BYD e Stellantis terão benefícios com a Reforma Tributária

Artigo aprovado durante a madrugada incluiu incentivos fiscais para empresas que invistam nas regiões norte, nordeste e centro-oeste

Stellantis, Hyundai e General Motors estão suspendendo produção no Brasil
Fábricas no norte, nordeste e centro-oeste que invistam em tecnologia terão incentivos fiscais (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/07/2023 às 16h30
Atualizado em 10/07/2023 às 08h51

Até essa quinta (6), a Reforma Tributária que vêm sendo discutida pelo Governo Federal não incluía automóveis. Na madrugada dessa sexta (7) foi aprovado um artigo que dá benefícios fiscais para a BYD e para a Stellantis.

ATUALIZAÇÃO: o artigo foi derrubado na Câmara dos Deputados (clique aqui e saiba mais)

O Artigo 19 da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária garante benefícios tributários de PIS, Cofins e IPI até o fim de 2032 para projetos industriais aprovados até o fim deste ano. Projetos já iniciados que serão ampliados ou reiniciação a produção terá os benefícios até o final de 2025.

VEJA TAMBÉM:

A BYD se enquadrou na primeira categoria, enquanto a fábrica de Goiana (PE) da Stellantis entrará na segunda condição. O benefício será apenas para empresas instaladas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

  • A Stellantis já havia benefícios desse tipo com a fábrica de Goiana, com a Reforma Tributária os incentivos serão renovados.
  • O artigo aprovado promove investimentos em inovações e em engenharia automotiva.
  • Segundo o Estadão, o artigo foi pedido por investidores antes do anúncio da fábrica a BYD.
  • A decisão sofreu resistência de estados do sul e sudeste, que apoiaram a Reforma Tributária e não receberam incentivos do tipo.
  • O anúncio da fábrica da BYD na Bahia veio junto de uma promessa de R$ 3 bilhões em investimentos, além da geração de empregos.
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3 Comentários
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Samuel 8 de julho de 2023

É uma medida justa enquanto houver essa disparidade econômica entre Sul e Norte. Governos do Sul e sudeste estão chorando de mão cheia, não há do que reclamar

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Ingo 11 de agosto de 2023

A região tem que oferecer a infraestrutura/mão de obra e etc. Não dizer ei se instala aqui no meu fim de mundo sem estrada escola e energia é toma um descontinho aí…
Deste modo aí que vc diz justo, o consumidor final acaba “pagando” com o preço final do produto tendo que conter todos esses gastos extras gerados.

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ARY ROCHA FILHO 7 de julho de 2023

CAOA E MITSUBISH QUE TEM FÁBRICA EM CATALÃO/ GOIÁS NÃO ENTRAM AÍ TBEM BORIS???????????

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