Além dos elétricos, Stellantis aposta em carros movidos a hidrogênio para reduzir emissões

Para reduzir o número de emissões, empresa adquiriu participação em empresa que desenvolve células de hidrogênio para os veículos

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Stellantis acredita que modelos puramente elétricos não são o único caminho (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 27/12/2022 às 10h32

A Stellantis está apostando na eletrificação da sua frota como forma de reduzir as emissões de CO2, é verdade, mas essa não é a única opção disponível no leque de possibilitadades da holding.

A empresa também tem planos de investir em carros movidos a hidrogênio, como já havia sido dito na apresentação ‘Dare Forward 2030‘, onde foi mostrado algumas estratégias para aplicar essa tecnologia, principalmente, nos furgões.

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O investimento da Stellantis se tornou ainda maior após o CEO Carlos Tavares mostrar o interesse nesse tipo de mobilidade e comprar parte considerável em participação na empresa Symbio.

A Symbio surgiu de uma parceria entre Michelin e a Faurecia para estudar mais a fundo as tecnologias de células de combustível.

Em outubro desse ano a joint venture apresentou o projeto HyMotive, que espera criar mais de 100 mil sistemas de células de combustível por ano até 2028 nas fábricas da França.

Os dispositivos desenvolvidos seriam instalados desde carros de passeio convencionais até modelos utilitários como caminhões e furgões.

A compra por parte da Stellantis pode ajudar a holding a cumprir sua meta de utilizar hidrogênio nos veículos utilitários da Europa em 2024. Por isso, Tavares viu a aquisição com bons olhos.

O roteiro do Symbio para os aspectos técnicos encaixa perfeitamente nos planos da Stellantis para a mobilidade do hidrogênio na Europa e nos EUA.

Este passo irá acelerar o desenvolvimento desta tecnologia, o que nos permitirá oferecer aos nossos clientes novos produtos de baixas emissões, para além dos veículos elétricos convencionais.

Além dos carros com célula de combustível para reduzir as emissões, a Stellantis conta com 12 fábricas na França que tem uma capacidade de produzir até 1 milhão de carros elétricos até 2024.

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