Stellantis compra DPaschoal de olho no segundo e terceiro dono do carro

Com mais de 70 anos de atuação, empresa é uma das líderes no setor de serviços, com 120 lojas e colocará Stellantis na ponta do setor de serviço e peças

dpaschoal fachada
Hoje a DPaschoal conta com 123 lojas e outros 28 pontos de atendimento (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 19/01/2024 às 13h02
Atualizado em 19/01/2024 às 17h02

A Stellantis acaba de anunciar a compra de 70% da DPaschoal, empresa que atua no setor de peças e serviços de manutenção. O anúncio foi feito pelo novo CEO do grupo para América do Sul, Emanuele Cappellano.

Com a aquisição, a Stellantis passará a ser líder no continente no segmento de peças e serviços, somado à rede de concessionárias, assim como a divisão de peças e acessórios Mopar. Isso porque as fabricantes correspondem a 20% do fornecimento de peças no varejo. A meta é atacar os outros 80% do mercado que são pulverizados no mercado paralelo.

VEJA TAMBÉM:

Stellantis e DPaschoal

Hoje a DPaschoal conta com 123 lojas e outros 28 pontos de atendimento. A Stellantis quer ampliar a rede DPaschoal, que praticamente se concentra nas regiões Sul e Sudeste, para todo o país.

Mas qual a razão para atuar no segmento paralelo, que concorre com a rede autorizada e concessionárias. Os executivos responderam de forma simples.

“O brasileiro troca de carro a cada 2,5 anos, mas o segundo e terceiro cliente levam mais tempo para troca. Depois disso, o cliente sai da concessionária”, explica o vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul da Stellantis, Paulo Solti.

stellantis investimento carros movidos a hidrogênio

O mercado paralelo de autopeças e serviços automotivos gira R$ 61 bilhões por ano. A Stellantis quer abocanhar 10% deste valor, entre a Mopar e a DPaschoal, que se traduz em R$ 6 bilhões com peças genuínas e independentes.

Ou seja, a Stellantis quer alcançar o segundo e terceiro dono do carro, que fica mais tempo com o automóvel e busca valores mais acessíveis.

E, ao mesmo tempo, a Stellantis passa a ter como freguês os donos de carros de marcas fora do guarda-chuvas do grupo, que hoje conta com Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram. Assim, donos de Volkswagen, Chevrolet, Ford, Honda, Toyota, dentre outros se tornam potenciais clientes do grupo.

Os executivos garantem que concessionários e DPaschoal não vão concorrer entre si. Uma das medidas é que as peças Mopar, que são as genuínas, continuam na rede autorizada e as paralelas na DPaschoal.

No entanto, o cliente deve ficar atento, que a assistência técnica em garantia se mantém na rede de concessionárias. Ou seja, durante a garantia é preciso manter a manutenção na rede autorizada sob risco de quebra contratual. Por outro lado, a Stellantis tentará manter a manutenção desse carro após o período de garantia dentro do grupo, sem deixar que ele vá parar na oficina da esquina.

Com a aquisição, o concessionário também poderá abrir sua unidade DPaschoal e manter o cliente fidelizado, sem a necessidade de atrelar a ele apenas peças Mopar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário