Marca chinesa está processando a Renault por plágio de emblema

A startup chinesa Human Horizons está processando o grupo Renault por plágio, o emblema de uma divisão de mobilidade do gigante francês é o alvo

comparacao de logo da hiphi com da renault mobilize 1
Na esquerda está o emblema da chinesa HiPhi e à direita o da Renault Møbilize (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
24 de janeiro de 2022 17:11

A indústria automotiva chinesa ganhou fama pelo mundo com suas cópias. O primeiro carro desse país a ser vendido na Alemanha foi justamente uma cópia do BMW X5, o Shuanghuan SCEO. Agora parece que o jogo virou e a Renault está sendo processada pela startup de carros elétricos chinês HiPhi por plágio.

O alvo do processo é a divisão Møbilize da Renault, que é dedicada a serviços de mobilidade elétrica. O motivo da ação é a logo: a da Renault Møbilize é identica a da HiPhi, porém rotacionada em 45°.

mobilize limo renault preto traseira parado em rua a noite
Esse é o Møbilize Limo, um carro elétrico feito pela Renault especificamente para táxi e serviços de aplicativo (Foto: Møbilize | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, a Human Horizons, empresa dona da HiPhi, já registrou processos contra a Renault tem diversos países da Europa. A revista afirma que o processo foi realizado em outubro de 2021 na Alemanha.

Renault corre o risco de perder

hiphi x laranja visto de cima com portas abertas
O crossover elétrico HiPhi X1 estreou na metade de 2021 e já vende mais que marcas tradicionais (Foto: HiPhi | Divulgação)

Para complicar a situação dos franceses, a Human Horizons registrou sua marca em mercados importantes de todo o globo em 2018, incluindo a União Europeia. Enquanto a Renault só patenteou a logo da Møbilize em janeiro de 2021 na União Europeia, Brasil, China e Rússia.

Apesar dos chineses terem saído na frente, a Renault possui mais chance de vencer os processos na Europa. Segundo a publicação, o tribunal alemão parece mais favorável ao fabricante francês.

A HiPhi pode parecer desconhecida para nós, mas já emplacou quase 4 mil unidades do crossover elétrico de luxo X1 na China na segunda metade de 2021. Essa marca novata bateu fabricantes tradicionais como Porsche, Mercedes-Benz e Hongqi. A marca tem planos de expansão global.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 15 de março de 2022

Torço pela Renault ganhar o processo! Imagina nos prejuízos outrora causados por plágio e má qualidade por estas marcas porcas chinesas…

Avatar
Alexandre 25 de janeiro de 2022

É uma piada mundial,chineses fazendo isso o mundo está mudando !

Avatar
Marcos 25 de janeiro de 2022

Uma foto na matéria com os dois logos esclareceria melhor.

Avatar
Marcos 25 de janeiro de 2022

Desculpem, a imagem não havia carregado. Estranhei mesmo que a Autopapo não colocaria.
Tá lá! Obrigado.

Avatar
Deixe um comentário