Rimac Nevera: carro elétrico mais rápido do mundo cravou 412 km/h

A Rimac levou o Nevera para o oval alemão 'Automotive Testing Papenburg' e viu o superesportivo se tornar o elétrico mais rápido do mundo

rimac nevera carro eletrico producao mais rapido mundo 412km
Os Nevera convencionais tem velocidade limitada a 'apenas' 352 km/h (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 16/11/2022 às 11h45

O Rimac Nevera se tornou o carro elétrico de produção mais rápido do mundo ao alcançar incríveis 412 km/h. O feito foi realizado no mês passado durante na pista Automotive Testing Papenburg na Alemanha, um circuito oval que possui retas de 4 km de extensão.

Para quebrar esse recorde o Nevera foi colocado em seu modo de velocidade máxima, que permite equilibrar o arrasto aerodinâmico força descendente para assegurar a estabilidade em alta velocidade. Além disso, ele foi calçado com pneus Michelin Cup 2R, contando com o acompanhamento de um técnico da empresa de pneus.

Na direção do Rimac Nevera estava Miro Zrnčevic, Piloto-Chefe de Teste e Desenvolvimento da marca. Os 412 km/h atingidos por Miro confirmaram as previsões feitas em simulações pela montadora há alguns anos atrás.

VEJA TAMBÉM:

Para alcançar a velocidade máxima Zrnčevic precisava sair de forma perfeita das curvas para entrar na reta já em alta velocidade. Quando o superesportivo chegou à marca de 250 km/h o piloto foi capaz de liberar toda a potência dos quatro propulsores, fazendo o Nvera ultrapassar os 400 km/h.

Acelerar a 412 km/h, ou 256 mph, significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho num carro homologado para as ruas é incrivelmente complexo, mas com o Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida apertadas e tortuosas, bem como bater recordes de velocidade em linha reta, tanto em aceleração como para velocidade máxima.”

Ainda de acordo com o piloto uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi a estabilidade do modelo elétrico quando chegou à velocidade máxima. Miro a definiu como um “trabalho espantoso” por parte da equipe de aerodinâmica da Rimac.

Mas se você pensa em comprar um carro como esse para ultrapassar os 400 km/h, saiba que isso não será possível logo de cara. Isso porque os compradores o recebem na configuração tradicional com 1.914 cv de potência, 240 kgfm de torque e velocidade limitada a 352 km/h. Para extrair todo o potencial do Nevera é preciso do apoio da equipe da Rimac durante eventos especiais reservados para os clientes.

Um dos motivos por trás disso está atrelado à segurança dos pneus, que devem estar devidamente equipados e aptos para atingir uma velocidade tão elevada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário