não preparado … se estuda para atingir uma média ok( fatores emocionais , etc .. são coisas pessoais corrigidos de outras formas ) , ou seja , esse pessoa não pode ser condutor de veículos … estamos falando de vidas lá fora… …. a questão de valores para obtenção de uma CNH onera .. sim onera , mas falta uma reformulação , lembrando que, realmente precisamos saber quanto vale todo esse organograma. o Planejamento da estrutura de um CFC , ter profissionais qualificados , uma prestação se serviço eficiente … tudo isso e justo … Agora fica defendendo somente o que prevalece uns ou outros .. é enxugar gelo…

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Val Almeida 28 de agosto de 2022

Concordo com td que vc disse.

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Anderson 9 de junho de 2022

Apoio a senadora pra nois pobre fica melhor só sabem rodar o povo

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Luis Augusto GHidini 2 de junho de 2022

Simples assim, esta Senadora não sabe de nada, porque ela não acompanha um dia em alguma autoescola, abrimos as 7:00hs, com digitais , e podemos para de trabalhar as 23:00hs, vcs colocam só encargos de Autoescola e Detran, não sabem nada quanto custa para manter a Autoescola, convido esta Senadora a vir aqui na minha autoescola, para eu orientar ela sobre o que é uma Autoescola, para depois tentar criar uma Projeto de Lei……..

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Fernando 2 de junho de 2022

tomara que o projeto siga em frente e dÊ certo.
Entendo todo o seu trabalho, mas ainda assim, são valores absurdos o que se cobra para tirar uma habilitação neste país.
Porque não ter instrutor independente? A escolha é livre, quem quiser continuar se sujeita à auto escola que o faço, quem quiser estudar por conta para a prova teórica e usar instrutor particular para a prova prática que o faça também!
O que tem que interessar é chegar na prova prática do Detran e passar, provar que tem condições de possuir uma CNH.

Quer dizer então que se alguém vai na sua auto-escola, faz aula e depois é reprovado na prova prática, vocÊs reembolsam o aluno? Porque aí podemos pressupor que não ensinaram ele direito?

Que a escolha de como o futuro condutor vai credenciar a conquistar a sua CNH seja dele mesmo, e não imposto.

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Flávio 5 de junho de 2022

Concordo com todo o tipo de desobrigatoriedade ,temos que copiar os moldes dos EUA ou fazer como éra antes ,direto na polícia Civil e se houver fraude,cadeia nele.

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Charles Martins 30 de maio de 2022

Concordo com o Projeto na minha cidade, a carteira sai por R$3.300,00 numa cidade vizinha cerca de 100km Fica por R$1800,00, um diferença absurda, taxas que a auto escola inventa, cobram 50% a mais as taxas do governo descrito como “prestação de serviços”, vi pessoas comentando que quem não consegue tirar carteira nunca vai ter dinheiro pra um carro, nem todo caminhoneiro é dono do caminhão em que trabalha nem todo motorista de onibus é dono do proprio, nem toda mula é dona da carroça que puxa, em fim uma CNH ajuda empregar muita gente hoje em dia.

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Saulo 30 de maio de 2022

Tem que acabar com esse cartel criminoso que é o Detran e as autoescolas. O processo pra tirar a primeira CNH é tão demorado e custoso, que a maioria desiste e prefere dirigir o carro sem carteira. Entendo perfeitamente exigirem a realização de prova prática, mas cobrar 375 reais pela repetência é abusivo e imoral, principalmente com a classe mais pobre. Afinal, sabemos que a maioria dos candidatos não passam na prova prática de primeira.
Para os que compactuam com essa quadrilha e dizem que o projeto acabará com os empregos, deixo uma pergunta: é justo jogar lixo na rua, apenas para manter o emprego do gari?

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George David Molina 31 de maio de 2022

Não tenho Auto Escola , tão pouco estou aqui para defende-las . Porém fica uma reflexão . Já observaram as estatísticas de mortes no trânsito nos últimos 10 anos ?
Fico imaginando sem os CFCS .Como cidadão consciente que sou dirigindo a duas décadas guardo bem as instruções e dicas ministradas na Auto Escola. Em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida em acidentes. O número de acidentes, no ano passado, foi de 632.764 registros. O equivalente a 72 incidentes por hora no Brasil . ( Auto Escola não ensina só a dirigir também ensina Cidadania ).

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Val 14 de junho de 2022

Pena q nem todos aprendem lições de cidadania…Acho q se cada um fosse mais cauteloso e tivesse mais amor e cuidado ao próximo tudo funcionaria!Frequentando ou não auto escolas a consciência e o caráter vai de cada um…E qto à tentativa da senadora por esse projeto de lei?sei não ??‍♀️

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KAREN 28 de maio de 2022

PARABENS, EXCELENTE PROJETO <3

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FERNANDO 28 de maio de 2022

APOIOO

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afonso 28 de maio de 2022

fora autoescolas

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PEDRO 28 de maio de 2022

TEM QUE TIRAR ESSA AUTOESCOLAS MSM, COMO É EM VÁRIOS PAÍSES.
LIXO CARO

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Ivo Aparecido Andrade de Paula 24 de maio de 2022

Acho um retrocesso. Senadora, vc deve procurar é aprimorar e melhorar é não banalizar e defender esta tese. Veja os índices de acidentes no Brasil. Vc não acompanha os números? Não é desta maneira que ganha uma categoria para conseguir votos .vidas não importa a vc e outros que compactua com esta ideia. Não sou dono de auto escola. Acho isso um absurdo. ( PDT/ TO ) estamos de olho.

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Karen 21 de maio de 2022

Desculpa senadora, mas a senhora está tomando o que durante o dia para fazer um projeto de lei sem cabimento? Vamos por partes, ok? Se o aluno reclama da auto escola porque tem que pagar “reprovas”, é porque ele não tem capacidade de dirigir e por isso não coloca a vida de outros em risco. Quando ele for capaz, ele passa e pronto. Outra coisa, quem ganha salário mínimo não consegue tirar a CNH, só se economizar. Se ele economizar, não terá dinheiro para os gatos dele (seja qual for), imagina então comprar um carro. Outra coisa que a senhora não pensa, nas pessoas que trabalham na auto escola? Elas tem famílias que precisa sustentar. E mesmo que não tenha, a pessoa tem que sobreviver. A auto escola tem gastos, contas, responsabilidades. A senhora não pensou nisso? A situação no Brasil é um lixo. Nós não vivemos e sim sobrevivemos. Tenha um pouco mais de senso e pense na quantidade de pessoas desempregadas, pois esse projeto é insano!!! Faça algo que seja útil a nós brasileiros, ajude na educação, aumento do salário mínimo, diminua os impostos, ajuda a tirar ladrão do governo, ajude empresas a crescerem para poderem empregar mais, facilite os estudos em universidades, cursos de custo favorável para quem quer se especializar. Aumente o salário da polícia militar que arrisca suas vidas por nós e pela senhora também! Não estamos pedindo nada de graça, apenas dignidade para a população brasileira. Mas pensando aqui, como sou ingênua não é? Que político ajuda o povo? Não me refiro ao atual presidente, mas como dizem, o resto é resto.

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Tiago 24 de maio de 2022

Perfeito sua colocação

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Roque 31 de maio de 2022

Se a senadora está preocupada com os alunos que ganha salário mínimo e não pode tirar carta , como vai pagar IPVA? Como vai comprar gasolina? Como vai comprar pneus? Como vai pagar consertos? Como vai pagar seguros? E o carro então,sem comentários. Se o candidato ganha só salário mínimo como a senadora fala , melhor ele andar de bicicleta. Senadora , pelo amor de Deus estude melhor esse projeto absurdo.

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Fernando 2 de junho de 2022

Quando reprova é porque não tem capacidade pra dirigir? Ué… ele pode estar sendo MUITO MAL INSTRUÍDO NA AUTO-ESCOLA…. Não existe mal aluno, existe mal professor…
Você deve ter ou trabalhar em uma auto-escola, com certeza.
Mais uma imbecil falando que quem não tem dinheiro para cnh não terá dinheiro para comprar carro! Nem todo emprego de motorista exige carro próprio minha amiga.
Em relação aos funcionários e as contas da auto-escola, abre os custos aí!! Quanto se tem de gasto e quanto se cobra por uma cnh! Mas abre o custo de forma honesta, com certeza verá uma margem absurda de lucro! Então o dono da auto-escola pode ficar rico? Mas o cidadão mais pobre não pode tirar CNH para arrumar um emprego de motorista?
Você tenta lacrar falando em diminuir impostos, aumentar salários etc… Mas pera aí…. O projeto sendo aprovado, ficará MUITO MAIS BARATO PARA O CIDADÃO, SOBRETUDO O MAIS POBRE, TIRAR A CNH NÃO VAI? Isso não é legal? Isso ñ é bacana? Ou é um projeto insano apenas porque vai de encontro, talvez, AOS SEUS INTERESSES?

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Sammy 24 de julho de 2022

Parabéns falaste certíssimo

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Andteia 4 de junho de 2022

Assino embaixo é descabido este projeto, trânsito vai se tornar um caos pior do que já está, e outra coisa, por acaso os instrutores independentes não irão cobrar pelas aulas? se é que vai sobrar algum desta categoria e não migrar para outra área. Se aprovado vamos todos colocar na justiça para sermos reembolsados por tudo o que pagamos,(eu tenho 20 anos de carteira) digo para termos aulas e sairmos aptos de uma auto escola.

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Cid Monteiro 20 de maio de 2022

Valor das taxas do DETRAN, HOJE, TODAS AS TAXAS, R$395,00
O porque uns dizem que a auto-escola é cara.

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Val Almeida 6 de agosto de 2022

Tem que acabar é com algumas exigências absurdas do DETRAN na hora da prova isso sim

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claudia 19 de maio de 2022

Amiga senadora, seu ponto de vista em que um salário mínimo não é possível concluir processo de habilitação em uma auto escola, faça proposta de aumento do salário mínimo, porq convenhamos, se a pessoa não tem condições de tirar cnh, como vai adquirir um veículo próprio, ou a senadora vai custear os veículos para aquisição da população??????????
Mal informada a senhora, e pelo projeto, mais rigorosidade??? Mais retestes? Mais taxas? Me poupe, nos poupe e se poupe senadora, vai procurar algo para benefício da população, sua consciência é zero, os carros em treinamento a senadora vai criar seguro para aprendizado???????

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Fernando 2 de junho de 2022

A mau informada aqui é você!

Nem todas as pessoas que trabalham como motorista, utilizam carro próprio. Ou o motorista de ônibus da sua cidade é dono do ônibus? Tem UBEr que aluga o carro..
Você precisa não só se informar, mas colocar o cérebro pra funcionar.
Com o projeto vai ser mais barato tirar a cnh… agora lhe faço uma pergunta: conhecendo o país, como as coisas funcionam, e de quem dependo para algumas coisas acontecerem… É mais fácil abaixar o custo pra tirar um cnh e a pessoa poder arrumar um emprego, que não precise necessariamente COMPRAR um carro, ou é mais fácil aumentar o salário mínimo?
Me poupe…

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Claudia 3 de junho de 2022

Fernando, eu citei sua pessoa no meu comentário??? Então o porq me pediu para poupa-lo????? Não entendi. Mas deixando de lado sua ignorância de interpretação, isso é um projeto no senado, se é mais fácil ou não aumentar o salário mínimo, pelo menos teriam projetos pra isso. Meu querido, caro é o aparelho celular nas mãos das pessoas, CNH é pra vida toda se for um bom motorista, e quem precia colocar o cérebro pra funcionar é vc, as pessoas instruídas com regras e profissionais estão se mantando e tirando a vida dos demais, imagine sem o aprendizado correto. Mas emfim essa é minha opinião, e pelo jeito vc precisa de um trabalho, tá com muito tempo pra ficar na internet, tá respondendo todos os comentários no post, vai trabalhar colega. Nem perco mais meu tempo com vc, pois do contrário tenho bastante coisas pra fazer, trabalho bastante e sou ocupadíssima. Tenha um ótimo dia ?

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WANDERLEY GASPARIN 17 de maio de 2022

Deixa ver se entendi. Tirar a obrigatoriedade das aulas em autoescola, porém, tornar os exames mais rigorosos. Tirar a obrigatoriedade das ulas em autoescola, porém, podendo ser feitas por instrutores autônomos. Primeira colocação aluno sem a carga horária e exame mais exigente, índice de reprovação aumentará, tendo mais despesas com reteste. Caso aluno seja aprovado, será colocado no trânsito com menos preparação. Na segunda colocação. Aluno não necessita fazer aula na autoescola, mas está liberado fazer com instrutor particular. Esse profissional irá cobrar quanto por aula efetiva? Não vejo economia ao usuário. Ou seja, um projeto demagogo e politiqueiro. Só isso. Concluindo. Onde fica a SEGURANÇA NO TRÂNSITO E PRESERVAÇÃO DA VIDA. Um dos alicerces do Sistema Trânsito.

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Nádia Nascimento 18 de maio de 2022

O que existe na realidade de muitas cidades menores é que somos obrigados a pagar por aulas teóricas e as auto escolas não dão a aula, apenas um livro e, precisamos estudar em casa ou pela internet. E na maioria dos casos se você não tem aulas com outra pessoa fora a auto escola, vai ter que pagar aula extra. Nos Estados Unidos, na Europa e na maioria dos países não existe auto escola obrigatória e nem por isso quem tira sua CNH é despreparado. Para tirar carteira na minha cidade é cerca de 3 mil reais um absurdo ainda mais pra quem está desempregado.
SOU SUPER A FAVOR JÁ PASSOU DA HORA.

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Fernando 2 de junho de 2022

As Estatísticas mostram que 90% dos acidentes são causados por pessoas HABILITADAS….. E como estamos falando de um PROJETO de lei, consequentemente essas pessoas responsáveis pelos acidentes foram HABILITADAS POR UM AUTO ESCOLA!!!
Que belo trabalho fazem eim!!!

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Fenelon Neto 16 de maio de 2022

Vamos lá…
Quem deixa o processo de habilitação burocrático, Detran ou autoescola?
Se fizermos uma pesquisa, veremos que os candidatos reclamam do valor que algumas autoescolas cobram pelas aulas. Mas, aulas para quem vai tirar sua CNH é importante, principalmente as aulas práticas.
A maioria dos candidatos reclamam das reprovações em exames que são avaliados pelos Detrans.
Então, a solução recai sobre o Detran e não culpar autoescola.
Estamos fartos de ver acidentes de trânsito em todo território nacional… Isso com uma obrigatoriedade de aulas, imaginem sem a obrigatoriedade.
Não falta argumentos para destacar a importância da autoescola no processo para adquirir a CNH, só mencionei os mais importantes.

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andrei faconi 13 de maio de 2022

Certo, é para reduzir os custos? Mas e em relação ao preço dos carros, da gasolina, serão diminuídos? Hoje é exigido um carro de no máximo 8 anos de uso para as auto escolas, duplo comando, 20 aulas obrigatórias e profissional credenciado, tudo isso gera um custo e não há como baratear todo este processo, não haverá descontos para a gasolina, e profissional não irá trabalhar de graça, quando for somar o custo total, verão que ainda é bem mais barato tirar a habilitação numa auto escola, pelo menos aqui no BRASIL, mas se um dia, eu acredito, que se os preços dos carros tiverem o mesmo preço que na América, auto escola será um empreendimento obsoleto, pois na América, você trabalha uma semana para comprar um bom carro usado, e aqui no Brasil, trabalha quase uma vida inteira par adquirir um, não se enganem, o preço dos automóveis e da gasolina não irão ser alterados.

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pedro 13 de maio de 2022

AONDE EU MORO NÃO TEM AUTO ESCOLA EU PRECISO IR PARA OUTRA CIDADE CERCA DE 30 KM PARA TIRAR A CNH E O CUSTO FICA CADA VEZ MAIS CARO , POR ISSO EU CONCORDA COM ESSA MUDANÇA

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Maria 12 de maio de 2022

Insustentável esse projeto, vi nos comentários que a maioria não reclama das auto escolas e sim do exame final. Observem que o projeto fala exatamente em exigir mais do aluno na hora do exame. Reflitam, com a auto escola já está difícil passar no exame, imagina sem a auto escola e com um exame mais rigoroso. Sobre os custos, as taxas e exames médicos somam uma parcela bem alta para o consumidor. Sobre as aulas, não podem ser realizadas em qualquer veículo, o mesmo precisa de adequações e tornará inviável para o consumidor preparar um carro só pra ele, o custo será ainda maior, o aluno ficará com as despesas de adequação do veículo, aquisição de veículos, desgaste e combustível e irá precisar contratar um instrutor particular para ensinar da mesma forma.
As auto escolas não são as vilans, estão tentando sobreviver como qualquer outro ramo diante dessa crise que passamos, acabar com as auto escolas e sentenciar uma grande classe trabalhadora desse ramo a entrar no índice de desempregados, é anular a profissão de muitos no qual depende do seu trabalho para levar o pão de cada dia para suas casas.
Pensem nisso, sem contar o risco que estaremos correndo no trânsito com pessoas aprendendo a dirigir sem um profissional capacitado, muitos alunos trocam o freio pelo acelerador, passa direto nas placas de pare etc…. E sobre o nervosismo do aluno, isso faz parte das condições adversas do condutor no qual precisamos aprender a nos controlar o nosso emocional, não só no exame final más em todos os momentos que estamos na direção.
Tirar a CNH não é apenas aprender a conduzir um veículo, e sim conhecer e respeitar todas as regras no trânsito, é usar a direção defensiva, fazendo isso com certeza vc irá conseguir passar no exame final com êxito. Se é difícil executar o exame final após as aulas na auto escola, imagina sem as auto escolas.

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Wesley 20 de maio de 2022

Falou tudo meu caro Deus no comando amém

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Robson Ricardo Isame 12 de maio de 2022

Não mexe no que está quieto , só vai aumentar mais o desemprego , ela vai dar emprego aos instrutores ……?

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Deise 12 de maio de 2022

Eu preferia que volta e a época que vc tirava carteira dirigindo seu próprio carro sem nescessário a auto escola .porque tem muita gente que tira carteira e se quer dirigi porque tem medo e muitos que já ficou reprovado tem seu carro mas pelo nervosismo fica reprovado.carteira não dirigi carro quem dirigi e o condutor .e meu caso .eu acho que uma volta durante o dia e outra a noite e um fiscal do Detran avalia .como se fosse auto escola .

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Leonardo magelo 12 de maio de 2022

Quem aplica uma lei como essa não tem noção de como é o trânsito hoje em dia se com veículo adaptado identificado ainda acontecem acidentes quanto mais deixarmos as pessoas aprenderem por conta própria como era antigamente essa lei vai estimular as pessoas praticarem por conta própria sem a presença de um profissional e de um veículo devidamente identificado e adaptado com isso podendo ocorre graves acidente

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Fabiana 12 de maio de 2022

Eu fiz minha prova dia 08 de abril , passei de primeira olha eu nunca tinha dirigindo aprendi na auto escola ,nao foi fácil no dia da prova fiquei muito nervosa mais graças a deus passei ,respirei fundo eu so pensava se eu reprovar vou ter que pagar reteste que é caríssimo ,mais eu passei na prova teórica é prática de primeira ,dediquei muito eu acho que nao seria legal tirar as aulas .

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Regina de souza cordeiro 12 de maio de 2022

Eu concordo mesmo porque j é a 6 veis que eu vou fazer o reteste e me reprovaram por bobeir ecesso de velocidade e joquei pra 3 e cheguei as 40 por hora e me reprovaram .e so dinheiro que rola,e magine pagar 375,00 pra fazer o reteste

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Marcia 12 de maio de 2022

Quem te reprova e vc mesmo e o detran nao a auto escola.

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sara 6 de junho de 2022

Ninguém esta reclamando de ser reprovado e sim dos alto custo das autoescola.

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Vera 12 de maio de 2022

Quero muito que avance pra melhora e e tb que os alunos no ensino médio já tirem a CNH, assim como é nos Estados Unidos…Meu Deus a auto escola que estou fazendo só me enrola…só Jesus mesmo pra socorrer

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Daniele 30 de maio de 2022

Sinto por essa autoescola não estar fazendo o trabalho dela porém não generalize. Comparar com os Estados Unidos q as leis são infinitamente mais rigorosas tbem não tem cabimento. Os nossos jovens não estão preparados pra essa mudança, muito menos nosso país sem lei. Deus nos livre e boa guarde mas os acidente vão aumentar muito, e a responsabilidade será em partes dessa senadora q, ao invés de melhorar a vida do brasileiro pra não ter tanta dificuldade pra tirar carta, vai mexer no q está dando certo. Brasil sendo Brasil.

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OLIVER 12 de maio de 2022

Auto Escola, hoje em dia tem muita enrolação, se fosse curso poderia ser feito no DETRAN, ou algum órgão especializado

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OLIVER 12 de maio de 2022

Concordo com o fim das auto Escola, porém podiam fazer com que existisse curso para ser motorista, já que quase todas as profissões, ou a grande maioria pede CNH.

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Alaide Prat 12 de maio de 2022

Concordo com vc WHITE, não só em São Paulo, mas em todos os estados brasileiro, principalmente em Minas Gerais. O índice de reprovação aqui é muito alto e a causa é o nervosismo na hora do exame final, para ser mais exata, a presença do examinador. Por isso acho que se não tivesse a presença do examinador, haveria menos reprovação e o aluno mais tarde poderia ver no quê ele foi reprovado, através das câmeras. Obrigada

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Olga 12 de maio de 2022

O aluno faria a prova sozinho, sem examinador no trânsito com ele? Que ideia absurda. Vc quer ver mais acidente de trânsito? Sou examinadora e servidora efetiva do DETRAN. O aluno fica ansioso e muito nervoso na hora da prova, mas isso não é um fato isolado. Já vi aluno que nunca tinha passado a 3a marcha no veículo! E vc acha certo ele ser aprovado pra cometer erros num trânsito louco? O aluno não olha o retrovisor, não dá seta pra sair nem pra parar! Isso é básico. Sem esses cuidados, significa um acidente feio! Pensem nisso. Não é o examinador nem o DETRAN QUE REPROVAM O CANDIDATO. Ele mesmo faz isso.

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Fabrício nevesdejesus 1 de junho de 2022

Eu quero mesmo é que essa lei seja provada para mim tirar logo minha habilitação, não sei para que colocar um preço todo desse para tirar habilitação não e um documento p****, não sei para que esse tanto de aula vai na autoescola uma vez depois dá o livro o resto você vai vendo no livro lá e aprendendo em casa e na prática também quem achar que eu tô errado que me julgue mas eu não tô nem aí minha visão não mudo, só uma aula prática também né para mim não esquecer de comentar.

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Sávio 20 de maio de 2022

Kkkk tua ta de sacanagem, se tem medo de dirigir na frente de um examinador imagina quando estiver na rua com milhares de carro, cada comentario mesmo.

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White 12 de maio de 2022

Acho que a auto escola tinha que ser uma opção e não obrigação como as coisa aqui no Brasil não funciona sem enrolação de ambas as partes
Os testes de de carro e moto teria que ser monitoramento por câmera em lugares preparado por não confiar nos monitores que acompanha o percurso evitando até mesmo reprovar por motivos monetária como tem acontecido algumas vezes nos testes aqui em São Paulo quero deixa aqui a minha indignação com provas feitas pra gerar dinheiro ? e prejuízo pro bolso de quem quer obter uma CNH de forma honesta
Tinha que acabar mesmo com as auto escolas e deixa com monitor particular se precisar e exame práticos monitoramento por câmera pra que o próprio aluno poder ver se e verdade mesmo por que ele foi reprovado

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Alaide Prat 12 de maio de 2022

Concordo com vc WHITE, não só em São Paulo, mas em todos os estados brasileiro, principalmente em Minas Gerais. O índice de reprovação aqui é muito alto e a causa é o nervosismo na hora do exame final, para ser mais exata, a presença do examinador. Por isso acho que se não tivesse a presença do examinador, haveria menos reprovação e o aluno mais tarde poderia ver no quê ele foi reprovado, através das câmeras. Obrigada

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Oscar 12 de maio de 2022

Então , tirar a obrigação, de um futuro condutor sem que aprenda manusear um carro ??? quem que já conseguiu dirigir um carro sem uma pessoa ensinasse alguém?? , Não me diga que já nasceu sabendo , que e mentira e mesmo assim , e , mesmo pra aqueles que já tem habilitação já e perigoso , e cometem várias infração de trânsito mesmo sabendo que existem lei no trânsito , e mais ,me diga !!! O que e CTB. Só aquele que fez um curso de trânsito vai saber !!!

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Rafael 12 de maio de 2022

Pois e meu amigo Oscar.. concordo e a mesma coisa de vc pegar uma pessoa qualquer e colocar ele pra fazer uma operação do coração…sem nuNca ter operado ninguém..oi estudado para aquilo….

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Rafael Kleber Guerino 12 de maio de 2022

E simples senhora Senadora Kátia….e só vcs palamentares …tomarem vergonha na cara….e dar um salário justos pra nós brasileiros…. Porque vcs não fazem uma lei pra diminuírem o valor dos salários de vcs??? E de um salário justos pra nós …porque vcs não diminuem os impostos e os tributos que pagamos em cima de tudo que compramos???? E uma vergonha essa lei…. Se com 20 aulas …nossos alunos já sofrem pressão psicológica…. E com o indisse de reprova alta ..imagina se tirar as aulas práticas…. E deixar qualquer Zé Mané dar aula … Vcs deveriam valorizar mais a nossa profissão… Pois aqui ninguém sai de casa… Pra brincar de dirigir não…somos responsáveis por vidas no trânsito!!!

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david 2 de agosto de 2022

gostei de suas palavras …

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João Batista Schulz 12 de maio de 2022

Acho que você não entendeu meu posicionamento. Dar aula prática e muito diferente da teórica e vice versa. Não ciitei conhecimento, mas sim o dia-a-dia. Sou instrutor teórico e se tivesse que dar aula prática, teria que reaprender muitas coisas, pois a dinâmica muda . Regras, portarias, imposições, etc. Que já faz prática e teórica, tá tranquilo. E sim, falo por mim e por milhares que conheço na mesma situação, o “generalizar” saiu por conta de vocês…

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Julia 12 de maio de 2022

Ola a todos, a maioria das pessoas não investem na CNH e sim para outras coisas, bebidas, festas, bares, celulares, mas não preocupam o que mais mata no Brasil, acidentes. Isso a maioria não fala sobre mortes no trânsito, nosso país sem cultura alguma, educação, por isso e fácil falar em mudanças, alunos que não sabem de nada e nem querem. E um absurdo.

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Daniele 30 de maio de 2022

Perfeita sua colocação. Como se os jovens fossem investir essa economia em estudo. E na minha opinião quer ganhar votos com os jovens e colocar a vida das pessoas em risco. Eita politicagem….

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Ana Maria s nunes 12 de maio de 2022

Tem que regulamentar nossos direitos de intrutor também. Sou instrutora do trânsito. Gostaria muito que meu curso fosse conjugado na minha CNH assim como o do mop. Nossa função de professores do trânsito tem grande responsabilidades. No entanto não somos reconhecidas como tais … É nosso salário kkklkkkl não é 1/3 do valor do processo que o aluno paga kkkkkk

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Marcos Jose Donizeti Cassemiro 12 de maio de 2022

Senhora senadora, antes de montar um projeto com tamanha irresponsabilidade, deveria ir pra uma sala de aula ou pra uma aula prática pra ver o sistema como funciona. Sou professor de legislação dou meu sangue pra que meus alunos sejam aprovados, porém aqui em Minas é muito difícil o nível da prova teórica. As aulas são aplicadas a risca e uso todo material didático possível pra ajudar meus alunos, detalhe sou Licenciado em pedagogia,nas aulas práticas os alunos, nao generalizando, chegam ao final do curso com muita dificuldade e pouca habilidade…as reprovado acontecem por falta de conhecimento,habilidade, nervosismo e pressão piscologica e com necessidades de realizarais aulas práticas.
Seguindo a risca e trabalhando com seriedade já temos tantos motoristas impérios, imprudentes e negligentes, para e pense como ficará o trânsito se for facilitar e desobrigar o futuro condutor a frequentar um curso para tal? Estamos tratando e falando de trânsito onde 90% dos acidentes é por falha humana.

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Loreci Barros de oliveira 12 de maio de 2022

Na verdade vc não a prende muito na platica as aula é só na mesmas ruas .beleza passa o exame vai sai pro trânsito dai o perigo ….entao na verdade pra que aulas e mais aulas

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José Roberto 12 de maio de 2022

Acho dificil um instrutor conseguir cobrar 100,00 que as autoescolas cobram e dar conta de pagar combustível, manutenção, seguro de veiculo, seguro de vida, INSS!!!

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SULAMITa 12 de maio de 2022

Eu não acredito que esse protetor vá se aplicada. Porque muitos políticos são donos de alto escola , aqui no Brasil é só pra tira dinheiro da população

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Jheneson 12 de maio de 2022

Tinha que tirar essas biometria tá demorando muito para tirar a CNH muita enrolação

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Allan 12 de maio de 2022

Filho, tendo biometria ou você indo apenas assinar vai demorar pra mesmo tempo.
A não ser que esteja tentando burlar o sistema .
Com tantas coisas a melhorar a biometria está lá pra não haver fraude, gasta 2 minutos para bater a digital, creio que isso não atrasa ninguém

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DENIVAN MAI 12 de maio de 2022

Obrigatoriedade de um ensino de qualidade, respeitando carga horaria mínima, e após um exame bem avaliado para ver as condições do Aluno são essenciais para garantir o mínimo de segurança viária, sem obrigatoriedade o CFC se torna insustentável, instrutores ficam a mercê da sorte e economia instável, sem garantia de seus direitos como exemplo FGTS, INSS, FÉRIAS, DECIMO TERCEIRO, VALE TRANSPORTE, VALE ALIMENTAÇÃO, E MULTA RECISÓRIA, além de ter que arcar com despesas altas do veículo, sem uma Boa regulamentação e fiscalização o nosso trânsito ficara ainda mais perigoso, projeto INSUSTENTÁVEL.

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Flávio 12 de maio de 2022

A verdade é que quase metade dos valores pagos para obtenção da habilitação hoje são taxas do DETRAN. Tirar a obrigatoriedade das autoescola, além de deixar milhares de profícuo aos desempregados, certamente deixará o trânsito ainda mais inseguro. Além do mais, com os altos custos de combustível e manutenção de um veículo, seria muito difícil para um instrutor conseguir se manter em sua profissão prestando serviços particulares.

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Jeferson 12 de maio de 2022

Na vdd o custo maior da CNH no Brasil fica por conta das taxas do Governo, isso sim tem que ser revisto, se isso acontecer so vai aumentar o numero de desempregados,pois manter um carro hj em dia nao esta facil

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White 12 de maio de 2022

Não acredito que o custo seria só do governo o mas

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Luizcarlos Amadeu da silva 12 de maio de 2022

Eu concordo que não seja obrigatório auto escola e se a pessoa quiser contrato e um instrutor particular apoio totalmente essa esse projeto da senadora eu sou Luiz aqui de Recife há tempo que eu tô querendo tirar a carteira e até agora não consegui obrigado pela atencao

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Genaldo santos 12 de maio de 2022

Espero pacientemente que esse projeto seja logo confirmado aceito eu já não aguento mas pagar reprova em MG em Uberaba já foi em torno de 6 mil e agora esse ano reprova do exame estarem 820 reais vou ter que desistir infelizmente mim em tudo perde se ponto

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Alaide Prat 12 de maio de 2022

Acho que o exame prático deveria ser feito através de câmeras. Pois o aluno muitas vezes dirige direitinho, é um bom condutor. Mas quando vai fazer a prova prática, se depara com os examinadores e o nervosismo não deixa que ele seja aprovado. Vamos lutar para que o exame prático em MG, seja feito com câmeras e não examinadores presentes. Obrigada

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Iago 12 de maio de 2022

Concordo plenamente com o instrutor a gente dirigir direitinho agora quanto chega o examinador parece que as coisas piora
Acho um seguinte as autos deveria ser apenas pra facilitar o dentran e o aluno

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João Batista Schulz 11 de maio de 2022

A pergunta é: As aulas Teóricas Também? A Grande Maioria dos Instrutores são práticos e não têm didática para a preparação da prova…. fazer prova para passar e não ter o conhecimento e a noção dos riscos da direção ficaria aberto a aumentar os acidentes.

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Marcos 12 de maio de 2022

Fale por vc João… Aq no MS todos são bem preparados e atualizados …

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Allan 12 de maio de 2022

Exato, não pode generalizar

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Rodrigo 12 de maio de 2022

Amigo vc está totalmente sem noção no seu comentário,vou te fazer uma pergunta e se o carro perder o controle que vai segurar?
Se vc não sabe um carro de auto escola possui dois freios e duas embreagens justamente pra isso.

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João Batista Schulz 12 de maio de 2022

Rodrigo, em algum momento eu disse isso? Que as aulas práticas deveriam ser cortadas? Muito Pelo contrário. Eu sei que o carro possui freio e Embreagem para instrutor, SOU INSTRUTOR TEÓRICO E PRÁTICO HA 20 ANOS… Não sou novatinho e te peço: aprenda a interpretar meu texto. Não mate a classe de vergonha. A minha perguntá é: A parte teórica entraria nessa questão também? Se precisar, eu desenho prá Você….

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