Ram convoca recall de mais de 300 mil picapes por risco de incêndio

Risco de incêndio faz marca convocar recall nos Estados Unidos que envolve dois modelos de picapes vendidas no Brasil; por aqui não há risco

ram 3500 020
Risco de incêndio é minimo, mesmo assim é preciso acatar à convocação (Foto: Ram | Divulgação)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 21/02/2023 às 13h03
Atualizado em 22/02/2023 às 18h30

A Ram iniciou recall para cerca de 306.165 unidades de suas picapes pesadas, além dos modelos chassis-cabine, no mercado norte-americano. as garagens. Estão incluidos os modelos 2500 e 3500, que também são vendidas no Brasil, bem como as chassis-cabine 3500, 4500 e 5500. E o que tem em comum entre elas é o motor diesel Cummins.

A ação envolve unidades com o motor diesel Cummins de 6.7 sob de risco de pegar fogo. As unidades afetadas foram produzidas entre 2021 a 2023. Eles utilizam um relé do aquecedor da grade de admissão que pode superaquecer e pegar fogo.

A preocupação com a possibilidade de um incêndio é tão grande, que fabricante orientou aos proprietários envolvidos que evitassem estacionar suas picapes dentro de suas garagens. Deixá-los estacionados em um local aberto é o ideal até que o problema seja resolvido.

VEJA TAMBÉM:

Riscos de incêndio na Ram

A Stellantis afirma estar ciente de pelo menos seis incêndios que podem estar relacionados a esse problema específico. Desse total, cinco incêndios ocorreram enquanto os caminhões estavam em movimento.

Apesar de o risco de incêndio ser mínimo, o recall foi emitido em conjunto com a National Highway Transportation Safety Administration (NHTSA). Os proprietários afetados começarão a ser notificados em março.

O aviso de recall afirma que o conserto envolve um conector elétrico que precisará ser substituído por um técnico da Ram. Como em qualquer recall, isso será feito de forma totalmente gratuita.

Recall da Ram no Brasil

Por aqui, ainda não há informações se as unidades das picapes 2500 e 3500 comercializadas pela Ram também fazem parte dessa leva, já que utilizam o mesmo motor. Além disso, o período de produção coincide com a dos carros envolvidos. Resta aguardar um posicionamento da filial brasileira.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 22 de fevereiro de 2023

Pequena correção, é abriu. Abril é o 4º mês do ano.

Avatar
Deixe um comentário