São Paulo quer isentar o IPVA de carros elétricos e híbridos

O estado está incentivando a produção de veículos eletrificados, essa medida complementa outras realizadas pelo governo nos últimos anos

gwm haval h6 hev cinza frente parado em fabrica
O anúncio foi feito pelo governador em visita a fábrica da GWM (Foto: GWM | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/04/2023 às 09h03

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou em uma visita à fábrica da GWM o plano de isentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos no estado. A proposta ainda não é oficial, mas ele diz que pretende reduzir ou zerar o tributo para esses veículos.

O plano é que a redução ou isenção do IPVA esteja valendo em São Paulo já em 2024. Esse é mais um benefício para os paulistas que tiverem carros eletrificados, atualmente os híbridos e elétricos estão fora do rodízio praticado na capital.

VEJA TAMBÉM:

O estado de São Paulo vem dando incentivos para a produção de veículos eletrificados: Toyota já produz híbridos por lá, a BYD produz chassis de ônibus elétricos, GWM já confirmou que terá modelos eletrificados em Iracemápolis e a Caoa Chery está renovando sua fábrica em Jacareí para fazer elétricos.

  • Essa medida, entretanto, vai contra os planos do governo federal e da Anfavea, que querem aumentar a tributação dos híbridos e elétricos.
  • Outro “porém” dessa isenção do IPVA é que vai privilegiar mais as pessoas mais ricas, já que hoje os carros eletrificados custam mais caro. Quem não tem condições de comprar um híbrido ou um elétrico seguirá pagando mais impostos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Everaldo 27 de abril de 2023

Em relação ao valor do IPVA a primeira dívida é esse recurso deverá ser usado para que? Se for para manutenção, uso e conservação das vias carros mais pesados deveriam pagar mais, se for pela emissão de poluentes carros mais novos e elétricos pagarem menos. O importante é determinar uma base de cálculo e clara o objetiva, não é justo é fulano tem mais dinheiro comprou um carro mais caro só por isso tem que pagar mais, se isso fosse o justo os preços dos produtos mas lojas mudariam de acordo com a renda do comprador.

Avatar
JOSE ROBERTO FRANCA 27 de abril de 2023

Essa isenção é uma falácia. Privilegia que tem mais recursos para comprar um carro mais caro. Ademais , se todos os carros forem elétricos no Brasil, não teríamos energia suficiente, prejudicando os demais consumidores, como exemplo a indústria. Tem que se pensar em incentivos para eficiência energética dos motores.

Avatar
Deixe um comentário