Rostos asiáticos são vistos como ‘sonolentos’ por equipamento de segurança

Sitema de detecção de sono da montadora tem confundido os "olhos pequenos" dos chineses, alegando que os motoristas estão sonolentos

xpengp7 problemas adas sistema de assistencia ao motorista
Fabricante chinesa está falhando ao fazer leitura dos 'olhos pequenos' de seus usuários (Foto: XPeng | Divulgação)
Por Bernardo Castro
02 de agosto de 2022 16:03

Atualmente, os carros estão vindo com cada vez mais tecnologia embarcada e mais itens de segurança como o ADAS – sistema de assistência ao motorista.

Esses dispositivos têm sido fundamentais para deixar a vida do condutor mais segura no trânsito. No entanto, um desses ADAS (o responsável por detectar se o motorista está distraído ou com sono) tem causando alguns transtornos na China.

Os condutores do país oriental têm percebido que o hardware sistema de assistência ao motorista que detecta a sonolência tem dificuldade de fazer a leitura dos rostos asiáticos.

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Anteriormente esses dispositivos traziam sensores no volante. Agora, são utilizadas  câmeras apontadas para o motorista para verificar se eles estão acordados ou prestando atenção na via. As principais reclamações estão nos carros XPeng, que confundem a forma menos circular de muitos dos olhos asiáticos com olhos completamente fechados.

De acordo com o porta carnewschina o blogueiro conhecido como DerekTLM utilizou o seu perfil na rede social Weibo para externar a sua insatisfação, já que havia recebido “Pontos de direção inteligente” em diferentes ocasiões porque o Hardware do sistema de assistência ao motorista do seu XPeng constatou que ele estava “distraído.”

Esses pontos da XPeng funcionam da seguinte maneira: para que o usuário não abuse do sistema de assistência ao motorista, a fabricante dá aos seus proprietários 100 pontos quando eles registram sua conta com um carro e os reduzem a cada “infração.”

A cada 12 meses esses pontos são restaurados. Mas caso o condutor chegue à pontuação zero ele terá de fazer um teste de segurança para restaurar sua pontuação.

Em uma publicação, Derek desabafou:

Eu realmente tenho olhos pequenos, não adormeci enquanto dirigia! Nós, pessoas de olhos pequenos, não merecemos usar o Navigation Guided Pilot (NGP)? Se você não otimizar esse problema, isso significa que quem tem olhos pequenos não merece usar NGP?

Alguns dias depois da revolta de Derek, o blogueiro Chang Yan afirmou que teve problemas parecidos com os veículos da XPeng. A montadora chinesa afirmou que já havia entrado em contato com o influencer, estava ciente do problema e estava trabalhando para resolvê-lo.

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