Stellantis investe U$ 155 milhões em mineração de cobre na Argentina

O mineral é a matéria-prima estratégica para a produção de baterias de veículos elétricos e ajudará a marca alcançar seu plano de neutralidade

parceria stellantis mcewencopper
A parceria prevê reservas de minério para assegurar a operação por pelo menos 33 anos (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 28/02/2023 às 16h02
Atualizado em 28/02/2023 às 17h57

A Stellantis anunciou ontem (27) um investimento de US$ 155 milhões (cerca de R$ 807 milhões) em um projeto de mineração de cobre na Argentina. Com isso, a Companhia passa a ter 14,2% das ações da subsidiária McEwen Copper, pertencente à mineradora canadense McEwen Mining, que possui os projetos Los Azules na Argentina, e Elder Creek em Nevada, nos Estados Unidos.

Toda esta ação da Stellantis investir U$ 155 milhões em mineração de cobre na Argentina visa produzir 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027. As reservas de minério podem assegurar a operação por pelo menos 33 anos.

VEJA TAMBÉM:

O cobre é uma matéria-primeira estratégica para o futuro da mobilidade elétrica e, segundo a Stellantis, estima-se que a demanda global pelo metal condutor triplicará nos próximos anos.

Com esta participação, a Stellantis será o segundo maior acionista da McEwen Copper’s, junto com a Rio Tinto, através de sua venture de tecnologia de lixiviação de cobre, Nuton.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirma que:

A Stellantis pretende liderar a indústria com o compromisso de ser carbono neutra até 2038 – uma meta que exige inovação e redefinição completa de todo o negócio. Estamos dando passos importantes na Argentina e no Brasil, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e de assegurar suprimentos estratégicos de matérias-primas necessárias ao sucesso dos planos globais de eletrificação da Companhia

Para o Chief Executive da McEwen Copper, Rob McEwen, a parceria entre as marcas e a ação da Stellantis investir U$ 155 milhões em mineração de cobre na Argentina, representa que:

Stellantis e McEwen são parceiros ideais para um grande projeto como Los Azules. Juntos, compartilhamos a visão de construir uma mina para o futuro com base em princípios regenerativos e tecnologias inovadoras, que podem atingir emissões líquidas zero de carbono até 2038. Temos o compromisso de à Argentina e ao mundo entregar cobre de modo sustentável, um produto que contribua para a eletrificação do transporte e a proteção de nossa atmosfera, assegura.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário